Dica: Resetando as senhas do Windows com um Live CD do Linux | Zoom Digital : Reviews de Smartphones, Tutoriais, Notícias

Dica: Resetando as senhas do Windows com um Live CD do Linux

Por Joatan Fontoura
Categoria: Curiosidades
abr 16th, 2011
2 Comments
4654 Views

Essa semana me deparei com um problema, durante meu expediente de trabalho na empresa, que provavelmente muitos de vocês já encontraram pela frente.

Pois bem, eu tinha como tarefa retirar uma estação com Windows 7 Professional da rede “externa”, vasculhar o sistema em busca de possíveis arquivos que os antigos usuários da máquina poderiam precisar (backup) e efetuar o downgrade do sistema operacioal para Windows XP Professional, para depois então, inserir o host no domínio (rede corporativa).

Beleza!

Nada de complicado…

Inicializo o SO e quando me deparo com a tela de “boas vindas” para selecionar o usuário, verifico que o mesmo possui senha.

Tudo bem, sem problemas! Eu poderia simplesmente ligar para a pessoa e perguntar a senha, mas não…eu queria “quebrar” a mesma com meus próprios recursos.

Portando, puxei meu disco bootável com o software que já me auxiliou diversas vezes nessas situações, o qual, consegui alguns anos atrás nesse artigo do Fórum Baboo, porém, a mídia não funcionou. Provavelmente, algum erro de leitura ocorreu, devido ao grande período que faz desde a gravação dela.

Assim sendo, antes de tentar baixar o “.iso” novamente e gerar uma nova cópia, resolvi buscar alguma solução alternativa para meu problema, e não é que encontrei?

Basicamente, com o uso de um Live CD de alguma distribuição Linux (no meu caso foi o Ubuntu 10.04) e a alteração de dois arquivos no diretório principal do Windows, é possível resetar a senha perdida de qualquer usuário.

 

Basta seguir o procedimento:

1. Inicialize a distruibuição escolhida com o Live CD.

2. Abrindo o “explorador de arquivos” ou mesmo o Terminal (caso você seja bom nos comandos) acesse o caminho “C:\Windows\\System32”;

3. Estando dentro do diretório “\System32” encontre e renomeie o arquivo “SETHC.EXE” para qualquer outro nome;

4. Após isso, copie o arquivo “CMD.EXE” e cole na pasta corrente, renomeando o mesmo para “SETHC.EXE”;

5. Reinicie a estação e quando chegar na tela para inserir usuário e senha, tecle 5 vezes o “SHIFT” da esquerda no teclado;

6. Aparecerá uma janela do “Prompt”, portanto, na mesma, digite o comando “CONTROL USERPASSWORDS2” e tecle “Enter”;

7. Surgirá uma outra janela onde será possível redefinir as senhas de todos os usuários da máquina, bastando modifica-las a seu critério. Aplique as alterações, feche a janela e acesse o usuário desejado, informando a senha alterada para o mesmo.

8. Após você verificar que o sistema está funcionando normalmente, é recomendado reiniciar o mesmo com o Live CD novamente, entrar em “C:\Windows\\System32” e desfazer as moificações que foram feitas nos arquivos;

 

Na minha situação, comentada acima da instruções, funcionou tranquilamente.

Espero que seja uma dica útil, pois, é mais uma forma que podemos usar para efetuar esse tipo de procedimento.

Fonte: Oficina da Net

About "" Has 381 Posts

Estudante de tecnologias. Trabalha na área de TI, adora todo o tipo de gadgets e nas horas vagas tenta ser twitteiro e blogueiro.

2 Responses to “Dica: Resetando as senhas do Windows com um Live CD do Linux”

  1. Andre disse:

    po meu nenhuma conta ai arapece como premiun nao, todas arapecem como gratis e gratis por gratis qualquer um faz seu cadastro e obtem uma . CAO

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *