Google planeja espalhar internet pelo mundo com o uso de balões | Zoom Digital : Reviews de Smartphones, Tutoriais, Notícias

Google planeja espalhar internet pelo mundo com o uso de balões

Por Joatan Fontoura
Categoria: Destaques
jun 16th, 2013
5 Comments
1145 Views

Partindo de um estudo do “laboratório secreto” da empresa, o Google X, mesma divisão que idealizou e projetou o famigerado Google Glass, a gigante das buscas acredita na possibilidade de espalhar sinal de internet pelo mundo todo, possibilitando navegar nos lugares mais remotos, através de uma espécie de rede wireless, alimentada por roteadores instalados em balões de gás hélio. Chamado de Project Loon, fazendo uma alusão a palavra “balloon”, a empresa concorda que a ideia é um tanto audaciosa, mas acredita no projeto, baseado na iniciativa de levar internet para as pessoas que moram em regiões onde o sinal não chega.

google_loon_for_all

Tudo parte do princípio que os balões devem viajar pela estratosfera, cerca de duas vezes mais alto que os aviões comerciais. O sinal de internet será transmitido aos balões através de uma antena, provido pelas operadoras instaladas na região onde os balões estejam passando. Conforme Mike Cassidy, diretor do projeto, a ideia é que as pessoas desfrutem de velocidades nas mesmas taxas encontradas hoje nas redes 3G, podendo ainda chegar em uma variação melhor.

Ontem (15/06/13) a companhia iniciou o primeiro ciclo de testes em torno do projeto, usando a região de Canterbury na Nova Zelância como base, devido a latitude oferecida pelo país, considerada favorável aos testes. No total foram lançados 30 balões, sendo que 50 moradores foram convidados a tentar utilizar o serviço de internet oferecido pelas unidades espalhadas pelo céu, durante determinado período. Cada balão pode estar a uma distância máxima de 38 Km do local onde estão os usuários.

Um dos maiores desafios para a empresa é controlar o percurso dos balões. No entanto, a companhia já afirmou que vai usar energia eólica e solar como alimentação para a frota, ao mesmo tempo que todos serão controlados por algoritmos complexos, envolvendo muito poder computacional. Obviamente a intenção é rastrear e alterar a rota de cada balão, fazendo com que eles possam estar dispostos para oferecer um resultado satisfatório em termos de cobertura, além de poder aterrissar as unidades caso seja necessário realizar alguma manutenção ou mesmo substituição, mantendo cada um deles no máximo 100 dias no céu, sem intervenção física.

Abaixo segue o vídeo de apresentação ao projeto:

E para mais alguns detalhes técnicos:

Fonte: G1 Tecnologia, Gizmodo e Google Discovery

About "" Has 381 Posts

Estudante de tecnologias. Trabalha na área de TI, adora todo o tipo de gadgets e nas horas vagas tenta ser twitteiro e blogueiro.

5 Responses to “Google planeja espalhar internet pelo mundo com o uso de balões”

  1. […] Fonte: Plugcitarios| www.plugcitarios.com.br […]

  2. Roger F disse:

    Pessoal, muito legais os posts e tal, mas sinto falta de umas coisas mais pro dia a dia, dicas, etc. Esses dias tava com o PC lento e não achava nada para ajudar… pensei que vocês podiam fazer umas dicas assim. Se rolar, já sugiro falar do PC Faster, da Baidu. O software é top para limpar o PC, detectar ameaçar, gerenciar jogos e etc… o link para baixar é esse aqui http://bit.ly/14IeyoH Valeu galera

    • Philipe Cardoso disse:

      que tipo de conteúdo vc recomenda e gostaria que estivessemos publicando no zoom digital? Pode nos encaminhar um email com suas sugestões para contato@zoomdigital.com.br

      sua opnião é muito importante.

    • Fala Roger!

      Acho totalmente válida a tua sugestão!
      As vezes acabamos focando muito nas notícias ou em alguma esporádica análise, por ser algo mais rápido e dinâmico. No entanto, a ideia é produzir conteúdo que seja relevante e útil pra vocês que acessam o site.

      Com certeza estamos registrando a tua sugestão e assim como o Philipe comentou, não deixe de nos encaminhar um E-mail com teu feedback.

      Obrigado pelo comentário!

      Abraços!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *