FISL 12 – Um parecer geral | Zoom Digital : Reviews de Smartphones, Tutoriais, Notícias

FISL 12 – Um parecer geral

Por Joatan Fontoura
Categoria: Destaques
jul 9th, 2011
0 Comentários
701 Views

Partindo da ideia de que todos os visitantes aqui do Zoom Digital são da área de TI e conhecem grande parte dos eventos voltados para o ramo, não vou me prender por maiores explicações sobre o FISL 12, beleza?

Tudo bem, pra ninguém comentar que estou querendo selecionar nosso público alvo e estou, o FISL é um evento anual que ocorre mais ou menos por essa época do ano, aqui no Sul do país, levando o nome de Fórum Internacional do Software Livre, encontrando-se na 12ª edição, a qual ocorreu na última semana. Deixando as brincadeiras de lado, acreditem ou não, conheço pessoas que consideram-se profissionais da área de TI, porém, nem ao menos sabem ao que se refere esse evento, visto que é um dos maiores fóruns do mundo voltados para a discussão de soluções livres, as quais, cada vez ganham mais espaço, tanto para os profissionais de desenvolvimento das aplicações, assim como os próprios usuários finais.

O FISL esse ano ocorreu entre os dias 29 de junho à 2 de julho, sendo que eu confirmo ter participado de todos os dias, exceto na quinta-feira (30/06), por motivos de trabalho e estudos.

Basicamente, o evento continua na sua estrutura original: cerca de 10 palestras simultâneas durante o dia inteiro, enquanto isso, nos diversos stands de grandes nomes como Canonical, Oracle, Serpro, Caixa Econômica Federal e Intel, ocorrem atividades em tempo integral, distribuindo muito conteúdo e o que os mais, digamos #liferules(?) curtem, brindes.

Nomes de peso para a cultura do desenvolvimento de aplicações open source (código aberto) a nível mundial estiveram entre os palestrantes presentes, entre eles não podemos nos esquecer do famoso John “Maddog” Hall, quem provavelmente mal pensa nos termos “Linux in the Brasil” e em um “piscar de olhos”, o bom Velhinho do Software Livre sai da sua morada no pequeno estado de New Hampshire nos EUA, estando mais uma vez pronto para compartilhar a “cultura livre” com os brasilieros.

Essa já é a terceira edição seguida que participo do FISL, e após todo esse tempo, quando se chega no prédio 50 da PUCRS (universidade local onde ocorre o evento), parace que uma brisa acolhedora nos chama para perto do que queremos ver.

Algo muito presente no evento também, assim como em qualquer outro de qualquer ramo, é o networking…discutir conceitos que você estudou e relembrou durante meses com pessoas que entendem perfeitamente o que você pretende fazer com aquilo tudo, é o melhor sentimento que um nerd/geek pode ter. Ou mesmo, poder trocar ideias com aquele profissional renomado que você segue no Twitter e pensou durante muito tempo que ele tinha sangue azul e não se misturava com mortais como nós. Sentir-se em casa em um evento como o FISL é muito fácil…pois, fazendo uso da expressão referenciada por muitos palestrantes, “si um manow da cumunidade” está disposto a discutir seus conceitos, todos os manos apoiam.

Contudo, uma coisa que me chamou muito a atenção nessa edição do evento, e já havia me chamado também na edição anterior é quanto ao destaque do público feminino entre os corredores do fórum. Porém, não falo daquelas meninas lindinhas que as empresas contratam para ficar sorrindo para um bando de nerds abobados como se amassem tudo aquilo (sim, porque na verdade o sonho de consumo delas é um pitboy de acadêmica, não?), mas sim das verdadeiras garotas da TI, as que realmente fazem parte da área e estão todas dispostas a adquirir conhecimento, assim como também compartilhar. E quem sabe, encontrar o nerdzinho dos seus sonhos, vai saber…

Enfim, por mais que como muitas coisas na vida não ocorrem conforme o planejado, com certeza o FISL e sua organização aprendem a cada ano que passa com seus erros…ao menos nós esperamos, mas para quem realmente sabe desfrutar de oportunidades como essa e ao mesmo tempo plantar, e porque não colher novos frutos, certamente conhece o real valor da participação em encontros assim.

* Maiores detalhes sobre o FISL 12, relatados pelo #GeekFail:

Primeiras Impressões no FISL12

Mais palestras no FISL12

E mais um FISL se acaba

P.S.: Não se iludam com os títulos criativos das postagens, mas leiam o conteúdo.

About "" Has 381 Posts

Estudante de tecnologias. Trabalha na área de TI, adora todo o tipo de gadgets e nas horas vagas tenta ser twitteiro e blogueiro.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *