FLISOL 2011 | Zoom Digital : Reviews de Smartphones, Tutoriais, Notícias

FLISOL 2011

Por Joatan Fontoura
Categoria: Destaques
abr 15th, 2011
1 Comentário
674 Views

No último sábado (09/04/11) foi dia de FLISOL (Festival Latino-Americano de Instalação de Software Livre), evento o qual, ocorre anualmente, geralmente por essa época do ano (dizem que é sempre no último sábado do mês de abril, porém, pela data que estamos, podemos perceber que isso nem sempre é usado como regra).

Enfim, para os novatos no “festival” (o que seja pouco provável que os prezados leitores são, visto que é algo extremamente nerd/geek), o FLISOL é organizado pelos diversos grupos de apoio ao software livre de cada região da América Latina, tendo como principal objetivo, a difusão e o compartilhamento de conhecimentos quanto as filosofias envolvidas com essas soluções.

Portando, participei da edição do evento que ocorre aqui na cidade onde moro (Novo Hamburgo/RS), tendo como local do encontro a Universidade Feevale.

Dois pontos que chamam muito minha atenção nesses eventos são as palestras e o network.

Há quem prefere frequentar os mesmos somente para se relacionar com pessoas da área; compartilhar ideias, gostos, soluções que desenvolvem durante todo um trabalho. Nada melhor que isso para abrir os horizontes de conhecimento e expandir os laços de relação.

Bom, quanto as palestras, eu particularmente assisti duas delas, sendo que a primeira tinha como título “Utilizando Rsync como servidor de backup“, visto que gravei a mesma em vídeo, portanto, podem clicar e serão direcionados ao mesmo.

Com relação a segunda, não consegui gravar, porém, nem precisaria, pois, o assunto é tão difundido na internet que com uma simples busca no Google, diversos artigos podem ser encontramos sobre. Estou falando sobre o famoso CMS para desenvolvimento de eCommerce, Magento.

O profissional André Gugliotti ministrou literalmente uma “aula”, mostrando diversos conceitos e vantagens com a utilização do CMS em quastão. Pois, apesar do mesmo ainda ser um tando “pesadão”, necessitando de um servidor mais robusto para rodar, as vantagens em usar essa tecnologia são inúmeras. Segundo Gugliotti, você pode ter usado WordPress a vida toda, porém, no momento em que colocar os olhos no Magento, nunca mais vai voltar atrás.

André ainda destacou a imensa falta de plugins para o CMS (ei, developers!) assim como também, a grande fraqueza do mercado quanto a profissionais que trabalhem com essa ferramenta, deixando muitos entusiastas que usam a aplicação somente por hobbie com “água na boca” para entrar de cabeça nesse mundo.

Pois bem, esse é o segundo FLISOL que participo, e como veterano posso afirmar que realmente vale a participação, até porque, a entrada é gratuita e convenhamos que não existe programa melhor para um “micreiro” amante de Linux e demais soluções livres em um sábado a tarde, não é?

P.S.: Se vocês quiserem saber mais, o grupo organizador do evento aqui na cidade é o Software Livre VS e cliquem para acessar o site oficial do FLISOL na América Latina.

About "" Has 381 Posts

Estudante de tecnologias. Trabalha na área de TI, adora todo o tipo de gadgets e nas horas vagas tenta ser twitteiro e blogueiro.

One Response to “FLISOL 2011”

  1. […] foi o segundo “grande encontro” do grupo nesse ano, inclusive o primeiro relatamos aqui. Considerem também que o mesmo está sempre aberto para novos membros, mas se você é de longe e […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *