Mas, o que é LINUX ?!

Faça seu próprio PlayStation 3
01/10/2008
Concurso Peixe Grande da Arteccom. Estamos participando!
03/10/2008

Mas, o que é LINUX ?!

Philipe Cardoso
Philipe Cardoso
28 anos, Advogado, Carioca, Criador do Portal Zoom Digital, mantém desde a epoca que possuía formato de blog, Podcaster oficial do Zoom Cast. Amante por todo tipo de tecnologia.

8 Comentários

  1. Marcos disse:

    Dizer que Linux é um Sistema Operacional é meio que forçar a barra.

    O Núcleo é que se chama Linux. Como o Linus nunca fez nada do sistema operacional além do núcleo ele não deu nome ao resto.

    Por isso o nome melhor usado no artigo como GNU/Linux. Gnu é um sistema operacional (ou mais perto disso) e GNU/Linux seria um sistema operacional com os códigos da GNU e o núcleo do Linux.

    Alguém poderia dizer, mas precisamente, que as várias distribuições é que são um sistema operacional em si.

  2. […] encontrei este texto do amigo (eu chamo de amigo, mas ele nem sabe que eu existo…) Philipe Cardoso. Achei-o muito simples e objetivo, uma boa idéia geral e inicial sobre o sistema que tem o […]

  3. thannatos disse:

    Amigo marcos, o GNU/Linux é sim um sistema operacional completo! afinal de contas você pode operar normalmente o seu pc com o Gnu/Linux (e abreviarei para Linux apenas por gosto), inclusive com diversos aplicativos interessantíssimos, as Distros adicionam mais aplicativos e funcionalidades ao sistema, a maioria destas por scripts em Shell, a interface entre o usuário e o Kernel em modo texto, mas gostei da sua observação, linux é o kernel, gnu é o projeto que coordena aplicativos para este kernel, as distros adaptações (customizações), a comunidade chama as diversas distros que compartilham deste sistema de linux, pois quase independentemente da distro, os comandos são intercambiáveis (não sei estatística correta, mas acredito em mais de 95% de intercambialidade).
    O importante mesmo, é ser feliz com sua escolha!!!!
    Eu escolhi Linux!

  4. Thiago Fazzio disse:

    Olá,

    Seria interessante você citar as coisas como realmente são, fala que o Linux é só o Kernel do Sistema e falar do Projeto GNU que traz todo o restante.
    Quando divulgamos informações somos responsáveis pelo que as pessoas vão aprender com elas, e com esse texto vc continua gerando a mesma idéia errada de quem criou o sistema GNU/Linux foi o Torvalds em 91, sendo que o projeto GNU tem mais de 25 anos.

    É boa a iniciativa de divulgar, mas eu acho que se vai fazer, faça direito.

    Abraços!

  5. Anônimo disse:

    Projeto GNU, vamos ver se me lembro bem…
    …Iniciado em 84 (atrasado, pois o anuncio do inicio havia sido feito em 27 de setembro de 83)por Richard Stallman (o Richard eu fui ver no google que não lembrava o nome dele…), tinha por objetivo criar um sistema operacional totalmente livre, sem restrições de uso, cópia, transferencia e enfim definido em regras conhecidas por GNU GPL e totalmente compativel com o UNIX, mas sem se utilizar de seus códigos originais, foram desenvolvidas diversas ferramentas para esse sistema (posso postar um pedaço da lista…?) ,e estava andando a passos largos no desenvolvimento deste (que seria o GNU System), mas até 92 não existia um kernel pronto (o GNU HURD acrescido do microkernel Mach estava ainda em desenvolvimento, hoje se encontrando em fase avançada de testes e já lançado como alternativa para pesquisas), o Linux, escrito por Tolvards não era desenvolvido PARA o projeto, mas coube como uma luva, pois ja estava funcionando. A denominação, pela Free Software Foundation é GNU/Linux, por Tolvards e outros desenvolvedores, apenas Linux, e a comunidade que usa o sistema acostumou-se a adotar o Linux como simbolo desta ideologia, se o objetivo foi popularizar tal, atingiu, hoje é um sistema utilizado por milhões de pessoas no mundo inteiro, e é esta comunidade que alimenta e fomenta o software livre, desculpe-me e a todos os outros que resumiram o nome pra linux, mas continuam com a bandeira hasteada…
    … não pensei em escrever um texto didático(nada sou para isso e não tenho esse objetivo, independente do nome ser Linux ou GNU/Linux tenho três distros instaladas na minha maquina e vou tentar compilar uma nova a partir de segunda), mas apenas esclarecer os seguintes pontos:
    . Se a comunidade chama de Linux por desconhecimento vamos divulgar o correto! mas creio que ninguem sairá por ai dizendo ‘eu uso gnu-slash-linux’ ou usa GNU, ou Linux, ambos “representam”ou representariam o mesmo sistema.
    . GNU/Linux, nas escrita fica até legal, podemos divulgar essa forma para a comunidade.
    . Não dá pra corrigir o que é feito pela prórpia comunidade, apenas conscientizar e aguadar,
    espero que minhas infos estejam corretas, ecrevi de cabeça a maioria do comentário, e se tiver algum erro me avisem, ñ quero que fique errado…

  6. Owned disse:

    FIGHT?

  7. rsrs a discusão é boa.. Contanto que seja sempre respeitada a opnião alheia.. realmente esta “discusão” sobre linux é o que faz o sistema evoluir mais diferente do que acontece com o windows.

  8. Anônimo disse:

    😳

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *