Google I/O: Nexus 7 e Android 4.1 | Zoom Digital : Reviews de Smartphones, Tutoriais, Notícias

Google I/O: Nexus 7 e Android 4.1

Por Joatan Fontoura
Categoria: Android OS
jun 28th, 2012
1 Comentário
649 Views

Semana passada a Microsoft aproveitou para apresentar suas novidades relacionadas ao novo tablet e a nova versão do sistema operacional móvel desenvolvidos pela empresa.

Hoje foi a vez da Google iniciar as atividades do Google I/O, a conferência anual da empresa que ocorre aos desenvolvedores. O evento iniciou hoje (27/06/12) e vai até a próxima sexta-feira (29/06/12), ocorrendo no Moscone Center em São Francisco, Califórnia.

A tarde foi bastante movimentada para todos os engenheiros e gestores da empresa envolvidos nas apresentações, pois novidades quanto ao Android 4.1 Jelly Bean, a apresentação de um tablet projetado pela própria companhia chamado de Nexus 7, um player de mídia denominado Nexus Q, novidades relacionadas ao Google Plus e demais informações sobre o óculos de realidade aumentada já apresentado dias atrás foram divulgadas ao público.

Muita informação decorreu durante as apresentações, mas vamos nos focar primeiramente nas novidades quanto ao Android 4.1 e ao tablet Nexus 7.

Ressaltando para o fato de que atualmente ocorrem cerca de 1 milhão de ativações de dispositivos com Android diariamente, atingindo uma margem de 400 milhões de aparelhos até o momento, em um crescimento exponencial desde 2011, quando haviam 100 milhões de dispositivos ativos, Hugo Barra, diretor responsável pelo Android, inicia a apresentação da nova versão do sistema. Ao mesmo tempo, chama ao palco Dave Burge, engenheiro da divisão Android, quem explica sobre as notáveis mudanças quanto a qualidade no desempenho do Android 4.1 Jelly Bean, descrevendo a maior rapidez no processamento de animações executadas no display, assim como a suavidade e maior agilidade implementadas nos toques de tela.

Um grande destaque está em torno das implementações no suporte as notificações do sistema, pois agora o usuário pode retornar uma chamada ou responder um E-mai, por exemplo, apenas tocando no alerta da notificação, sem a necessidade de abrir a aplicação referente. Aprimoramentos quanto ao desempenho da câmera, facilidades para a visualização de fotos na galeria e implementações ao recurso de NFC, possibilitando a troca de informações com outros aparelhos próximos também foram comentados.

Atendendo a curiosidade de todos e confirmando diversos rumores, Hugo Barra apresentou também o tablet da Google, o Nexus 7, o primeiro tablet projetado pela empresa, e fabricado em parceria com a Asus.

O aparelho possui uma tela de 7 polegadas com revestimento Gorilla Glass, suportando a resolução de 1280×800 pixels, processador quad-core Tegra 3, bateria de 435 mAh, garantindo 9 horas de reprodução de vídeos em alta definição ou até mesmo 300 horas em stand-by, recursos que permitem o aparelho pesar 340 gramas.

O tablet será equipado com uma surpreendente GPU com 12 núcleos de processamento, 1 GB de memória RAM, opções de armazenamento de 8 GB ou 16 GB, câmera frontal de 1,2 MP e equipado com sensores como acelerômetro e NFC.

Apesar de ser o primeiro tablet do mercado com Android 4.1 Jelly Bean, muitos usuários vão sentir falta e quem sabe alguns vão esbravejar com a engenharia, mas o tablet não conta com conexão 4G, muito menos 3G, apenas Wi-Fi.

O preço estimado para o Nexus 7 está em torno de US$ 199 dólares para a versão de 8 GB e US$ 249 dóalares para a versão de 16 GB. A previsão para chegar ao mercado é a partir de julho, contudo, a distribuição vai ocorrer incialmente nos EUA, Canadá, Reino Unido e Austrália.

Abaixo o vídeo de divulgação do produto:

Conforme ocorrer o desenrolar das novidades no evento até o fim da semana, continuaremos compartilhando as informações por aqui.

Fonte: CNerd, Exame e Info Online
Imagem: g1.globo.com/tecnologia

About "" Has 381 Posts

Estudante de tecnologias. Trabalha na área de TI, adora todo o tipo de gadgets e nas horas vagas tenta ser twitteiro e blogueiro.

One Response to “Google I/O: Nexus 7 e Android 4.1”

  1. […] de pouco mais de 4 meses desde o lançamento do Nexus 7, o primeiro tablet da Google, a empresa resolveu aproveitar a oportunidade e anunciar pequenas […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *