E como foi o lançamento do iPhone 5? | Zoom Digital : Reviews de Smartphones, Tutoriais, Notícias

E como foi o lançamento do iPhone 5?

Por Joatan Fontoura
Categoria: Apple
set 15th, 2012
2 Comments
1989 Views

Talvez seja um tanto redundante falar sobre as características principais da sexta geração do smartphone da Apple, o iPhone 5, lançado no evento de apresentação de novos produtos promovido pela empresa durante a última quarta-feira (12/09/12). Até porque, a maioria dos blogs, colunas e afins que expressam suas opiniões sobre tecnologia estão comentando sobre o lançamento, e provavelmente você, nosso leitor, já conhece as especificações técnicas do aparelho, contudo, não faria sentido escrever esse artigo sem citar as mesmas.

Dessa forma, o iPhone 5 é equipado com um processador A6 com dois núcleos de processamento, possuindo o dobro do desempenho quando comparado ao A5 (processador usado na versão anterior do smartphone), a resolução empregada na tela do modelo é de 1136 x 640 pixels habilitados agora em uma tela maior com 4 polegadas. Essa versão do dispositivo está medindo 123,8 mm (comprimento) x 58,6 mm (largura) x 7,6 mm (espessura) e pesando 112 gramas, o que faz o aparelho ser considerado 18% mais fino e 20% mais leve quando comparado com a versão anterior. A câmera traseira do aparelho possui 8 megapixels, capacidade para gravar vídeos em 1080p (Full HD), dispondo de filtro infravermelho, modo dinâmico para pouca luz e recurso para adequação em fotos panorâmicas (sem a necessidade de um aplicativo adicional), sendo que conforme a Apple, essas imagens podem chegar na resolução de 28 MP. A câmera frontal possui 1.3 MP, podendo capturar filmes em até 720p. Nessa nova versão, o iPhone recebeu uma mudança notável, migrando da antiga conexão para cabo de dados com 30 pinos para um conector 80% menor, agora com apenas 8 pinos. A entrada para fones de ouvido mudou de posição, agora ela fica na base do aparelho, ao lado do Lightning, a nova entrada para o cabo de dados. A partir dessa versão, o aparelho possui um microfone adicional, sendo que um fica na base, outro na frente e o terceiro na parte traseira. A Apple comentou que a gestão de energia passa a ser mais eficiente no novo modelo, sendo que o aparelho suporta 8 horas de duração da bateria com navegação em redes 3G ou 4G, 10 horas quando conectado através do Wi-Fi e 40 horas de execução de música.

O aparelho chegará nas lojas rodando a mais recente versão do sistema operacional da empresa, o iOS 6, que traz uma mudança no sistemas de mapas, pois agora a função é atendida por um sistema desenvolvido pela própria Apple, descontinuando o suporte nativo ao Google Maps. A assistente virtual Siri ainda não possui suporte ao idioma português, portanto, mais uma vez os brasileiros vão ter que aguardar ou continuar interagindo com a ferramenta por intermédio do inglês.

A questão referente a mudança nos mapas é um ponto extremamente negativo para os brasileiros, pois, o serviço praticamente não vai funcionar no país, considerando que a Apple apresentou prioridades a diversos países da Europa, além de EUA, claro. Os brasileiros serão privados de recursos como informações de tráfego, navegação curva a curva através do GPS, além do novo recurso que será a visualização de estruturas e prédios em 3D, contudo, esse último estará disponível somente para os usuários americanos. Os brasileiros poderão apenas usar recursos como buscas locais dentro do mapa, cálculo de rotas, imagens via satélite e o mapa simplificado, carregado em um padrão vetorizado.

É importante lembrar que os usuários que possuem versões anteriores do iPhone, assim como do iPod Touch, poderão atualizar seus aparelhos a partir do dia 19 de setembro, através do download gratuito na Apple Store pelo próprio iTunes, podendo aderir todas as mudanças de software ao sistema, o que não são nada muito relevantes e infelizmente incluindo a alteração do sistema de mapas também.

Referente ao novo padrão do conector, o Lightning, certamente alguns usuários sofrerão com a falta de compartibilidade com aparelhos que trabalham com o padrão antigo de 30 pinos, como dockstations, cabos universais e mesmo a conexão presente em alguns modelos de carros. Segundo a Apple existirão adaptadores para conter o problema, acrescentando ainda que o custo dos mesmos poderá variar entre $ 29 e $ 39 dólares. Porém, não existem garantias de que isso será uma solução funcional e a própria empresa esclarece que a adaptação pode não funcionar em determinados dispositivos.

A Apple afirma que a nova versão do seu aparelho atingiu o marco de smartphone mais fino no mundo. Mas existem controversas sobre essa informação, e outras empresas já anunciaram que possuem modelos mais finos que o iPhone. Determinados detalhes nas carcaças, como relevos, ainda deixam os especialistas em dúvida para demominar qual seria realmente o smartphone mais fino, dessa forma, podemos dizer apenas que o iPhone 5 pode estar entre eles.

O aparelho oferece suporte a redes 4G, contudo, não existem perspectivas para o funcionamento do recurso no Brasil, até porque, a tecnologia ainda não alavancou no país e mesmo que já estivesse em pleno funcionamento, a frequência que o 4G do iPhone 5 trabalha (700 a 2100 Mhz) é incompatível com a frequência adotada pela regulamentação brasileira (2,5 Ghz), ou seja, mesmo que mais tarde o 4G brasileiro inicie seu funcionamento, provavelmente será impossível navegar com o aparelho usando essa modalidade, suportando apenas a conexão 3G.

Outro fator que poderia influenciar na compra do aparelho por brasileiros é o uso dos Nano SIM Cards, considerando que esse é o padrão de SIM Card adotado pelo iPhone 5, diferente do iPhone 4S que suporta o padrão Micro SIM Card, enquanto a maioria dos aparelhos trabalha com os Mini SIM Cards. Contudo, tentando atender essa necessidade, a Vivo informou que nos próximos dias já estará disponibilizando a venda de chips empregando esse padrão, inclusive algumas fontes cometam que determinadas lojas da operadora estão oferecendo o novo chip já a partir desse fim de semana. A Vivo divulgou que os preços estão em torno de R$ 10 reais. Quanto as outras operadoras, a maioria já informou que estão providenciando a venda de  SIM Cards nesse padrão.

Preços do aparelho na Apple Store Online Canada (http://store.apple.com/ca)

Diversas críticas foram feitas quanto o aparelho, alegando que falta inovação, além das mesmas questões que sempre são levantadas após um lançamento, principalmente da Apple. Porém, a empresa iniciou a pré-venda ontem (14/09/12) pelo site e apenas uma hora mais tarde da abertura do período, todo o estoque oferecido estava esgotado, levando a operadora a adiar a entrega dos pedidos para duas semanas mais tarde, sendo que a mesma ocorreria no dia 21 e agora vai ocorrer apenas no dia 28 de setembro. Com isso, não fica difícil prever mais um sucesso de vendas. O início oficial das vendas dos aparelhos nas lojas físicas está previsto para o próximo dia 21 de setembro, inicialmente disponível em países como Estados Unidos, Canadá, Grã-Bretanha, França, Alemanha, Austrália, Japão e Singapura. Nos EUA os preços dos aparelhos vinculados aos planos oferecidos pelas operadoras locais vão assumir a tabela usada antes pelo o iPhone 4S, ou seja, $ 199 dólares pelo modelo de 16 GB, $ 299 dólares pelo de 32 GB e $ 399 dólares pelo de 64 GB. Caso o aparelho seja adquirido desbloqueado nos EUA, os preços ficam em torno de $ 650 dólares na versão inicial.

Ainda não existem previsões para a chegada oficial do aparelho nas lojas brasileiras, mas alguns analistas alertam que provavelmente isso vai ocorrer entre o fim de outubro e inicío de novembro.

Fonte: Exame, G1 Tecnologia, Tech Tudo e Veja

About "" Has 381 Posts

Estudante de tecnologias. Trabalha na área de TI, adora todo o tipo de gadgets e nas horas vagas tenta ser twitteiro e blogueiro.

2 Responses to “E como foi o lançamento do iPhone 5?”

  1. […] ultima semana a Apple finalmente lançou o tão aguardado iPhone 5 e como não poderia deixar de ser, sua arqui-inimiga Samsung não deixou por menos e lançou uma […]

  2. […] a própria Apple já havia divulgado e atráves de uma postagem sobre o recente lançamento da empresa quando registramos as informações, ontem (21/09/12), diversas Apple Stores e estabelecimentos parceiros espalhados pelo mundo […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *