Philipe Cardoso 30 anos, Carioca, Criador do Portal Zoom Digital, mantém desde a época que possuía formato de blog, Podcaster do Zoom Cast. Amante por todo tipo de tecnologia.

Google Drive é lançado, conheça o novo serviço da gigante das buscas

1 min read

A Google lançou hoje (24/04) seu novo serviço de armazenamento de arquivos na nuvem, algo para competir com o DropBox, líder mundial no tipo de serviço hoje.

A Google disponibilizou de cara 5GB de espaço para armazenamento de arquivos de forma gratuita, o usuário caso queira pode até expandir a capacidade de armazenamento, porém terá que pagar por isso.

O Google Drive vem com total integração com o Google Docs, Plus e Gmail, e em breve terá sua versão disponível para iPhone e iPad (hoje já está disponível para o Android).

Uma inovação bastante interessante é o fato de que com a integração com o Gmail, não será mais preciso o envio de algum arquivo em anexo, com o arquivo hospedado no drive, ele simplesmente libera o link de download para aquele que você estaria enviando o anexo, poupando bastante tempo na hora do encaminhamento do e-mail.

As ferramentas de busca do serviço também ganharam atenção redobrada. Será possível fazer pesquisas por tipo, dono e até atividade do documento. Haverá reconhecimento de conteúdo usando a tecnologia OCR, que “lê” imagens: por exemplo, se você baixar uma imagem escaneada de um recorte de jornal velho, poderá pesquisá-la usando uma das palavras citadas no artigo.

O Google Drive também terá suporte para mais de 30 tipos de documentos, como vídeos em HD, arquivos do Photoshop e outros. Além disso, também terá 99,9% de uptime, ou seja, garantia de quase todo o tempo em atividade. (Olhar Digital)

Nem todas as contas da Google foram liberadas para utilizar o serviço, mas se você deseja ver se a sua já está apta, basta acessar o site drive.google.com e acessar sua conta para verificar se o serviço já se encontra ativo.

Segue agora um vídeo de demonstração do Drive.

Philipe Cardoso 30 anos, Carioca, Criador do Portal Zoom Digital, mantém desde a época que possuía formato de blog, Podcaster do Zoom Cast. Amante por todo tipo de tecnologia.

2 Replies to “Google Drive é lançado, conheça o novo serviço da…”

  1. Cara, só achei uma sacanagem anunciarem o sincronismo de arquivos no smartphone sendo que nada fica sincronizado no aparelho, assim como já era com dropbox. Nas duas plataformas o app mobile nada mais é que uma interface amigável para acessar os arquivos que estão na nuvem. Se tu tentar abrir qualquer arquivo sem estar conectado ele da erro.

    1. Nossa, então ele não sincroniza fazendo o download, estranho, pode ser que melhorem.

      Isto é ruim pois quando realmente precisarmos não teremos o arquivo local no smartphone, o que seria a ideia de ter ele em várias plataformas.

      Por outro lado, não sincronizar a todo momento fazendo o download dos arquivos pode economizar bastante banda, no certo poderia ter a opção para baixar ele localmente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *