iPhone 4 | Zoom Digital : Reviews de Smartphones, Tutoriais, Notícias

iPhone 4

Por Philipe Cardoso
Categoria: Aplicativos
jun 7th, 2010
0 Comentários
744 Views

Enfim ele chegou. Agora é oficial e para completar o CEO da Apple foi recebido com declarações de amor do público dedicado a ele, “Steve, we love you!”, ao subir no palco do Moscone Center, em São Francisco, durante a WWDC – Worldwide Developers Conference. Tradicionalmente, é neste evento anual que são anunciados os novos produtos que a Apple colocará à disposição do mercado. O discurso de Jobs começou com uma menção ao iPad, lançado há pouco mais de 2 meses. Neste curto espaço de tempo, 2 milhões de aparelhos foram vendidos – 1 a cada 3 segundos. Até julho, 19 países deverão ter o produto comercializado de forma legal, e mais de 8500 aplicativos estarão disponíveis para os usuários.

iBook Store:
A loja de livros virtuais da Apple também demonstrou ser um sucesso, de acordo com Jobs. Em 65 dias, mais de 5 milhões de livros foram baixados – média de 2,5 títulos por iPad. A loja da Apple já é responsável por 22% do mercado de ebooks, um índice respeitável para qualquer empresa recém-chegada em qualquer mercado. Uma novidade, agora, é a possibilidade de leitura de PDF nos iPads (algo curioso, já que Apple e Adobe só trocaram farpas nos últimos meses). Também é possível marcar textos e páginas, adicionar notas e visualizar os livros como se estivessem em uma estante virtual.

iPhone App Store:
A App Store é a maior loja de aplicativos do mundo. São 225 mil softwares à disposição do usuário, e mais de 5 bilhões de downloads já foram feitos desde o início das operações. A cada semana, 15 mil novos aplicativos são enviados para aprovação, entre novidades e updates. Jobs ressaltou alguns novos aplicativos que deverão estar disponíveis em breve, como o Netflix (americanos – e só eles, já que não temos Netflix no Brasil – poderão gerenciar toda a biblioteca de filmes via iPhone), Farmville e outros jogos da Zynga para iPhone (com o uso do zoom, é possível realizar qualquer atividade no joguinho que é hit no Facebook).

iPhone 4:
No momento mais esperado do evento, Steve Jobs finalmente anunciou o iPhone 4. E parece que o pessoal do Gizmodo realmente teve em mãos o protótipo do aparelho. A primeira característica apontada é o design, bem parecido com o publicado pelo site americano. Com apenas 9,3 mm, cobertura de aço inox e extremidades menos arredondadas, é o smartphone mais fino do planeta no momento. A câmera na frente permite a realização de video-chamadas, e a traseira, agora, traz um flash LED e possui 5 MP. Além disso, o aparelho consegue gravar vídeos em HD ( qualidade 720p e 30 frames por segundo). E mais: basta um “tapinha” na tela para o foco ser ajustado automaticamente!

A câmera frontal permite videochamada (ou “timeface”, como Jobs preferiu chamar). A diferença, aqui, é que é possível utilizar a rede Wi-Fi e conversar com outros usuários do aparelho, em voz e imagem, sem pagar por isso.

A tela tem definição de 326 pixels por polegada (o olho humano só consegue perceber 300 pixels por polegada). Isso faz com que o iPhone 4 seja o aparelho com o melhor display do mercado. Se comparado com o iPhone 3GS, ele possui 4 vezes mais resolução (960 x 640 pixels), 4 vezes mais taxa de contraste (800:1), traz o processador Apple A4 (mesmo do iPad) e utiliza tecnologia IPS que, de acordo com Jobs, é melhor que o OLED. A bateria segura 7 horas de conversação, 6 horas de navegação em 3G, 10 horas de navegação em Wi-Fi e até 300 horas em standby.

Outro detalhe implementado no novo iPhone é o giroscópio. Agora, o aparelho tem noção dos 3 eixos, e isso abre toda uma nova área para desenvolvedores de games explorarem.

O lançamento do iMovie para iPhone (US$4,99) promete revolucionar a forma como os usuários trabalham os vídeos no aparelho. Será possível incluir transições entre clipes, efeitos, títulos e música. A localização geográfica também pode ser utilizada para personalizar temas. Ao final da edição, o vídeo pode ser exportado em diversas resoluções.

iOS4:
Sim, este é o novo nome do iPhone OS 4, disponível para o público ainda este mês. Ele é quem vai permitir o já esperado multitasking. “Pessoas questionaram: ‘vocês não são os primeiros a ter a função’, mas a minha resposta para elas é que primeiro, decidimos aprimorar a técnica, senão mataríamos a bateria em um segundo”, defende Jobs. Agora, o usuário do iPhone, iPod Touch e iPad também pode organizar seus ícones e aplicativos em pastas. A adição do buscador Bing pode parecer algo pouco importante, mas imprime mais um capítulo à outra briga: Google vs Apple (iPhone vs Android). Na apresentação, Jobs se desmanchou em elogios para o buscador da Microsoft.

O iOS4 estará disponível gratuitamente para iPhone 3GS, iPhone 3G e iPod Touch, a partir de 21 de junho.

iAds:
Nova plataforma de publicidade no iPhone. Por meio de links patrocinados, os desenvolvedores poderão ganhar dinheiro com a exibição e o download de seus aplicativos. A Apple é responsável pela venda e hospedagem dos anúncios, 60% do lucro será revertido para os desenvolvedores e o pagamento será feito via iTunes Connect.É só torcermos para que os apps gratuitos não apresentem pop-ups chatos a cada 5 minutos…

Preço:
No mercado americano, os aparelhos custarão $199 no modelo de 16GB e $299 no modelo de 32GB, e estarão disponíveis a partir de 24 de junho. Ainda não há uma data oficial de lançamento no Brasil, mas a expectativa é de que eles cheguem por aqui, no máximo, até setembro. Bem o jeito é esperar e torcer para que ele venha chegar com os valores similares daqueles que foram lançados no EUA. Um grande abraço,

Léo Fialho.

About "" Has 2042 Posts

23 anos, Carioca, Criador do Portal Zoom Digital, mantém desde a epoca que possuia formato de blog, Podcaster oficial do Zoom Cast. Amante por todo tipo de tecnologia e formado como técnico de informática.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *