Linux parte 1 – Qual distribuição usar ? | Zoom Digital : Reviews de Smartphones, Tutoriais, Notícias

Linux parte 1 – Qual distribuição usar ?

Por Philipe Cardoso
Categoria: Tecnologia
set 14th, 2008
12 Comments
858 Views

Aqui estou galera, eu Marcelo Frota, no meu primeiro meu post no Zoomdigital, eu estava colaborando com o projeto, porém até agora não tinha feito nenhum post.

Hoje estou inaugurando uma nova série aqui no Zoom e o assunto, será algo que cada vez mais cresce no mercado, o Linux.

Vamos hoje, começar pela dúvida mais básica que o pessoal possuì :
Qual distribuição usar ?

Com o tempo, pretendo desenvolver tutoriais mais avançados, mas não adianta irmos lá para frente, vamos começar do zero.

Muitos usuários não têm um conhecimento satisfatório sobre o GNU/Linux e, por isso, se vêem perdidos no momento de escolher uma distribuição. Há também casos de pessoas que utilizam uma distribuição para realizar algumas tarefas, sem saber que há uma outra distribuição que lhe permite realizar estas mesmas tarefas de forma mais fácil e rápida, a escolha da distribuição é uma coisa que com o tempo é algo que se torna natural e simples, eu particulamente, prefiro o Debian ou as baseadas no Debian, o que não falta no Linux, é opção para escolher.

Então vou começar falando um pouco sobre o Debian :

O Debian foi uma distribuição lançada em 1993, com a proposta de manter uma distribuição o mais livre possível, O Debian é a maior distribução Linux, não associada a  uma empresa que comercializa ou distribui.

Os pacotes são disponibilizados em .deb.

O sistema de atualização de pacotes utilizado é o APT (ADVANCED PACKAGE TOOL).

Algumas distribuições que são baseadas no Debian :
Ubuntu, Kubuntu, Kurumin,Biglinux, Linspire, Demudi, Xandros, Morphix, Mephis, Progeny, Kanotix, Knoppix.

Vantagens :

Facilidade na instalação do sistema
Facilidade na instalação de programas
Ótima documentação
Estabilidade
Segurança
Facilidade na atualização do sistema

A única desvantagem que vejo no Debian e nas distribuições baseadas nele é justamente o fato de ser uma distruibição bem prática e fácil de aprender a utilizar isso com o tempo pode gerar uma acomodoção do usuário, por exemplo :

Isso acontece muito, o usuário se vicia no apt-get e mesmo depois de muito tempo usando o Linux, não sabe compiliar ( compilar é o ato de realizar uma instalação de um programa minunciosamente, mostrando se existe erros ou não) , mas estamos ainda no nível básico, depois falarei para vocês um pouco sobre compilar e como realizar essa tarefa.

Atualmente a mais usada das distribuições baseadas no Debian é o Ubuntu e tem conquistado cada vez mais usuários no mundo inteiro, temos ainda duas distribuições bem usadas e que surgiram no Brasil, são elas o BigLinux e o Kurumin.

Red Hat

O Red Hat surgiu em 1994 e com ele nasceu o formato de pacote RPM (RedHat Package Manager) que foi adotado por diversas outras distribuições, por exemplo o Mandriva,Fedora,centos,suse

Nascido do Yellow Dog Updater (YUP), o YUM é o gerenciador de pacotes dos sistemas baseados no Red Hat e no Fedora, e usa pacotes .RPM. Ele se tornou o gerenciador de pacotes padrão do Red Hat e é usado por boa parte dos sistemas baseados no Red Hat e no Fedora.

Slackware

Foi  lançado em 1993 e sempre buscou se aproximar o máximo possível do Unix, tem como as principais características :

Estabilidade
Segurança
Simplicidade ( apesar de não ser uma distribuição com a interface gráfica, tão amigável)

O sistema padrão de pacotes é o .tgz, no entanto também trabalha com o gerenciador de pacotes o pkgtool (installpkg, upgradepkg, removekpg, explodepkg, makepkg), sem gerenciamento de dependências.

Uma grande ponto positivo do slackware é a possibilidade uma instalação detalhada, com a compilação dos pacotes.

Gentoo

O diferencial do Gentoo Linux, em relação às outras distribuições, está no uso da ferramenta de gerenciamento de pacotes Portage, que dá ao usuário a possibilidade de ter o sistema adaptado ao seu perfil, pois cada pacote é compilado durante a instalação, de forma automatizada, otimizada e com todas as dependências resolvidas.

Algumas características do Gentoo Linux:

Suporte a várias plataformas, incluindo: x86, AMD64, PowerPC, UltraSparc e Alpha.
Últimas versões estáveis do KDE , GNOME e Xfce.
Ambiente de desenvolvimento GNU moderno
Suporte à hardware: NVIDIA, Creative Labs Live! e Audigy.
OpenGL modular.
Cerca de 10000 pacotes dos melhores softwares disponíveis no Portage.

SUSE

Distribuição criada na alemanha em 1992, é uma das distribuições Linux, mais usadas na Europa, os pacotes do Suse são no formato RPM,

O Suse trabalha com a ferramenta YAST para configuração do sistema, o YAST é considerado um dos melhores gerenciadores de pacote Linux.

É um sistema com a interface gráfica agradável e de fácil instalação.

Mandriva


O Mandriva, é uma das maiores distribuições Linux da atualidade, nasceu da fusão entre o antigo Mandrake Linux e a brasileira Conectiva

O Mandriva Linux conta também com um grande número de contribuidores pelo mundo, o público-alvo do Mandriva Linux engloba usuários iniciantes no mundo Linux assim como usuários com mais experiência.

O gerenciador de pacotes utilizado pelo Mandriva é o URMPI, os pacotes dessa distribuição também são no formato .rpm.

Big Linux

O Big Linux é uma distribuição criada por Bruno Gonçalves, baseada no Kurumin,Knoppix e Kanotix é usado atualmente os repositórios do Ubuntu.

O Big é uma distribuição completa incluindo diversos programas e ferramentas seu foco principal é o uso Desktops, unindo praticidade, segurança, estabilidade e beleza.

Na versão 3.0 ele vem com o Kernel 2.6.17.13, KDE 3.5.4, Open Office 2.0.3, Firefox 1.5.0.7, Thunderbird 1.5.0.7, Amsn 0.97B, Gaim 2.0 Beta 3. O Big Linux 3.0 é compatível com os repositórios e pacotes da distribuição Ubuntu 6.06 e também conta com um repositório próprio, isso permite a instalação e atualização de mais de 18 mil pacotes de forma automática. Segundo o fórum do Big Linux, a versão 3.0 foi lançada em setembro de 2006.

O que mais chama a atenção nesta distribuição brasileira é o fato de que o ambiente 3D (compiz-fusion, beryl) já vem configurado.

O sistema de atualização de pacotes utilizado é o APT (ADVANCED PACKAGE TOOL).

Kurumin

O Kurumin é a distribuição Linux desenvolvida pela equipe do Guia do Hardware e colaboradores, que se tornou rapidamente uma das distribuições Linux mais usadas no paí, sua versão mais recente é o o Kurumin NG é baseado no Etch (versão estável do Debian).

O sistema de atualização de pacotes utilizado é o APT (ADVANCED PACKAGE TOOL).

Ubuntu

A primeira versão oficial do Ubuntu foi a 4.10, lançada em Outubro de 2004. As versões do Ubuntu são baseadas na data de lançamento, onde o primeiro número corresponde ao ano, e o segundo corresponde ao mês. A versão 7.04 foi lançada em Abril de 2007. Essas versões também são lançadas com cerca de seis meses de intervalo entre uma e outra.

Mais uma vantagem para o Ubuntu, que sempre oferece um sistema atualizado. A atual versão é a 8.04, lançada em abril desse ano.

Talvez o Ubuntu seja a distribuição Linux mais amigável para os usuários comuns. O segredo do sucesso do Ubuntu está na facilidade de uso. Ele já contém dezenas de aplicativos básicos, dispensando a necessidade de instalação de vários outros. Player de MP3, Navegador Web, Leitor de E-mails, suíte de escritório, manipulador de imagens, mensageiro instantâneo.


Considerações Finais

Bom agora já falamos um pouco sobre as principais distribuições um conselho : antes de começar a usar alguma, pense no ambiente que você irá utilizar o sistema, procure ler e se informar bem, exemplo, não faz muito sentido você colocar um Gentoo ou Slackware em uma empresa, para pessoas que nunca mecheram com Linux, seria mais aconselhável usar uma distro com a interface gráfica amigável.

Outra dica é  : NÃO TENHA MEDO DE TESTAR.
Conforme falei no ínicio, prefiro distro, baseadas no Debian, mas já mechi com praticamente todas que citei acima, então isso é algo muito legal, porque você pode formar sua própria opnião e não apenas seguir o que os outros falam aqui ou ali.

Bom vou ficando por aqui, acho que o post ficou meio grande, mas vale a pena ler tudo, no meu próximo post vamos colocar a mão na massa, falaremos um pouco sobre a instalação do Linux e os conflitos e erros que ocorrem alguns casos e como corrigir.

Abraços,

About "" Has 2042 Posts

23 anos, Carioca, Criador do Portal Zoom Digital, mantém desde a epoca que possuia formato de blog, Podcaster oficial do Zoom Cast. Amante por todo tipo de tecnologia e formado como técnico de informática.

12 Responses to “Linux parte 1 – Qual distribuição usar ?”

  1. Parabéns pela ótima postagem Marcelo…

    Realmente as distros linux apesar de serem muitas fica dificil escolher qual utilizar.

    Seu post vai ajudar muita gente que não tem noção por onde começar.

    Continue assim

    Abraços

  2. Gleison Rodrigues disse:

    Kra parabéns otimo post mesmo.

    O legal com o numero de distros é poder escolher a que melhor se enquadra para cada usuario e com esse post ja se tem uma luz pra quem ta desorientado.

    Como vc comentou no post. Ja estou meio acomodado.

    hehheheh

    Vlw

  3. Andre Lima disse:

    Otimo post você abordou com propriedade o assunto e foi bem infático, continue com este tema que é nosso futuro open source ‘na minha opinião.
    Espero e torço que este tema continue e melhorando a cada postagem;
    P@r@bens Marcelo!

    🙂

  4. Cassio Santos disse:

    Seja Bem Vindo!

    Exceptuando-se a mim, que não sou muito bom, o time de pessoas que escrevem para o ZoomDigital é realmente fantástico. E agora está melhor ainda!.

    Pra mim o que importa são os resultados. Qualquer distribuição que atenda as minhas necessidades será a que eu utilizarei, com estas suas observações sobre cada um deles fica mais fácil encontrar soluções.

    Abraços,
    Cassio Santos :: cassiosantos.com

  5. […] Philipe Cardoso: Linux parte 1 – Qual distribuição usar ? (tags: linux ref4class) About this entry […]

  6. Valeu pela dica, muito interessante.
    Abraços

  7. Irio Musskopf disse:

    Conheci agora o site, e começo com um post bem feito já.

    Nunca usei Debian; agora vou testar.

  8. Irio Musskopf disse:

    Uma observação: Poderia fazer um post aprofundado sobre o Debian? Porque agora eu fui ver os espelhos para download, e tem 1564854³²¹² de CDs.

  9. Cassio Santos disse:

    Será muito bom se criarem um novo artigo com mais informações sobre o Debian, ainda mais que o Marcelo gosta desta Distro…

  10. Germano disse:

    Estou quase convencido de usar Linux, porém, deixa muito a desejar na area de suporte para windows, como programas windows, jogos, entre outros. sei que existe programas no linux apropriado para esse tipo de função, mas, não funciona perfeitamente. Por esse motivo acho que muitas pessoas assim como eu, continuam no windows.

  11. Marcelo Frota disse:

    Valeu Galera, pelos comentários, fiquei muito feliz com o resultado do Post.

    Irio Musskopf , com certeza farei um post dedicado ao debian em si.

    O pedido de vocês é uma ordem !!

    Germano, cara vejo você um pouco equívocado, bom o suporte da microsoft voce espera dias para ser atendido, no Linux, você tem diversas opções de distro e alterações no próprio sistema para concertar um problema,.

    O linux tem melhorado cada vez mais a compatibilidade de video atualmente as placas como NVDIA já funcionam perfeitamente, porém em perfonce para jogos o windows ainda trabalha melhor.

    Mas isso é questao de tempo, a realidade é que uma hora teremos um boom linux, ou seja todo mundo migrando e quem já tiver dentro desse mundo, estará um passo a frente.

    Por isso mude já. hehe

    Abraços galera..

  12. suzana disse:

    parabéns!! 😛

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *