Google Drive é lançado, conheça o novo serviço da gigante das buscas

By Philipe Cardoso
In Destaques
Apr 24th, 2012
2 Comments
96 Views

A Google lançou hoje (24/04) seu novo serviço de armazenamento de arquivos na nuvem, algo para competir com o DropBox, líder mundial no tipo de serviço hoje.

A Google disponibilizou de cara 5GB de espaço para armazenamento de arquivos de forma gratuita, o usuário caso queira pode até expandir a capacidade de armazenamento, porém terá que pagar por isso.

O Google Drive vem com total integração com o Google Docs, Plus e Gmail, e em breve terá sua versão disponível para iPhone e iPad (hoje já está disponível para o Android).

Uma inovação bastante interessante é o fato de que com a integração com o Gmail, não será mais preciso o envio de algum arquivo em anexo, com o arquivo hospedado no drive, ele simplesmente libera o link de download para aquele que você estaria enviando o anexo, poupando bastante tempo na hora do encaminhamento do e-mail.

As ferramentas de busca do serviço também ganharam atenção redobrada. Será possível fazer pesquisas por tipo, dono e até atividade do documento. Haverá reconhecimento de conteúdo usando a tecnologia OCR, que “lê” imagens: por exemplo, se você baixar uma imagem escaneada de um recorte de jornal velho, poderá pesquisá-la usando uma das palavras citadas no artigo.

O Google Drive também terá suporte para mais de 30 tipos de documentos, como vídeos em HD, arquivos do Photoshop e outros. Além disso, também terá 99,9% de uptime, ou seja, garantia de quase todo o tempo em atividade. (Olhar Digital)

Nem todas as contas da Google foram liberadas para utilizar o serviço, mas se você deseja ver se a sua já está apta, basta acessar o site drive.google.com e acessar sua conta para verificar se o serviço já se encontra ativo.

Segue agora um vídeo de demonstração do Drive.

About "" Has 1984 Posts

23 anos, Carioca, Criador do Portal Zoom Digital, mantém desde a epoca que possuia formato de blog, Podcaster oficial do Zoom Cast. Amante por todo tipo de tecnologia e formado como técnico de informática.

2 Responses to “Google Drive é lançado, conheça o novo serviço da gigante das buscas”

  1. Maicon says:

    Cara, só achei uma sacanagem anunciarem o sincronismo de arquivos no smartphone sendo que nada fica sincronizado no aparelho, assim como já era com dropbox. Nas duas plataformas o app mobile nada mais é que uma interface amigável para acessar os arquivos que estão na nuvem. Se tu tentar abrir qualquer arquivo sem estar conectado ele da erro.

    • Philipe Cardoso says:

      Nossa, então ele não sincroniza fazendo o download, estranho, pode ser que melhorem.

      Isto é ruim pois quando realmente precisarmos não teremos o arquivo local no smartphone, o que seria a ideia de ter ele em várias plataformas.

      Por outro lado, não sincronizar a todo momento fazendo o download dos arquivos pode economizar bastante banda, no certo poderia ter a opção para baixar ele localmente.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>