Instalando impressoras no Ubuntu | Zoom Digital : Reviews de Smartphones, Tutoriais, Notícias

Instalando impressoras no Ubuntu

Por Philipe Cardoso
Categoria: Tecnologia
jul 6th, 2009
10 Comments
1206 Views

Impressora Lexmark E120

Vocês não tem noção de como é fácil instalar uma impressora no Linux, ele simplesmente dá um banho no Windows em matéria de praticidade e também em diversos outros sentidos que não convêm citar neste post, vou mostrar como instalar uma impressora, para isto basta digitar no seu navegador:

http://localhost:631 Ele vai abrir para você a opção do “CUPS”,

Siga as instruções, seleccione a impressora e se necessário baixe o arquivo de instalação do driver, ele inclusive vem com uma lista mas nem todas as impressoras vem listadas então pode ser necessário o download deste arquivo.

Após baixar o driver, descompacte e busque a opção “provide a ppd file”;  Siga as instruções e a sua impressora já estará instalada.

Caso seja uma impressora ligada a uma rede simplesmente deve-se digitar o endereço IP no inicio da instalação e o resto é tudo igual.

PS-http://www.4shared.com/file/110088219/99b38a68/Lexmark-E120-hpijs.html

(Drive ppd da Lexmark E120 e E120N -Utilizadas neste tutorial)

About "" Has 2042 Posts

23 anos, Carioca, Criador do Portal Zoom Digital, mantém desde a epoca que possuia formato de blog, Podcaster oficial do Zoom Cast. Amante por todo tipo de tecnologia e formado como técnico de informática.

10 Responses to “Instalando impressoras no Ubuntu”

  1. Luis Zeni disse:

    Na empresa que trabalho, eu montei um servidor de impressão para toda a empresa. É absurda a facilidade de instalar e compartilhar. E o custo nem se fala né =)

    Viva ao Linux Ubuntu.

    • Carlos Santos disse:

      Amigo. Você sabe como instalar uma impressora HP D1660 utilizando um USB print server genérico? (Similar ao tp-link 310U, mas é melhor ou de uso mais prático após instalar no Windows, (pelo menos para mim) porém não consigo instalar no Linux). A impressora dá sinal que recebeu comando de impressão e não imprime. (fica piscando a luz verde do botão principal e não sai nada) Obs. Está funcionando normalmente na rede em Windows, mais aí perde a praticidade, pois tenho que ligar um computador windows para compartilhar com o Linux. Eu quero imprimir via rede mesmo, pois o Linux imprime bem quando uma impressora tem a placa de rede, não estou conseguindo nesse caso, que é um adaptador print server USB.

  2. Não estou aqui para defender o Windows e muito menos acusar o Linux, mas vou ser bem sincero…

    Aonde está o banho em matéria de facilidade em cima do Windows? Usuário final não quer saber o que é localhost, não quer decorar portas de servidor CUPS e muito menos ter que abrir um navegador para fazer essas configurações.

    No Windows XP, apesar de toda necessidade de intervenção humana na configuração da impressora, pelo menos é uma janela mais intuitiva… No Windows Vista é ainda mais simples, é plugar e ver pulando na tela um pequeno pop-up indicando que está sendo instalado e se necessário, baixando o driver… e só. Nada de decorar endereços, portas e abrir navegador…

    Não defendo nenhum sistema operacional, para mim sistema operacional bom é aquele que te atende e pronto. E nenhum sistema é perfeito ou completamente melhor que o outro… mas o método citado nesse artigo acima é muito menos prática a intuitivo quando comparado com o Windows.

    (Se não me engano, minha impressora no Ubuntu só foi necessário espetar na USB e pronto… aí sim considero ao mesmo ponto do Windows Vista em praticidade e intuitividade.)

    • Cesar Luiz disse:

      Voce tem quase toda razão exceto por
      1- o linux é OPEN,é gratuito enquanto o da microsoft é pago…para um País pobre NÃO podemos dar ao luxo de sair gastando dinheiro com royaltes ,para os quais podemos economizar..senão o seu produto vai ter de incorporar este custo …voce vai dizer e daí? Pois bem ,imagina isto em todo o sistema estatal,em toda escola,em todas as empresas…além do mais com o sistema linuxo pagamos para operar,para desenvolver,para instalar,etc MÃO de OBRA NACIONAL,deixamos que nossa riqueza fique aqui….agora ,se não queres estudar nada,ficar sentado tomando cerveja ,vendo esta porcaria de Big brother,futebol programado pela rede globo,etc ..continue com a microsoft…..seus filhos no futuro vão te dar a resposta

  3. Ricardo disse:

    Concordo com o Eduardo Henrique, infelizmente. Digo infelizmente, por que essa geração acabou ficando acostumada com as facilidades dos cliques de mouse, e conheço gente tão alheia a informática, que sequer sabe o que é Sistema Operacional ou a diferença entre hardware e software.
    Algo como: Se não é minha área, não preciso ser um expert.
    Gostava da época em que para aprender a mexer num computador, o indivíduo fazia um curso de DOS mesmo que fosse usar o 98.
    Espero que com o avanço da informática, novas políticas e metodologias de ensino sejam adotadas. Numa sala de aula onde cada criança poderá desfrutar de um netbook, mesmo com “facilidades”, -crianças são curiosas por natureza-, explorarão o SO e descobrirão que há mais coisas do que cliques de mouse.
    Imagino um futuro onde nas salas de aulas, será obrigatório o ensino de linguagens de programação, onde os alunos resolverão problemas de matemática com softs desenvolvidos por eles próprios, desenvolverão aplicativos para diversas tarefas, e só o Linux pode fazer isso real, pois não está limitado a uma interface fechada.
    Uma geração de pessoas que escreverão códigos com a mesma facilidade com que nos comunicamos. Não importa a aŕea de atuação, isso será padrão e matéria obrigatória, já que a informática hoje em dia é praticamente obrigatória.
    Mas é só uma utopia.

  4. Duda Nogueira disse:

    Em alguns casos (graaande maioria, principalmente HP) o processo é sem usar o mouse!

    Isso mesmo, é espetar e sair imprimindo.

    Dá banho sim no windows e até no MAC. E olha que eu uso mac 😉

    A método mostrado aqui é interessante para compartilhar ou até mesmo adicionar uma impressora de maneira remota (então seria: http://ip.do.servidor.impressao:631)

    Opa… instalar impressora remotamente! Vc consegue fazer isso no windows ou no MAC? Sem usar VNC ou algo do tipo? Acho que não…

    Vc pode também ir em: Administração > Impressoras > Adicionar…

    Bem melhor que: Iniciar > Painel de Controle > Impressoras > Adicionar…

    E nem vem com essa de usuário final, leigo isso ou aquilo, pq usuário leigo mesmo, faca na caveira, nem impressora sabe instalar!

    Usuário leigo quer é ir em Arquivo > Imprimir > Escolher impressora e pronto.

  5. Aldair disse:

    Dá um banho de facilidade no windows… 😆
    No Linux:
    …Após instalar o driver, você deverá adicionar sua impressora no sistema.

    Reinicie o CUPS:

    # killall -HUP cupsd

    Abra seu browser favorito e entre no endereço:

    http://localhost:631

    Entre na sessão “Printers”.
    Dentro de Printers, entre em: “Add Printer”.

    O sistema pedirá seu login e senha. Entre com login “root” e sua senha.

    Entre com o nome da sua impressora e descrição. Pode deixar localização e descrição em branco.

    Na sessão: “Device”, escolha o dispositivo que se encontra sua impressora. No meu caso foi: USB Printer #1.

    Nas próximas páginas, escolha respectivamente a marca e o modelo da sua impressora.

    Pronto, a impressora está instalada em seu CUPS…

    Provavelmente, com as configurações padrões sua impressora não funcionará 100%, mas para uma coisa de graça até que vai… Mas se quiser configurar alguma coisa, simplesmente clique em “Printers” e “Configure Printer”.
    Digite:
    [root@fast scripts]# service httpd restart
    Stopping httpd: [FAILED]
    Starting httpd: httpd: Could not determine the server’s fully qualified domain name, using 127.0.0.1 for ServerName

    [Thu Aug 17 10:10:57 2006] [warn] NameVirtualHost 208.53.185.74:0 has no VirtualHosts

    [Thu Aug 17 10:10:58 2006] [error] Can’t load ‘/usr/lib/perl5/site_perl/5.8.5/i386-linux-thread-multi/auto/DBD/mysql/mysql.so’ for module DBD::mysql: /usr/lib/perl5/site_perl/5.8.5/i386-linux-thread-multi/auto/DBD/mysql/mysql.so: undefined symbol: __pure_virtual at /usr/lib/perl5/5.8.5/i386-linux-thread-multi/DynaLoader.pm line 230.\n at /usr/local/xpanel
    /startup.pl line 7\nCompilation failed in require at /usr/local/xpanel/startup.pl line 7.\nBEGIN failed–compilation aborted at /usr/local/xpanel/startup.pl line 7.\nCompilation failed in require at (eval 2) line 1.\n
    [Thu Aug 17 10:10:58 2006] [error] Can’t load Perl file: /usr/local/xpanel/startup.pl for server http://www.hoztix.com:0, exiting…

    Só isso!!

    Você agora tem sua impressora como padrão no CUPS, ou seja, a maioria dos editores irão imprimir “normalmente”.

    Você também já pode usar o comando:

    $ lpr-cups avançar > avançar > sim > avançar > concluir. 😆

  6. Otima COntribuição Aldair..

    Muito obrigado cara… VOlte sempre e seja bem vindo

  7. Mariana disse:

    E como é fácil, para instalar minha multifuncional tudo oque precisei fazer foi ligá-la, e pronto! em questão de segundos o Ubuntu a detectou, eu não tive que fazer mais nada.Tudo funcionou perfeitamente(coisa que não aconteceu no windows porque o scanner só funcionava se eu instalasse um programa super pesado, um pé no saco!).

  8. Cesar Amaral disse:

    Cada nova distribuiçao do linux fica mais fácil e interativa..já se foi o tempo em que o linux era dificil,mas se pensarmos que antes do windows era DOS e era igual,estamos muito bem, e não é a toa que a nokia se curvou ao linux e está instalando o sistema em seus novos dispositivos ,começando pelo N-900

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *