Fraudes nas redes sociais: como se proteger? | Zoom Digital : Reviews de Smartphones, Tutoriais, Notícias

Fraudes nas redes sociais: como se proteger?

Por Philipe Cardoso
Categoria: Dicas
abr 29th, 2012
2 Comments
1654 Views

Fraudes nas redes sociais: como se proteger?

Facebook, Twitter, Orkut e tantos outros sites de redes sociais na internet têm sido alvos constantes de hackers e invasores de privacidade. Por isso e por serem caracterizadas pelo intenso compartilhamento de conteúdos, essas redes têm exigido cada vez mais cautela e atenção por parte de seus usuários.

Utilizadas para conversar com os amigos, divulgar fotos, conferir notícias e acompanhar as atualizações do mundo virtual, as redes sociais permitem a livre circulação e envio de links e endereços que, muitas vezes, podem conter códigos maliciosos.

A infecção de vírus, roubo de senhas e disseminação de conteúdos indesejados têm se tornado comuns em inúmeros perfis e servem de alerta para quem se preocupa em manter a segurança e privacidade de seus dados na internet.

 

Imagem: Free Digital Photos.

Mas afinal, como se proteger?

Grande parte dos casos de fraudes nas redes sociais acontece por meio de links para textos, vídeos ou imagens mal intencionados que se preocupam em atrair a atenção do internauta.

A recomendação, porém, vai muito além de simplesmente não se deixar cair em tentação e inclui cuidados essenciais, como, por exemplo, contar com sistemas de proteção para o seu computador.

Felizmente, essa alternativa é facilmente encontrada na forma de um bom antivirus gratis, disponível para download em sites confiáveis como o da Bitdefender.

Responsável por emitir alertas e bloquear páginas fraudulentas, os antivírus têm a função de garantir que sua navegação torne-se ainda mais segura e tranquila, protegendo seu computador e seu perfil de contaminações e fraudes.

Fique alerta!

Vídeos engraçados, páginas desconhecidas que exigem um novo login, aplicativos suspeitos e até mesmo notícias chocantes são algumas das iscas usadas pelos hackers para contaminar perfis em redes sociais.

As fraudes são as mais variadas possíveis e se aproveitam dos momentos de distração do usuário para fazê-lo cair em golpes como o recente caso que conseguiu prejudicar usuários enganados em apenas 60 segundos no Facebook. O esquema foi bastante simples e surgiu como uma brincadeira capaz de descobrir quais de seus amigos adicionados possui um perfil fake (falso). A realidade, porém, é que ao fim do desafio, o usuário recebe uma eterna fonte de spam.

 

Imagem: Free Digital Photos.

Outras fraudes trazem promessas de lucros e benefícios, como “envie SMS gratuitos”, “saiba quem visitou o seu perfil” ou “confira fotos exclusivas”. Em comum, a maioria acaba disseminando mensagens automáticas, chamando outros usuários para o golpe. O principal risco é que, por serem enviadas por “amigos”, as mensagens ganham a confiança do internauta sem fazer esforço.

Na dúvida, pesquise informações a respeito de tais benefícios e verifique com seus contatos a procedência de certas publicações suspeitas. Assim, além de contar com a proteção de seu antivírus, você consegue se prevenir e evitar que alguma fraude aconteça.

 Este artigo é um oferecimento de Bitdefender.

About "" Has 2042 Posts

23 anos, Carioca, Criador do Portal Zoom Digital, mantém desde a epoca que possuia formato de blog, Podcaster oficial do Zoom Cast. Amante por todo tipo de tecnologia e formado como técnico de informática.

2 Responses to “Fraudes nas redes sociais: como se proteger?”

  1. Monica Baleiro disse:

    Tem inúmeras opções de antivírus e outras ferramentas, inclusive gratuitas. Estou usando um antivírus grátis muito bom chamado BAV: http://antivirus.baidu.com/pt/?referrer=bwt, que é super fácil de instalar e roda super bem.

  2. […] O uso da internet nas empresas trouxe à tona um problema que preocupa os profissionais de TI responsáveis pela segurança de dados no ambiente corporativo. Com os funcionários acessando cada vez mais as redes sociais durante o trabalho, aumenta o risco de exposição a ataques e arquivos maliciosos, como já explicamos aqui no Zoom Digital. […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *