E a vitória foi da maioria, até agora | Zoom Digital : Reviews de Smartphones, Tutoriais, Notícias

E a vitória foi da maioria, até agora

Por Joatan Fontoura
Categoria: Diversos
jan 22nd, 2012
0 Comentários
509 Views

Me corrijam se eu estiver errado, mas acho que até então, a internet nunca havia passado por momentos tão críticos como os que passamos na última semana. Tudo devido as medidas propostas pelo governo americano, tentando basicamente combater a pirataria na rede, trazendo com isso, mais um monte de represálias perante a situação.

Desde que comentamos essas questões, em uma postagem publicada na última semana, algumas coisas mudaram, e talvez tenhamos boas novas para contar.

Ainda no dia 19/01/12, o site de compartilhamento de arquivos mais popular na internet, o Megaupload foi retirado do ar por autoridades do FBI. A ação foi levada ao entendimento como uma prévia da forma que seria o funcionamento das regras com as medidas SOPA e PIPA, se fossem colocadas em prática. Consequentemente, os responsáveis legais pelo site também foram detidos, acusados de lavagem de dinheiro. Entre eles estava seu fundador, Kim Dotcom, conhecido também como Kim Schmitz.

A repercussão foi tão grande perante o mundo todo devido ao ocorrido, que mais uma vez o famoso grupo hacker Anonymous entrou em ação. Ataques a diversos sites do governo americano, empresas da indústria fonográfica no país, inclusive endereços brasileiros e de outros países que afirmavam apoiar as medidas americanas, relataram alterações em suas páginas, devido aos ataques realizados pelos ativistas. O Anonymous realizou diversas ameaças, tentando amendrontar os criadores das “futuras leis da internet”, entre elas estava o fato de ter descoberto dados pessoais de autoridades do FBI.

Devido a toda repercussão ocorrida, um dos idealizadores dos projetos de lei discutidos, Lamar Smith, confirmou o arquivamento das medidas, comentando que analisando melhor as informações, concluiram que realmente os projetos perante os casos de pirataria online precisam ser revistos.

Contudo, devemos destacar o esforço de todos os que não demonstraram aceitação quanto as novas regras, e salientar mais uma vez, de fato, que a pirataria não é uma ação legal, mas alterar uma cultura que já está consolidada como a internet de hoje para suprir essa necessidade, não é o caminho correto. Existem alternativas muito mais viáveis, como já foi citado, portanto, se algum parlamentar está realmente preocupado com o que a indústria, diga-se, produtora de conteúdo está perdendo com a internet da forma que encontramos ela, pense em uma solução inteligente, e não em medidas retrógadas e mal formuladas como as que foram apresentadas nos últimos dias.

Fonte: G1 Tecnologia e Geekverse

Fonte da imagem: techyzilla.blogspot.com

About "" Has 381 Posts

Estudante de tecnologias. Trabalha na área de TI, adora todo o tipo de gadgets e nas horas vagas tenta ser twitteiro e blogueiro.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *