Intel e Samsung: juntas para o crescimento do WiMax 2 | Zoom Digital : Reviews de Smartphones, Tutoriais, Notícias

Intel e Samsung: juntas para o crescimento do WiMax 2

Por Philipe Cardoso
Categoria: Notícias
abr 12th, 2010
0 Comentários
166 Views

Neste domingo que passo, 11/04, a Intel anunciou a colaboração com empresas como Samsung e Motorola, no desenvolvimento da próxima geração da tecnologia WiMax de banda larga móvel.

As empresas fazem parte do grupo  WiMax 2 Collaboration Initiative, que foi criado para acelerar o desenvolvimento de padrões para a tecnologia WiMax 2. Como eu já havia falado a tecnologia já tem sido adotada na Europa, nos países em desenvolvimento e também por algumas operadoras dos EUA, e vem com a promessa de oferecer taxas de transferência superiores a 300 megabits por segundo (em momentos de pico).

A transferência típica das redes WiMax atuais variam entre 4 Mbps e 6 Mbps para downloads, e entre 1 Mbps e 2 Mbps para uploads e de acordo com a Intel, o desempenho pode ser até melhor, dependendo da distância do usuário à torre e se não houver nenhuma barreira que venha impedir a qualidade do sinal.

O novo padrão WiMax 2 baseia-se no padrão IEEE 802.16m, que traz avanços em relação ao 802.16e (WiMax) mas é compatível com os padrões anteriores. De acordo com as empresas, há uma demanda crescente por aplicações ricas em mídia em aparelhos móveis e as melhorias ajudarão os operadores do WiMax a fornecer a banda larga necessária. Entre esses aperfeiçoamentos estão menor latência e maior capacidade para serviços de voz sobre internet (VoIP). As empresas Alvarion, Beceem, GCT Semiconductor, Sequans, XRONet e ZTE, além da organização taiwanesa de pesquisa ITRI também participam da iniciativa.

Bom galera como eu já havia falado o jeito é esperar que logo em breve essa tecnologia já estará chegando para nós, pois afinal ela já está sendo testada em algumas cidades do nosso Brasil. Um abraço e continuem ligados em nós, Léo Fialho.

About "" Has 2042 Posts

23 anos, Carioca, Criador do Portal Zoom Digital, mantém desde a epoca que possuia formato de blog, Podcaster oficial do Zoom Cast. Amante por todo tipo de tecnologia e formado como técnico de informática.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *