(re)Descubra o Minix | Zoom Digital : Reviews de Smartphones, Tutoriais, Notícias

(re)Descubra o Minix

Por zoomdigital
Categoria: Diversos
mar 7th, 2012
0 Comentários
1603 Views

Criado por Tanenbaum, um professor universitário dos Países Baixos, que também é conhecido por ser escritor de livros sobre redes de computadores e sistemas operacionais, e foi justamente com um livro sobre sistemas operacionais que nasceu o Minix, que na época servia como uma ferramenta de estudos do mesmo, o livro em questão era o “Operating Systems: Design and Implementation” (Numa tradução livre: Sistemas Operacionais: Design e implementação).

A primeira versão, lançada em 1987, escrita em C, compatível com a sétima versão do Unix, com cerca de 12 mil linhas de código e distribuído sob uma licença BSD-compatível, esse último aspecto fez com que ele acabasse sendo muito popular entre acadêmicos e aficionados (os que hoje são conhecidos por Geeks), pois além de ser compatível com os IBM PCs, era possível utilizá-lo e editá-lo livremente, ao contrário da maioria dos Unixes da época.

Essa primeira versão foi distribuída, através de disquetes, os quais continham os binários, os códigos fontes do mesmo e um manual de utilizador. Os códigos fontes também vinham impressos no livro supracitado.

Como praticamente tudo na vida e consequentemente na tecnologia, o Minix também evolui e em 1997 veio a nova versão, essa agora sob os padrões POSIX, baseado agora na segunda versão do livro e distruíbuido em CD. Entretanto o Minix ainda estava atrelado ao fato de ser uma ferramenta de ensino de sistemas operacionais.

Mas, em 2006 é lançado a terceira, e até agora ultima, versão do Minix e ela vem ao mundo com objetivo claro: Se tornar um sistema sério de pesquisa e de produção, principalmente para sistemas embarcados que necessitam de alta confiabilidade e disponibilidade. Juntamente com seu novo objetivo, vieram diversas melhorias: Interface gráfica (X Window System), suporte para 4GB de RAM, diminuição da quantidade de linhas de código fonte (entorno de 4 mil), instalação facilitada (baseada em LiveCD) e a inclusão de diversos novos programas (gcc; g++; emacs; vim; python; perl; Utilitários GNU). Obviamente, juntamente com o lançamento dessa versão do Minix, veio a terceira versão do livro.

Seja o seu objetivo aprender mais sobre operacionais e/ou programação, apenas curiosidade ou desenvolver algum produto que necessite de um sistema embarcado e executar pesquisas (ou todas as anteriores), o Minix pode ser uma boa escolha. Você pode baixar o mesmo aqui.

E lembre-se: Divirta-se!

About "" Has 314 Posts

O Zoom Digital é um portal de tecnologia criado em 2008 e a 6 anos no mercado se consolidou como um dos maiores portais de tecnologia brasileiro.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *