Philipe Cardoso 30 anos, Carioca, Criador do Portal Zoom Digital, mantém desde a época que possuía formato de blog, Podcaster do Zoom Cast. Amante por todo tipo de tecnologia.

Dicas para melhorar o tempo de carregamento do site

2 min read

índice

Quantas vezes você desistiu de acessar um conteúdo online porque a página demorou a carregar? No mundo digital, a velocidade de carregamento do site é mais do que uma necessidade, é um fator de sobrevivência de uma loja virtual, blogs e websites. A cada ano os usuários está menos pacientes. Pesquisa realizada em 2014 pela TNS mostrou que 51% dos consumidores aceitavam esperar mais de dois segundos para uma página carregar. Cinco anos antes, o percentual era de 63%.

 shutterstock_210853342

Portanto, qualidade de conteúdo e design são fundamentais, mas na prática, de nada adianta estar tudo perfeito, se o tempo de carregamento do site não for considerado rápido pelos usuários. Além de uma boa experiência de navegação, um site que abre rapidamente tem mais visitantes e mais chances de fechamento de vendas. O mesmo estudo ainda revelou que 22% dos usuários nunca mais retornam a um site se encontram algum problema.

Conheça os planos de hospedagem

A lentidão no carregamento de uma página pode ocorrer por vários motivos. A escolha da hospedagem do site é uma das principais. Conheça os planos de hospedagem das empresas e saiba a diferença entre eles. Se seu site crescer, ganhar mais acessos e ficar mais pesado, você vai precisar de um plano mais robusto, caso contrário seu site pode demorar a carregar. Na hora de escolher a empresa de hospedagem você deve ficar atento ao espaço e tráfego oferecido. Mas não apenas a estes elementos. É preciso se certificar que os dados estarão seguros e disponíveis 24 horas.

Algumas empresas de hospedagem se comprometem a oferecer serviços ininterruptos. Os planos oferecidos pela Infolink, por exemplo, oferecem 99.9% de tempo de operação garantindo, com suporte garantido 24 horas por dia, 7 dias por semana durante os 365 dias do ano.

Além da hospedagem, outros fatores influenciam no tempo de carregamento. Fotos muito grandes e pesadas podem comprometer o desempenho e não trazer benefício algum para seus clientes. Uma ótima dica para combater a lentidão de carregamento é ter mais de um servidor. Um deles deve ser apenas para o banco de dados e o outro para o conteúdo da sua página. No caso das lojas virtuais, essa medida evita que nas campanhas promocionais, a plataforma fique sobrecarregada e simplesmente haja problemas na efetivação de compras. Problemas com WordPress ou com o sistema de cache podem prejudicar seu site, bem como um número excessivo de requisições ao servidor.

Descobrir qual é a velocidade de abertura de página do seu site é o primeiro passo para descobrir se ele está realmente lento. Uma dica gratuita, mas que faz toda a diferença é utilizar o Google Analytics. Dentro do menu Content clique em Site Speed e depois Page Timing. Em apenas três cliques, você poderá ter uma noção de quanto tempo os usuários estão tendo que aguardar para acessar o conteúdo da sua página virtual. Confira também algumas ferramentas com as quais você pode monitorar e mensurar a velocidade de abertura das páginas do seu website:

Page Speed Server

Essa ferramenta irá facilitar bastante sua vida de forma simples e gratuita. Ela possibilita que o cache da sua página seja distribuída automaticamente por diversos servidores do Google. Dessa forma, seu site será otimizado em diversos pontos como imagens, HTML, Javascript e CSS.

PageSpeed Insight

Também criada pelo Google, essa ferramenta mostra como está o desempenho do carregamento do seu site tanto nos dispositivos móveis quanto no desktop. A avaliação é de 0 a 100. Além disso, essa tecnologia gratuita ainda apresenta soluções para os quesitos em que sua página não se saiu bem.

Pingdom Website Speed Test

Se você quer um relatório completo sobre a conectividade do seu site, essa é a ferramenta ideal. O tempo que as páginas levam para carregar, todas as requisições solicitadas e o tamanho dos arquivos do seu website são exibidos. Dessa forma, você pode ter noção de como está o desempenho e melhorá-lo se for o caso.

Web Page Test

A partir de gráficos, essa ferramenta revela como está o tempo de carregamento de cada página do seu site. As requisições e bytes também são mostradas nos resultados. O teste é feito de forma simples. Basta incluir a URL, o local e o browser. Depois é só aguardar alguns segundos que a análise completa irá aparecer.

Web Page Analizer

A proposta dessa ferramenta é aumentar a velocidade de seu site e também o tráfego. Ela calcula o tempo de carregamento, o tamanho do site e dos elementos que contidos. Análises e recomendações são mostradas junto com os resultados. Mas, o limite do Web Page Analizer é 3000000 bytes. Ou seja, só não conseguiria fazer análise de um portal de notícias sem otimização, por exemplo.

Philipe Cardoso 30 anos, Carioca, Criador do Portal Zoom Digital, mantém desde a época que possuía formato de blog, Podcaster do Zoom Cast. Amante por todo tipo de tecnologia.

2 Replies to “Dicas para melhorar o tempo de carregamento do site”

  1. Outra ferramenta totalmente em português pra testar a velocidade do site é o http://testedeperformance.com/. Além do teste também é possível já começar a melhorar a velocidade das páginas. Merece entrar como referência. Abraço!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *