Estatísticas do IRPF 2013 | Zoom Digital : Reviews de Smartphones, Tutoriais, Notícias

Estatísticas do IRPF 2013

Por Joatan Fontoura
Categoria: Destaques
maio 4th, 2013
0 Comentários
888 Views

O período do clássico acerto de contas dos brasileiros com a Receita Federal enfim acabou. A expectativa da entidade era receber cerca de 26 milhões de declarações até a última terça-feira (30/04/13). O resultado passou um pouco do esperado, pois foram recebidas 26.034.621 declarações, graças a sorte dos 5 milhões de contribuintes que até o fim da tarde de segunda-feira (29/04/13) ainda não haviam enviado suas declarações. No ano passado foram recebidos 25.244.122 formulários. A regra para quem não entregou é clara, R$ 165,74 reais de multa ou 20% do valor referente ao imposto devido, prevalecendo o maior valor. A partir das 8 horas da última quinta-feira (02/05/13) já estava liberado o envio das retificações, podendo utilizar o mesmo aplicativo disponibilizado anteriormente no site da Receita Federal, referente ao IRPF 2013, sendo que pra quem já havia instalado, não necessita a reinstalação como nos anos anteriores, pois a aplicação já está adequada ao processo.

irpf_2013

Mesmo que disponibilizado durante o período de envio dos formulários, 7.361 contribuites utilizaram o m-IRPF para transmitir suas declarações utilizando dispositivos móveis, como smartphones e tablets, rodando tanto Android quanto iOS. A média de uso entre os sistemas operacionais nesses aparelhos ficou em 49% para Android e 51% para iOS.

Desde 2011 quando o modelo em papel foi abolido, a única forma de enviar a declaração sem utilizar a internet é através de disquetes, que devem ser entregues nas agências da Caixa Econômica Federal ou Banco do Brasil. Em 2012, 552 contribuintes enviaram seus formulários dessa maneira, já nesse ano, apenas seis gaúchos aderiram a mídia para gravar e disponibilizar seus dados. Não existem previsões para o fim das entregas através dos disquetes, mesmo considerando o fato que nós gaúchos, sendo conservadores como somos, vamos sentir falta, alguns arriscam dizer que esse foi o último ano que essas mídias foram aceitas.

Fonte: Agência Brasil, Baguete, Info Online e Zero Hora

About "" Has 381 Posts

Estudante de tecnologias. Trabalha na área de TI, adora todo o tipo de gadgets e nas horas vagas tenta ser twitteiro e blogueiro.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *