[Fotografia] Saiba o que é o parasol e porque utilizar com suas lentes

Teste de ISO Canon EOS 80D
26/10/2017
5 dicas para fotógrafos iniciantes
13/11/2017

parasol ou lens hood, é aquele acessório que é encaixado na frente das lentes para melhorar a qualidade da imagem quando a luz utilizada (seja do sol ou artificial) está em uma posição que interfira na foto.

O que é e como funciona

Tirar fotos para registrar os momentos felizes ternou-se fácil com o passar do tempo, porém os fotógrafos profissionais ou até mesmo os amadores, notam que as imagens retratadas não têm uma resolução muito boa por possuir manchas causadas pela luz solar.

O parasol é utilizado para bloquear estas luzes solares que incidem na lente, esse acessório é encaixado ou rosqueado na ponta da câmera. Os efeitos causados pela luz artificial ou natural é o flare (reflete a luz em formato de riscos que resultam na imagem redonda do diafragma é uma mancha definida) e gler (ofusca a imagem).

O acessório confere qualidade em suas fotos, pois estes efeitos causados pela câmera são conhecidas como desleixo. Porém há exceções já que algumas fotos irão precisar desse efeito para alcançar o resultado desejado.

Ou seja, o parasol protege a lente de fragmentos de luz desnecessários. O sol ou outra fonte de luz, quando dentro ou quase dentro do quadro fotografado. Qualquer fonte de luz pode criar essas manchinhas (sol, lâmpada dentro de casa, etc.) E as manchinhas podem ter formatos diversos – podem ser redondas, pentágonos, heptágonos, etc. Veja no exemplo:

esta mancha vermelha é um “flare”
foto por Andi Weiland | ohrenflimmern.de (CC by nc)

Um flare é uma manchinha mais definida, já o glare é quando a foto inteira fica menos contrastada e um pouco lavada. Mas pouco importa os nomes: o parasol está aí para nos defender de todos eles quando for necessário. E quando a gente achar que deve, né? Afinal o defeito às vezes pode virar efeito.

E, pra completar, o parasol também protege nossas lentes fisicamente. Se você esbarrar sua câmera em algum lugar ou mesmo se ela cair, o parasol estará lá para quebrar no lugar da lente.

Tipos de parasol

Lembre-se de comprar o tipo correto de parasol para sua lente! Normalmente as de ângulo mais aberto (como uma lente 18-55mm) precisam de um parasol menor e mais aberto também, para que ele não apareça na foto. Para lentes tele-objetivas (como uma 75-300mm) é comum a utilização de um parasol mais longo. Eles podem vir em formato de flor ou cilíndrico, e normalmente as lentes mais caras já vêm com este acessório.

Veja os diferentes tipos: 

  • O que é parasol cilíndrico
  • O que é parasol tulipa ou flor
  • O que é parasol cônico
  • Proteja suas lentes
  • Profissional
  • Fabrique seu para sol

– O que é parasol cilíndrico

Possui formato cilíndrico como o próprio nome já diz, ele deve ser usado em lentes teleobjetivas de distancia focal variável com zoom, esse não irá deixar a luz interferir na imagem pode ser usado a noite, em estúdios, durante o dia entre outros lugares.

– O que é parasol tulipa ou flor

Seu designer possui dois lados opostos maiores e dois menores deve ser colocado na câmera de forma correta para que o lado maior não deixe sua foto com tarjas pretas, esse utensílios tem que ser usado em lentes grandes angulares por cobrir um angulo maior.

– O que é parasol cônico

Tem a forma de um cone é o mais indicado para usar em toycameras já que essa não possui lente padrão, alem de poder utilizar em lentes objetivas de distancia focal normal e em semi telas.

– Proteja suas lentes: O raio UV é bastante utilizado porem não é muito recomendado já que esse não protegerá sua lente de forma adequada. Use o parasol, pois ele irá proteger a lente da câmera caso ela caia, ou sem querer você passe os dedos na lente e até mesmo se passar em algum lugar não vai riscar.

– Fabrique seu para sol: Caso você seja amador e esteja sem grana para comprar um parasol, aqui vai uma dica de como fazê-lo. Pegue um copo de café descartável, corete o fundo cole com uma fita adesiva na frente de sua câmera (lente) está pronto seu utensílio experimente-o registrando paisagens naturais e momentos em família.

– Algumas câmeras ao serem compradas já vem com o parasol integrado acoplado na lente, outras acompanham em um pacote só esse objeto e pode ser encaixada ou rosqueado em sua câmera.

 

Espero que o artigo tenha ajudado e bons cliques!

Referências:

Emania

Dicas de fotografia

Fotos de shutterstock

Philipe Cardoso
Philipe Cardoso
26 anos, Advogado, Carioca, Criador do Portal Zoom Digital, mantém desde a epoca que possuía formato de blog, Podcaster oficial do Zoom Cast. Amante por todo tipo de tecnologia.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *