Exploração em falha de pesquisa do Google infecta 3 mil sites | Zoom Digital : Reviews de Smartphones, Tutoriais, Notícias

Exploração em falha de pesquisa do Google infecta 3 mil sites

Por Philipe Cardoso
Categoria: Tecnologia
maio 17th, 2009
17 Comments
486 Views

Novamente por aqui Gustavo Cristófori, a minha campanha está de pé ainda cada dia mais noticias sobre falhas, brechas e quedas nos serviços do Google são noticiadas todas as semanas, será que o gigante não era tudo isso ou será apenas uma nuvem negra?

Aproveitando desta brecha é mostrando links com programas malicioso, alerta o Grupo de Respostas a Emergências de Computadores dos Estados Unidos “CERT” na tarde da segunda-feira (18/05).

A empresa de segurança ScanSafe afirma que o volume de sites afetados que antes eram 800 agora chegam a 3 mil, o CERT alerta o novo ataque se intensificou nos últimos dias e pode ser identificado em diversos sites legítimos. A ameaça explora falhas em softwares da Adobe para instalar um programa mal intencionado na máquina da vítima, usando arquivos em Flash ou PDF infectados.

cadie-conficker-virus-google Ao infectar o PC, o programa rouba as senhas de acesso ao FTP (Protocolo de Transferência de Arquivos) e as usa para se espalhar. Além disso, o software sequestra o navegador do sistema infectado e substitui resultados de buscas no Google por links escolhidos pelos invasores.

O ataque foi apelidado de Gumblar por utilizar o domínio ‘Gumblar.cn’, embora tenha sido renomeado na segunda-feira. No ano passado, enquanto o Gumblar registrou 10 mil ataques, uma solução é estar com o sistema atualizado diminuindo a chance de sofrer o ataque ou rs… usar o serviço de busca do Yahoo.com.br.

VIA ScanSafe

About "" Has 2042 Posts

23 anos, Carioca, Criador do Portal Zoom Digital, mantém desde a epoca que possuia formato de blog, Podcaster oficial do Zoom Cast. Amante por todo tipo de tecnologia e formado como técnico de informática.

17 Responses to “Exploração em falha de pesquisa do Google infecta 3 mil sites”

  1. LoRd GABM (George Mello) disse:

    Realmente preoucupa um pouco esses ataques do google,mas penso (e rezo para isso!) que seja uma nuvem passageira…ou será uma macumba da microsoft?

    LoRd…

  2. Bruno Araujo 23 anos Olinda PE disse:

    Tá mais pra macumba mesmo kkkk

    Eu acho que pro “pouco” tempo que a google está no mercado e pela quantidade de usuários que usa seus serviços é normal acontecer, mas logo passa.

  3. Nãooo rsrs Correrei o risco de ser atacado não gosto da busca do Yahoo, acho os resultados do Google muito mais confiáveis e semelhantes ao que procuro.

  4. Marco disse:

    O malware seqüestra as páginas do navegador e a culpa é do Google? Tenha santa paciência. :roll:

  5. Marco disse:

    É impressionante como distorcem as notícias. Se foi um erro de tradução sugiro que demita o (ir)responsável antes que o Google entre com um processo por calúnia.
    http://www.vnunet.com/vnunet/news/2242317/gumblar-attack-explodes-web

  6. Marco disse:

    Está tudo distorcido. Corrijam a notícia, por favor:
    http://www.vnunet.com/vnunet/news/2242317/gumblar-attack-explodes-web
    A falha não é do Google.

  7. Marco, a culpa real nao é do Google assim como falhas no Windows dando brechas não é culpa da Microsoft, sempre será sim culpa dos mau intencionados.

    Mas o que o post referencia é que o Google se mecha para corrigir este tipo de falhas, isto sim está ao alcance de todas as empresas.

    Porque impedir o cracker de disseminar virus ngm vai.

  8. Gustavo Cristofori disse:

    Marcelo acho que vc deve ta um pouco fraco de interpretação de texto, em momento algum coloquei o Google como sendo o culpado pelas falhas, o intuito do post é deixar os usuários cientes disso.

    A falha no mecanisco de pesquisa do Google deixou essa brecha, a falha por si é de outras empresas só que o que queremos é alertar e que o Google tome alguma providencia.

    Não estou aqui para defender essa ou aquela empresa seja qual for e o seu tamanho, toda e qualquer brincadeira com empresas que fazemos é puramente humor. 😛 Por isso eu amo a matemática que 2+2/2=3 e o Português deixa a interpretação do texto e pode haver falha por parte das pessoas.

  9. Paulo disse:

    Quem foi o abençoado que postou issow Merece uma demissão, Noticia totalmente distorcida e mau interpretada.

    Olha o título da noticia:
    Exploração em falha de pesquisa do Google infecta 3 mil sites

    O que o google tem a ver com uma falha nos produtos da adobe?

    Pelo amor de Deus, é por isso que sites como este merecem pontos negativos, por ter pessoas que escrevem sem nem saber o que está escrevendo.

    Vai merecer um post no meu blog:
    http://www.prsolucoes.com/blog

  10. Gustavo Cristofori disse:

    Senhores perfeuitos, usem de bom tom as palavras que falam, se acham que está errado este post e quem criou deve ser demitido tem um noticia de um site pouco famoso dizendo a mesma coisa demitam ele tbm

    http://idgnow.uol.com.br/seguranca/2009/05/19/ataque-que-explora-buscas-no-google-infectou-3-mil-sites-diz-securescan/

    Não to aqui para puxar o saco de ninguém muito menos sair criticando e dando uma de o melhor do mundo o expert então.

    E não é falha só do produto da ADOBE O GOOGLE PERMITE RODAR SCRIPS MALIOSOS, SEU SISTEMA DE BUSCA TEM ESSA FALHA.

  11. Gustavo Cristofori disse:

    http://blog.scansafe.com/journal/2009/5/18/gumblar-a-botnet-of-compromised-websites.html

    http://idgnow.uol.com.br/seguranca/2009/02/27/crackers-exploram-google-trends-por-ataques-baseados-em-assuntos-populares/

    Só para não falar que eu to falando uma empresa de segurança fala isso e sites prestigiados confirmam a noticia e agora eu que pago o pato…

    “Se não pode ajudar quem necessita com as mãos não atrapalhe com a lingua” 👿

  12. Anônimo disse:

    👿

  13. Que isso tanto pro gustavo como pra rapaziada não precisam ser hostis.

    Recebemo comentários ruins o dia todo por sorte os bons são maiores :mrgreen:

    No Fight here ok?

  14. Paulo disse:

    Não precisa ser nenhum expert para ler um pouco mais e interpretar de forma correta uma notícia.

    Se não consegue interpretar uma notícia e escrever sobre ela da forma correta, melhor não escrever nada do que sujar a mente de quem é leigo no assunto.

    O título não condiz com o o conteúdo, e o conteúdo não condiz com a realidade, ai complica né?

    Ninguém é perfeito, mas falar uma besteira dessa sem menos saber do que está falando acaba levando mesmo.

    Já que você postou esse link sobre o uso do Google, o Google assim como o Firefox tem recursos que tentam te avisar de sites que contém tais ameaças, mas o que eles podem fazer se eles possuem o melhor mecanismo de busca e infelizmente entregam dados de estatisticas para aqueles que usam de boa fé e mesmo assim existem os ‘espertinhos’ que tentam usar isso de má fé?

    Seria como julgar que no mundo não poderia haver mais armas pois os bandidos também à usam 🙁 O que podemso fazer se os próprios policiais as vendem?

    Então não podemos culpar o Google por indexar um site malicioso que ainda não foi descoberto por eles, pois quando descobrem com certeza eles te mostram na busca que aquele site não é confiável.

    É melhor pesquisar-mos antes do que falar besteira, ou você acha que o Google está de braços cruzados quanto a isso tudo?

  15. Paulo disse:

    Ah e outra coisa,

    A notícia do IDG é:
    Ataque que explora buscas no Google infectou 3 mil sites, diz SecureScan

    A sua é:
    Exploração em falha de pesquisa do Google infecta 3 mil sites

  16. Gustavo Cristofori disse:

    Não vou aqui ficar debatendo ou explicando a noticia foi invetada não, agora se vc acha que a chamda não tem nada haver com o tema ok critica válida em minha opinião eu discordo então fica como uma canelada.

    Muito grato por cada comentário me motivou a pesquisar mais sobre erros e falhas quem sabe eu acho um erro do “Google” final de semana terei tempo habil para isso já que minha vida profissional está bem corrida e não me resta muito tempo para colaborar ou criticar algo.

    Peço colaboração de quem queira ajudar essa resolução da mesma forma uma noticia sobre o uso do ODF pelo Office que já ouvi falar que é jogada da Microsoft assim que apurado postarei de novo esse assunto ou qualquer outro que eu venha a falhar ou não ser claro.

    P.S: Não to falando da grandeza do google ou se ele é culpado por isso ou aquilo os fatos estão ai para serem noticias da mesma forma que muita gente desce a lenha em um serviço de banda larga que as vzs para o DNS eu procuro dar uma solução e não ficar só descendo a lenha se não posso ir lá no serviço e ajudar a mexer no DNS.

    Forte abraço e muiiiittissimo obrigado por cada comentário de apoio ou não mexer com google é assim, que seria de cada coisa sem os fãs.

  17. Paulo disse:

    Olá amigão,

    O sentido de minhas críticas não é p você se abatar e sim para você prestar atenção mais um pouquinho só no que escreve pro pessoal ler, pois acaba falando o que não é verdade.

    Mas de resto, seu trabalho é excelente, eu é que agradeço pelas informações passadas por você, só desabafei pois estou cansado de ver lixo na web.

    Eu também não tenho tempo para ficar aqui debatendo, afinal os clientes de minhas empresa me esperam.

    Mas continua nessa força cara, seu trabalho é sempre bem vindo, só precisa dar uma analisada antes de postar.

    E aprenda com críticas, se não houvesse críticas você seria sempre o mesmo e faria sempre os mesmos erros, nunca você ouvirá somente o que quer ouvir, mas sim, aquilo que vai levar você a ser alguém melhor, aprenda com seus erros, você não é perfeito, e todos aqui com certeza só querem te ajudar.

    Fique na paz do Senhor.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *