[Curiosidades] Sabia que você os toca? (B) | Zoom Digital : Reviews de Smartphones, Tutoriais, Notícias

[Curiosidades] Sabia que você os toca? (B)

Por Philipe Cardoso
Categoria: Tecnologia
jun 5th, 2009
1 Comentário
275 Views

Para quem tem acompanhado o ZoomDigital viu um post falando sobre os monitores Touch Screen, na verdade falei sobre a “Tecnologia Touch”em si, para complementar aquele post criei uma continuação, vou chama-lo de post 2 ou post B.

touch

Retrospectiva do primeiro post:

  • Os 3 sistemas básicos da tecnologia Touch
  • Sabia que os monitores Touch não funcionam apenas com o “TOQUE” do seu dedo?

Agora vou falar um pouco da história …

A história do touch screen começa pela HP em 1983. Foi quando a empresa lançou o HP-150 comercialmente, computador que permitia abrir e fechar arquivos, com as pontas dos dedos, coisa simples da época. Contudo outras empresas descobriram formas de adequar a novidade das telas sensíveis a produtos mais próximos ao consumidor assim os  aparelhos Touch começaram a aparecer em aeroportos e shoppings. Quem é que nunca deu de cara com aqueles painéis para busca de informação ou mesmo aqueles que ficam em mercado para venda de músicas?

Falando nisso tirei uma foto desses aparelhos por acaso, sabia que um dia eu iria utilizar:

equipamento-para-venda-de-musicas-em-supermercados

Foto tirada por Renan Turrm

Até o início de 1980, a maioria dos consumidores só usavam o Touch com apenas um toque pois se outro dedo tocasse na tela não fazia efeito algum. Isso está começando a mudar com a comercialização da tecnologia multi-touch hoje em dia.

Historicamente, o touchscreen “sensor” só teve uma vasta ampliação no século XXI onde por exemplo o iPhone com sua surpreendente tela multitouch foi mostrado pela primeira vez e nos meses seguintes, protagonizou um fenômeno em marketing e divulgação espontâneo sem nada igual, conquistando espaço sem concorrentes no imaginário das pessoas, hoje em dia o iPhone tem milhares de concorrentes que tentam bater a meta de compra do iPhone; pois não é qualquer produto que faz clientes esperarem acampando em frente à loja por dias para compra do mesmo. Para caso de comparação, o lançamento do iPhone teve quase a mesma proporção do lançamente do mouse.

Esquecendo agora de Touch e falando de Multi-Touch, o Multi-Touch vem facilitando muito a interação das pessoas com a máquina, o fascínio pelo iPhone explica tudo, infelizmente muitos aparelhos semelhantes ao iPhone deixam a desejar e nem se comparam com o gadget criado pela empresa de Steve Jobs.

Um concorrente hoje para o iPhone que é bem divulgado no Twitter é o Palm pre que também acredita que a tecnologia multitoque seja a nova revolução.

Falando toda essa história, no futuro ninguém irá saber como era o mouse e nem o teclado, eles vão ser apagados do mapa assim como equipamentos que foram usados no passado como o disquete.

Bom pessoal, em matéria de Touch já disse tudo o que eu sabia no primeiro e no segundo Post, dúvidas ou reclamações comente por favor.

obs: esse post não foi feito em uma tela Touch Screen =)

About "" Has 2042 Posts

23 anos, Carioca, Criador do Portal Zoom Digital, mantém desde a epoca que possuia formato de blog, Podcaster oficial do Zoom Cast. Amante por todo tipo de tecnologia e formado como técnico de informática.

One Response to “[Curiosidades] Sabia que você os toca? (B)”

  1. Bruno Araujo 23 Anos Olinda PE disse:

    Não tinha visto o 1ª post ainda mais vou começar acompanhar. gosto de saber o porq das coisas.

    abração galera.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *