FBI pode deixar mais de 300 mil usuários sem internet | Zoom Digital : Reviews de Smartphones, Tutoriais, Notícias

FBI pode deixar mais de 300 mil usuários sem internet

Por Joatan Fontoura
Categoria: Internet
jul 9th, 2012
1 Comentário
732 Views

Não é de hoje que o pessoal do FBI está trabalhando contra os criminosos e criadores do malware DNS Changer. Em uma investigação que já durava mais de dois anos, em novembro de 2011, as autoridades prenderam um grupo de hackers estonianos que faziam parte da organização responsável pela praga virtual.

Para ter acesso a internet, todos os dispositivos precisam passar por um servidor DNS (Domain Name System), o qual tem a função de converter domínios para endereços de IP (Internet Protocol). Por exemplo, facilitando a vida dos usuários, quando você quer acessar o Zoom Digital, por exemplo, você digita www.zoomdigital.com.br, contudo, o DNS converte nosso domínio para um endereço de IP relacionado aos nossos servidores de hospedagem, dessa forma, carregando os dados do site no navegador. Os computadores infectados com o DNS Changer continuam sendo tratados da mesma forma (convertendo domínios em endereços de IP), contudo, os hackers implementaram servidores DNS trabalhando para que os usuários que digitassem o endereço de determinado site, fossem direcionados a um “site falso”, com a mesma aparência do verdadeiro, mas com funções relacionadas ao roubo de informações pessoais. A prática foi fortemente aplicada nos sites de banco, facilitando o roubo de informações no momento em que os usuários navegassem por seu suposto internet banking. Estimativas acreditam que os criminosos arrecadaram cerca de US$ 14 milhões de dólares com as fraudes.

Com a prisão dos envolvidos conforme comentado acima, o FBI gerenciou uma solução paliativa, substituindo os servidores DNS usados pelo DNSChanger por servidores seguros. Mas perante uma ordem contratual, determinando que o funcionamento desses servidores deve ocorrer até hoje (09/07/12), durante essa madrugada o FBI estará desativando esses equipamentos, deixando assim os usuários ainda infectados sem conexão com a internet.

Resolvendo definitivamente o problema, o FBI indica a visita em uma área específica do seu site, na qual é possível realizar um diagnóstico verificando a presença do problema, assim como também o acesso as instruções iniciais para correção. As desenvolvedoras de antivírus também estão preparadas para tratar o problema, portanto, se a base de dados de seu antivírus está atualizada, uma varredura pode ajudar.

Uma publicação em vídeo sobre o assunto pode ser assistida clicando aqui.

Fonte: Gizmodo, Info Online e Mundo Wireless
Imagem: www.batiburrillo.net

About "" Has 381 Posts

Estudante de tecnologias. Trabalha na área de TI, adora todo o tipo de gadgets e nas horas vagas tenta ser twitteiro e blogueiro.

One Response to “FBI pode deixar mais de 300 mil usuários sem internet”

  1. Hellen disse:

    Nice blog right here! Also your web site rather a lot up fast!
    What host are you using? Can I am getting your affiliate
    hyperlink to your host? I want my web site loaded up as quickly as yours lol

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *