Gerenciando o Linux a partir do Windows

Gearbest promoção de Junho no pt site promotion
Lord das Bichas – redublagem Senhor dos Anéis
18/07/2008
Nova Parceria! Guanabara.INFO
18/07/2008

Gerenciando o Linux a partir do Windows

Apresentação Vamos aprender como gerenciar o Linux através do Windows e também como copiar arquivos do Windows para o Linux usando conexão segura. O detalhe é que este artigo funciona para qual distribuição Linux. Nos testes usei o Red Hat 4 ES, SUSE Linux Enterprise Server 10 e o Mandriva 2007. Pré-requisitos É necessário usar alguma distribuição Linux e o serviço de SSH instalado e funcionando. É praticamente onipresente o serviço de SSH nas distribuições Linux.

Prática

Preparando o Linux 1. Acesse o Linux como root e crie um usuário comum. O comando é adduser jarbas. 2. Agora defina uma senha para o usuário. Faça de acordo com a ilustração abaixo: 3. Veja se o serviço está funcionando, usando o comando /etc/init.d/sshd status. 4. Caso ele esteja parado, digite /etc/init.d/sshd start. Veja a ilustração: Esta fase já está concluída, mas temos algumas informações: » É necessário acesso via ssh ao computador. O Mandriva, Red Hat geralmente eles vêem com firewall configurado. Então, libere o acesso via SSH no iptables. » A configuração TCP/IP deve está feita para que possamos acessar o computador através de outra máquina. O que é o SSH? O SSH é a forma segura de acessar o Linux de forma segura. O acesso feito é através de canais criptografados. SSH significa Secure Shell. Toda distribuição Linux na instalação padrão já trás o SSH instalado. Claro que temos as exceções. É necessário que todo administrador saiba usar o SSH.

Por padrão a maioria das distribuições não permite o acesso remoto via SSH para o root.

Fazendo download dos programas Para podermos gerenciar através do Windows, existem vários programas. Resolvi usar dois programas que são freeware. São eles: » Putty » pscp O Putty é de longe um dos freeware mais populares usados no Windows para acesso via ssh. Ele também permite trabalhar com outros protocolos como ftp, telnet. O site oficial é http://www.putty.nl/ Já o pscp, uso para a transferência de arquivos do Windows para o Linux. Faça o download destes dois programas no link abaixo http://www.putty.nl/download.html para a pasta c:\windows. Veja a ilustração: Usando o PuTTY O uso do PuTTY é bem simples. Veja: 1. Clique duplo no programa PuTTY. Será exibida a seguinte tela. Observe no seu computador: 2. Coloque o IP ou no do computador (ver se tem DNS na tua rede). Fala de acordo com a ilustração abaixo: 3. Selecione o protocolo SSH. No campo Sessions, digite um nome. Geralmente o nome do servidor e clique no botão Save. 4. Clique duas vezes no nome do servidor. Será exibida a seguinte tela: 5. Clique no botão Yes. 6. Agora, informe o login e senha para acesso. Veja na ilustração: 7. Digite su – e Enter. 8. Digite a senha do root. Pronto. Agora, é possível gerenciar o teu Linux de dentro do Windows. O próximo artigo, vou fazer o inverso. Vou ensinar como administrar teus servidores Windows de dentro do Linux. Transferindo arquivo do Windows para o Linux Bem, vamos transferir arquivos usando o servidor de ssh. No Windows, vamos usar o programa pscp. Geralmente eu coloco este arquivo no c:\windows, pois os comandos ficarão disponíveis para mim de qualquer local. Uma informação é que temos que ter um diretório no Linux com direito de escrita. Por default, o diretório /tmp do Linux está com uma permissão especial já definida que é a Stick Bit. Esta permissão permite que qualquer usuário possa escrever neste diretório (sem mais detalhes). 1. Abra um prompt no Windows. 2. Digite pscp Jarbas.war jarbas@192.168.1.1:/tmp . Veja a explicação: 3. Agora tecle Enter. Será exibida a seguinte tela: 4. Digite y para confirmar. Agora, selecionado solicitada a senha do usuário. Neste nosso exemplo do usuário Jarbas. 5. Informe a senha e aguardo o arquivo ser transferido. Veja a ilustração:

Conclusão

Aprendemos duas funcionalidades administrativas interessantes como administrar seu servidor Linux através do SSH usando o PuTTY e como copiar arquivo do Windows usando o programa pscp. No próximo artigo, vamos aprender como fazer isto através do Linux.

Fonte : Julio Battisti

Philipe Cardoso
Philipe Cardoso
26 anos, Advogado, Carioca, Criador do Portal Zoom Digital, mantém desde a epoca que possuía formato de blog, Podcaster oficial do Zoom Cast. Amante por todo tipo de tecnologia.

1 Comentário

  1. Felipe Gaspar disse:

    Seguinte cara,o tema do blog do tal guanabara é de um site chamado Itheme3 oyu algo assim,eu não sabia q esse blog existia,mais vou dar uma reformada no meu blog..o tema vai ser o mesmo,mais diferente e mais completo…estou meio sem tempo,viajando e fazendo meu outro site…
    Até logo..

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *