Guia anual para “Eletrônicos Verdes” do GreenPeace

Adobe desiste do Flash para dispositivos móveis
09/11/2011
Mais sobre a 16º edição do EDTED em Porto Alegre
13/11/2011

Guia anual para “Eletrônicos Verdes” do GreenPeace

Levando em consideração os efeitos que a produção de eletrônicos pode trazer contra o meio ambiente, assim como também a sustentabilidade, anualmente o GreenPeace avalia essas informações para a elaboração do seu relatório de empresas que desenvolvem dispositvos eletrônicos, visando chegar na conclusão de quais delas possuem as práticas "mais verdes".

Nesse ano, a HP ficou na primeira posição em um ranking com 15 multinacionais que se preocupam com o meio ambiente, assumindo o lugar que no último ano foi da finlandesa Nokia, para a qual restou a terceira posição dessa vez.

Em segundo lugar na classificação ficou a Dell, empresa a qual, segundo o GreenPeace, vem demonstrando um grande esforço para reduzir a emissão de poluentes em até 40% nos próximos 4 anos.

Na lanterta está a canadensa RIM, desenvolvedora do Blackberry, e que por sinal, essa é a primeira vez que participa da pesquisa.

É interessante perceber os esforços que as empresas de tecnologia realizam para o bem do meio ambiente, mas duvido muito que algum nerd vai analisar essa lista e escolher o produto baseado no indíce de apoio ao planeta que a desenvolvedora oferece. Reconheço que essa não é a intenção do levantemento, mas só queria comentar.

Vejam a relação contendo as 15 empresas da pesquisa com suas respectivas notas, considerando que a avaliação da organização vai de 0 à 10:

1 – HP (5,9) 2 – Dell (5,1) 3 – Nokia (4,9) 4 – Apple (4,6) 5 – Philips (4,5) 6 – Sony Ericsson (4,2) 7 – Samsung (4,1) 8 – Lenovo (3,8) 9 – Panasonic (3,6) 10 – Sony (3,6) 11 – Sharp (3) 12 – Acer (2,9) 13 – LG Electronics (2,8) 14 – Toshiba (2,8) 15 – Rim (1,6)

Fonte: G1 Tecnologia e TecMundo

Joatan Fontoura
Joatan Fontoura
Estudante de tecnologias. Trabalha na área de TI, adora todo o tipo de gadgets e nas horas vagas tenta ser twitteiro e blogueiro.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *