Google AdWords: clique aqui para conhecer esta ferramenta

Google Docs funcionará como serviço para armazenar arquivos
12/01/2010
NETGEAR e Intel juntas no lançamento do Push2TV, adaptador wireless para transmissão de conteúdo digital para TVs de alta definição
14/01/2010

Google AdWords: clique aqui para conhecer esta ferramenta

Por Ednardo Max,
jornalista por formação

O Google AdWords é uma ferramenta muito interessante. Com ela é possível criar anúncios muito simples, mas bastante eficazes. Os anúncios podem ser exibidos para aqueles usuários que estão pesquisando por assuntos relacionados ao seu negócio online. Além disso, é possível mostrar sua publicidade anúncio para um determinado público levando em consideração a publicidade baseada em palavras-chave.

Embora a estrutura por trás de tudo isso seja monstruosa, o processo pode ser compreendido facilmente: quando o internauta faz uma pesquisa usando o Google e insere uma consulta — digamos, por exemplo, ‘aulas de jazz avançadas’ — o Google exibirá dois tipos de resultados: orgânicos e patrocinados. Os orgânicos (lado esquerdo da tela) são aqueles dados de maneira geral. Os primeiros resultados, com certeza, partem de sites bastante otimizados. E os patrocinados (canto direito) lá é possível enxergar os vários resultados de pesquisas relevantes, como links para artigos contendo consultoria sobre aulas de jazz ou sites dedicados aos músicos que querem aperfeiçoar ainda mais. O Google também exibirá os anúncios do AdWords com links para empresas online que vendem instrumentos musicais, dispõem de aulas de música ou outros produtos e serviços relacionados com a pesquisa inicial.

Quando o cadastro no Adwords é preenchido, você pode sugerir ou selecionar palavras-chave (palavras ou frases relacionadas com o seu tipo de anúncio) como ‘aulas de jazz avançadas’ ou ‘aulas de jazz’, ainda seguindo o exemplo anterior. Ao ativar sua conta, seus anúncios passam a ser elegíveis, ou seja, o sistema do AdWords faz indexações constante às consultas das pesquisa relacionadas com as palavras-chave que você selecionou e, consequentemente, exibirá seus anúncios para o seu público com melhor visibilidade e segmentação.

Existem algumas promoções de AdWords muito interessantes. O Google envia por e-mail ou correio convencional uma correspondência com um código promocional. Não digo é que totalmente uma “promoção”, pois você precisa fazer um pagamento mínimo de 40 reais (20 reais da ativação da conta no AdWords + 20 reais, pelo menos, para investir no primeiro anúncio) e com a inserção do código promocional, aí sim, você pode alcançar um valor interessante. A soma do valor do bônus mais o que você investiu é simplesmente revertido em cliques. É isso mesmo! Você paga apenas alguns centavos de real por cada clique no seu anúncio. Mas cuidado! Atente-se para a data de expiração do anúncio, porque, por padrão, o AdWords deixa isso em modo “para sempre”. Mas você pode mudar e colocar uma data limite e controlar o valor investido para não ter surpresas em função do volume de cliques em seu anúncio. Afinal, estamos falando do Google.

Para mais detalhes, o Google AdWords possui um Centro de Aprendizagem onde você consegue tirar todas as suas dúvidas. Obrigado!

Philipe Cardoso
Philipe Cardoso
27 anos, Advogado, Carioca, Criador do Portal Zoom Digital, mantém desde a epoca que possuía formato de blog, Podcaster oficial do Zoom Cast. Amante por todo tipo de tecnologia.

4 Comentários

  1. Bruna disse:

    Sempre um treco útil, né Max. Acabo indo fuçar sobre o que vc escreve.
    E me animei com esse negócio de grana por cliques. Preciso pagar a manutenção da minha tintura, agora.
    Diquinha: Não é que eu queira td na mão, ms dá um coment aí com o link do Centro de Aprendizagem. Aí vc me faz feliz.

  2. Ednardo Max disse:

    Tintura? Rs rs rs
    Tá aí… na parte inferior: http://tinyurl.com/yjptdwv
    rs… não é grana por cliques, mas sim, cliques por grana… é o contrário do Google AdSense, mas aí é outra história.

  3. […] Google AdWords: clique aqui para conhecer esta ferramenta […]

  4. Ednardo Max disse:

    Poxa legal!!!!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *