Indisponibilidade nos serviços do Google afeta usuários brasileiros

Blog_pospago
Por que ter um aparelho pós-pago?
25/11/2012
Máquinas da Cielo acessando o Facebook e o que isso mudará na sua vida?
28/11/2012

Indisponibilidade nos serviços do Google afeta usuários brasileiros

google_saiu_ar_usuarios_brasil

Na tarde da útima segunda-feira (26/11/12) entre às 16:30 e 17:30, usuários de diversas regiões do Brasil soltaram reclamações através das redes socias referente aos problemas que estavam sofrendo para acessar os serviços do Google. Foram relatados problemas na página principal do buscador (www.google.com.br), no serviço de E-mais (Gmail), no agregador de RSS (Reader), na plataforma de escritório (Google Docs), assim como na plataforma de vídeos (YouTube). No momento da requisição, os usuários eram recebidos com uma página de erro, como se o endereço solicitado estivesse “fora do ar”. Os termos “Google” e a hashtag “#VoltaGoogle” ficaram entre os tópicos mais comentados no Twitter. Na realidade, até mesmo o buscador da Microsoft, o Bing, entrou em cena, pois os usuários mais “aflitos” comentaram estar apelando para o serviço concorrente.

Conforme relatou o Tecnoblog, quem entrou em contato com a assessoria do Google Brasil, buscando por maiores esclarecimentos sobre o ocorrido, a empresa comentou que não estava ciente de problema algum, mas ao mesmo tempo, Felix Ximenes, diretor de comunicação da companhia, afirmou que entraria em contato com técnicos da Suiça em busca de informações, tentando averiguar se o problema estaria ou não relacionado com a infraestrutura da empresa. O G1 Tecnologia realizou contato com a Embratel, detentora de funções primordias na estrutura de rede do país, em busca de uma explicação para o problema, porém, a empresa relatou que a infraestrutura operava normalmente. Outras operadoras como Telefônica / Vivo e Oi afirmaram o mesmo. Contudo, conforme o Tecnoblog continuou especulando, a origem do problema poderia estar relacionada com um ponto de comunicação entre a Embratel e a Global Crossing. Uma explicação mais genérica ao ocorrido, pode estar relacionada ao congestionamento da rede, causando a falha no acesso em determinadas regiões do país.

Durante o período “crítico” sem acesso as aplicações do gigante das buscas, alguns usuários noticiaram o sucesso no acesso pelo IP de servidores que direcionavam aos serviços, como por exemplo “http://173.194.73.147” e “http://173.194.42.24”.

E sem surpresa alguma, diversos usuários engraçadinhos aproveitaram a oportunidade para fazer piada com a situação, surgindo diversos memes relacionados, conforme publicou o Tech Tudo.

Fonte: G1 Tecnologia, TechTudo e Tecnoblog

 

Joatan Fontoura
Joatan Fontoura
Estudante de tecnologias. Trabalha na área de TI, adora todo o tipo de gadgets e nas horas vagas tenta ser twitteiro e blogueiro.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *