dBASE e MySQL | Zoom Digital : Reviews de Smartphones, Tutoriais, Notícias

dBASE e MySQL

Por Cassio Santos
Categoria: Banco de Dados
set 29th, 2009
1 Comentário
1622 Views

dbasemysql

Olá, aqui sou eu Cassio Santos novamente no Zoom Digital e diretamente de Japeri trazendo muita informação e conhecimento sobre tecnologia, hoje vamos falar um pouquinho de dBase e MySQL.

O dBASE foi criado em 1978 e a algum tempo atrás o dBASE era o SGBD mais utilizado por quem tinha um IBM-PC e utilizava o MS-DOS ou por outros computadores como o Apple II ou o Apple Macintosh. A popularidade deste banco de dados era tão grande porque a sua linguagem possuia algumas vantagens frente aos seus concorrentes. Vale citar como exemplo o fato do usuário poder digitar os comandos de manipulação de dados em uma linha de comando, a manipulação automática de memória e a inexistência da notação hexadecimal para a identificação dos espaços de memória.

Infelizmente nem tudo é só sucesso, o dBASE foi perdendo popularidade quando houve o início da comercialização dos sistemas com interface gráfica mais arrojadas, como o sistema de janelas Windows. A diminuição da utilização deste banco de dados abriu caminho para que novas ferramentas ganhassem mercado.

Em geral estas ferramentas de banco de dados funcionavam bem em um único computador quando foram surgindo problemas de disponibilidade da informação. Diversas máquinas precisavam manipular o mesmo conjunto de informações ao mesmo tempo e as ferramentas foram evoluindo.

O MySQL foi criado em 1994 e é atualmente um dos bancos de dados mais utilizados no mundo. É utilizado principalmente na computação em  nuvem, isto é, no modelo em que os dados não são processados por apenas um computador, mas por um cluster personalizado de máquinas interligadas e disponíveis na internet.

A alguns anos muitas pessoas diriam que o MySQL era um SGBD de segunda linha, voltado a projetos mais “simples” pois diversas características consideradas essenciais a um sistema de grande porte ainda não estavam presentes no MySQL. Hoje em dia a situação já é bem diferente e este tipo de banco de dados tem cada dia mais espaço.

De vez em quando, na vida de programador, surge um banco de dados antigo e esquisito que precisa ter as informações validadas e transferidas para um banco de dados mais novo. Quantos anos faltam para que o MySQL torne-se obsoleto? Será que ele vai ser considerado esquisito quando alguém estiver atualizando conteúdo no seu formato? O que virá para substituir o MySQL? Difícil prever estas coisas, mas é certo que os SGBDs evoluirão.

Via Cassio Santos

About "" Has 16 Posts

Carioca, que vive em Santa Catarina, desenvolvedor web e estudante de Ciência da Computação.

One Response to “dBASE e MySQL”

  1. Fernando disse:

    Olá.Sugiro que fosse levado em consideração a possibilidade de haver video aulas de mysql para um melhor entendiment,pois acompanho as aulas de visual basic e estou tirando muito proveito.Fica a sugestão ai

    Obrigado

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *