E se você tivesse um telefone mágico? | Zoom Digital : Reviews de Smartphones, Tutoriais, Notícias

E se você tivesse um telefone mágico?

Por Philipe Cardoso
Categoria: Tecnologia
nov 24th, 2009
4 Comments
516 Views

Imagens do HTC Hero

logoandroidAté um tempo atrás o mercado de celulares era dominado pelo windows mobile e symbian. Desde o lançamento do iPhone, este tem se tornado um objeto de desejo e tem consolidado o celular como algo ‘Cool’. Ter um iPhone é um símbolo de status e cada vez mais significa estar na moda. As aplicações para o iPhone são vitais nas grandes campanhas de marketing, principalmente nos EUA onde o número de aparelhos é muito grande.

Parecia que uma única empresa, dominaria o mercado de celulares definitivamente. Entretanto, surgiu uma nova opção que já tem mostrado que veio para ficar.

Cada vez mais as pessoas vão se acostumando a ver em todo lugar a simpática figura de um pequeno robô. Longe de ser uma campanha em massa da continuação de StarWars, esse robô é o logotipo do Android, a nova plataforma que promete não apenas brigar com o iPhone, mas dominar amplamente o mercado de celulares. Exagero? Não. Acontece que o Android nasceu de uma aliança de mais de 50 empresas gigantes do setor, como a Motorola, Dell, Telefonica, Sony Ericsson e HTC, entre outras, lideradas simplesmente pela Google.

Essas empresas formaram a Open Handset Alliance (OHA) com o propósito de definir uma plataforma única e aberta para celulares.

No site da OHA tem um texto que nos faz entender o que é essa aliança. Eis a tradução de um trecho do texto:

“Hoje, existem 1,5 bilhões de TV’s no mundo e 1 bilhão de pessoas tem acesso à internet. No entanto, quase 3 bilhões de pessoas têm um telefone celular, tornando o aparelho um dos produtos de consumo mais bem-sucedidos do mundo. Dessa forma, construir um aparelho celular superior melhoraria a vida de inúmeras pessoas em todo o mundo. A Open HandSet Alliance é um grupo formado por empresas líderes em tecnologia móvel que compartilham essa visão para mudar a experiência móvel de todos os consumidores”.

Ou seja, a missão deles era produzir um aparelho muito superior, não só em tecnologia, mas em termos até de conceito, que alterasse para sempre a nossa experiência. O vídeo que apresenta a OHA tem o título “If I had a magic phone? ( E se eu tivesse um telefone mágico? ). No vídeo, crianças falam sobre o que o telefone dos sonhos faria. O primeiro garotinho diz: ‘se eu tivesse um telefone mágico, ele me levaria a lua’.

O Android inclui um sistema operacional (baseado em linux), com aplicativos-chaves e um middleware (linguagem de programação) para desenvolvimento de aplicativos sem fronteiras. Os principais fabricantes como Samsung, HTC e Motorola já lançaram inclusive no Brasil aparelhos Android com tecnologia de ponta.

Você que ainda não sabia nada, ou quase nada sobre o Android pode estar se perguntando coisas do tipo: ‘onde eu compro um?’ ,’Qual modelo escolher?’,  ‘Quais vantagens eu terei?’, ‘que operadora vende?’, ‘quais tipos de aplicativos terei disponível?’, ‘Devo comprar um aparelho com a versão 1.6 ou esperar pelo 2.0?’, ‘O Android só roda em celulares?’ ou mesmo: ‘Qual caminho trilhar para me tornar um desenvolvedor de aplicações para o Android?’

São essas e outras questões que vamos responder nos próximos posts. Fique ligado, pois além dessas respostas também traremos notícias e números sobre o avanço dos Droid’s na face da Terra.

Se você é desenvolvedor ou deseja se tornar um desenvolvedor de aplicações móveis, ou mesmo  acompanhar o mercado de mobile marketing, não deixe de acessar o meu blog pessoal (www.alexandreparreira.com.br).

About "" Has 2042 Posts

23 anos, Carioca, Criador do Portal Zoom Digital, mantém desde a epoca que possuia formato de blog, Podcaster oficial do Zoom Cast. Amante por todo tipo de tecnologia e formado como técnico de informática.

4 Responses to “E se você tivesse um telefone mágico?”

  1. […] Clique aqui para ler o post […]

  2. Muito interessante este post.

    Não coloca o Android acima do IPhone, mas fala do melhor: A aliança entre os fabricantes para se ter um sistema único. Para eles mesmo isso é uma grande vantagem, pois não terão que convencer aos consumidores que o “novo” celular deles é o melhor do mundo.

    A corrida agora será por tempo de uso de bateria, qualidade de tela, enfim: Hardware.

    E isso abre um grande espaço para nós, desenvolvedores.

    Parabéns pelo post.

    Adriano Ribeiro
    http://www.play3g.com.br

  3. […] Links: Introdução ao Android: E se você tivesse um telefone mágico? […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *