[Curso Photoshop] – Conhecendo e mudando a cor dos olhos | Zoom Digital : Reviews de Smartphones, Tutoriais, Notícias

[Curso Photoshop] – Conhecendo e mudando a cor dos olhos

Por Philipe Cardoso
Categoria: Tecnologia
maio 20th, 2009
5 Comments
1382 Views

banner-curso-rolim

Salve Galera, aqui quem escreve é Tiago Rolim do blog Visão Digital e é com grande orgulho que dou o pontapé inicial em meus tutoriais de Photoshop, Flash, Fireworks Dreamweaver, pretendo com toda minha experiencia como professor passar o máximo de conhecimento para os visitantes acíduos do Zoom Digital.

Trarei tutoriais em diversos níveis, como básico, médios e avançados para os heavy users, desde já agradeço ao Philipe por esta oportunidade de começar a postar no Blog e ai vai meu primeiro tutorial de Photoshop para iniciantes.

Espero que todos gostem,

Bom Aprendizado.

Aula 1 de Photoshop.

Temas: Conhecendo o Photoshop e mudando a cor dos olhos.

phtoshop11

Primeiramente separei as telas por numeração para que você compreenda e entenda a seguinte tela.

Tópico 1 :  O Photoshop assim como a maioria dos programas trabalha com menus, que oferece ao usuário diversas opções de configurações para os seus trabalhos. Exemplos de menus: Arquivo , janela etc.…´

Logo abaixo dos menus, aparece a barra de propriedades que tem como utilidade oferecer opções de configurações  das ferramentas usadas no momento ( ver tópico 2).

Tópico 2 : A caixa de ferramentas  e essencial no Photoshop, você deve ficar atento pois existem opções com uma pequena seta na parte inferior direita, isso indica que mantendo o mouse pressionado em uma determinada ferramenta com essas opção aparecerá mais opções que estão escondidas.

Tópico 3 : As paletas no Photoshop  assim como as ferramentas tem sua utilidade pois através delas conseguimos fazer determinadas configurações.

Toda as paletas são habilitadas pelo menu janela(Window), dentre todas as paletas a que mais se destaca é a paleta camadas.

Para que serve a paleta camada?

A paleta camada e de suma importância pois através dela conseguimos fazer separações.

Exemplo: Imagine você pegando sua foto e mudando no photoshop a cor do seu cabelo, imagine que você salve sem ter criado nenhuma camada para ter pintado o cabelo, só que em outro dia você enjoou daquela cor e você abriu novamente sua foto e escolheu uma azul. O que aconteceu?

Resposta: Toda foto por inteira ficou azul, lembre-se  de criar separações para suas montagens.

Para criar uma nova camada, basta clicar no menu camada / nova- camada ou na paleta camada escolher o botão criar nova camada.

Para ativar a paleta camada aperte a tecla  f7.

Tema Mudando a cor dos olhos

Primeiramente abra uma foto pelo menu arquivo opção abrir.Na caixa de ferramentas procure a terceira ferramenta e mantenha pressionada até surgir uma opção chamada laço magnético.Se você preferir pode copiar essa foto.

olhos

laco

Essa ferramenta seleciona cores próximas, é de fácil uso,  eficiente para pequenas seleções. Tente contornar como na imagem a seguir. Lembre-se que quando terminar o contorno de dois cliques para criar uma seleção. Veja a foto:

sem-titulo-1

Depois de contornado procure na caixa de ferramentas as duas opções de cores chamadas de primeiro plano e plano de fundo.Veja a figura a seguir:

sem-titulo-2-copia

Clique no primeiro plano e vai aparecer a seguinte tela: Escolha a cor (cor ao seu critério) e clique em ok.

coress

lata

Depois clique na lata de tinta. Caso não esteja aparecendo mantenha a ferramenta degradê pressionado que a lata vai surgir. Uma coisa fundamental que  eu ia esquecendo, no photoshop se tem  o costume de criar separações que chamamos de camadas.  A paleta camada encontra-se geralmente a sua direita repare a foto abaixo :

camada

Clique no penúltimo botão da esquerda para direita chamado criar nova camada, caso você não queira adicionar pela paleta você pode ir pelo menu camada e clicar na opção nova camada.

Agora com a lata de tinta você pode clicar dentro da seleção que você fez, a foto não vai ficar nada legal não se preocupe isso é normal.

olhosvermlhos1

Na  paleta camada, mude o modo de mesclagem para cor conforme a figura abaixo.

mesclagem

Você notou que o olho já mudou de cor, para ficar melhor vamos fazer o seguinte. Aperte ctrl + d para cancelar a seleção e depois clique no menu imagem/ ajustes/ matriz saturação (ctrl+u).

matriz

Experimente alterar os valores da matriz, saturação e luminosidade e veja como ficou o meu.

olhosfinal-copia

About "" Has 2042 Posts

23 anos, Carioca, Criador do Portal Zoom Digital, mantém desde a epoca que possuia formato de blog, Podcaster oficial do Zoom Cast. Amante por todo tipo de tecnologia e formado como técnico de informática.

5 Responses to “[Curso Photoshop] – Conhecendo e mudando a cor dos olhos”

  1. Pocha cara, Muito legal a sua didatica, muito auto explicativa e facil de entender. http://www.zoomdigital.org/wp-includes/images/smilies/icon_mrgreen.gif

    Qual será o assunto da sua proxima aula, eu sugiro troca de cor de cabelo?

    Parabéns pela estréia e continue assim!

  2. Tiago Rolim disse:

    Uma boa ideia a mudança de cor de cabelo amanhã estarei preparando algo nesse sentido.
    Um abraço fica com Deus!!

  3. Joatan Fontoura - 18 anos - Novo Hamburgo - RS disse:

    Fala Tiago!

    Cara, muito massa!

    Sempre fiz algumas montagens malucas no Photoshop, mas trocar a cor dos olhos, não pensei que fosse tão fácil assim.

    Parabéns!
    Muito legal a iniciativa!

    Espero que possamos ter mais aulas como essa!

    Valeu!

    Abraços!

  4. Hugo disse:

    TIAGO ROLIM, parabéns pelo conteúdo acima, muito bom!
    É disso que a galera precisa… de um bom conteúdo.

  5. Bruna disse:

    Tiago, parabéns pela iniciativa e pela ajuda!!! Não entendo nada de PS e vc está me ajudando muito!! Obrigada e continue assim!!! 😀
    Beijosss!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *