Controlando toda a sua casa pelo Celular | Zoom Digital : Reviews de Smartphones, Tutoriais, Notícias

Controlando toda a sua casa pelo Celular

Por zoomdigital
Categoria: Destaques
ago 6th, 2010
8 Comments
7952 Views

Já não é de hoje que vejo em filmes coisas como “a casa do futuro”, mal é que o futuro nunca chega, e você ainda tem que levantar da cadeira pra acender e apagar as luzes, pausar um filme no computador e etc (a menos que você tenha grana e tenha comprado uma dessas soluções caras pra automação residencial).

O que vou mostrar nesse artigo é que agora tudo isso ficou muito mais barato, graças a um projeto muito interessante, que se chama COPEC (Controlando a Casa pelo Celular). O projeto é nacional, e o objetivo dele é criar uma interface para controlar sua casa usando apenas um celular com Bluetooth.

O sistema utiliza ondas eletromagnéticas curtas, não sei a faixa de frequência ainda, graças a isso, só não está disponível ainda por que precisa de homologação da ANATEL. O funcionamento é bem simples:

  • Você instala um aplicativo Java no seu celular (é livre, caso haja desenvolvedores interessados)
  • Você liga o equipamento na tomada e aguarda o registro do seu sistema com o celular.
  • Liga os plugues nos aparelhos que quer controlar, e identifica os sinais e frequências para controles remotos de TV e som por exemplo.
  • Começa a mexer no celular e controlar o que quiser em casa.

O sistema tem embutidos controles de nível (servem para regular a intensidade da iluminação ou aumentar o volume de uma TV por exemplo), tem o controle binário (liga e desliga, que acende e apaga lâmpadas, liga e desliga as coisas e etc), tem outros tipos de função, e ainda permite scripts para que o usuário possa definir suas próprias funções, e isso, num celular simples, que tenha apenas Java e Bluetooth…

A configuração não é muito simples, mas tenho certeza que melhora, e mesmo assim, que vale à pena.

Um aplicativo que vem sendo desenvolvido no projeto visa suportar comandos de voz, mas não é muito fácil colocar isso num celular (tanto que celulares antigos tinham, hoje não é mais tão fácil de achar).

Estou pra receber umas imagens e outras informações do projeto, assim que eu as tiver posto pra darem uma olhada, mas por enquanto vamos segurar o mistério pra deixar o artigo mais interessante =D.

Abraço Galera.

_______________________

André Claudino

www.d2x.com.br

www.ensino.d2x.com.br

About "" Has 314 Posts

O Zoom Digital é um portal de tecnologia criado em 2008 e a 6 anos no mercado se consolidou como um dos maiores portais de tecnologia brasileiro.

8 Responses to “Controlando toda a sua casa pelo Celular”

  1. Alberto disse:

    Muito interessante. Quando começa a vender ?

    • Paulinho-Ubuntu disse:

      Pelo que entendi no artigo falta a homologação da ANATEL, essa coisas demoram muito, mas o projeto é bom mesmo, espero que saia logo!

  2. Aline disse:

    Muito legal é sempre bom termos mais inovações. Estou ansiosa pela próxima notícia sobre o COPEC!!

  3. Micole Cristina disse:

    Já ouvi falar desse projeto há um tempo, ele é mesmo muito interessante, cheguei a ver as demonstrações, e vi que era tudo o que eu preciso!

    Espero que chegue logo, afinal, celular tem que servir pra alguma coisa! hahaha

  4. Interessante!

    Porém fico pensando, o negócio de fato não é tão simples assim.
    Para o projeto funcionar os caras vão ter de trabalhar muito pra isso…
    E espero que tenham o devido apoio.

    Mas, assim que você possuir mais informações, posta aí mesmo!

    ; D

    • Julio disse:

      Também já vi este projeto, e ele nem é nada demais, na verdade nem é tão caro, foi feito por um grupo de visionários sem nenhum tostão pelo que parece. Mas pela forma como vi o projeto, vai ser barato, os caras desenvolveram toda a tecnologia do zero.

  5. Nessa disse:

    Interessantíssimo! Aguardo notícias, espero ter um desse um dia.

  6. Lulinda S2 disse:

    Eu cheguei a comprar um desses na versão experimental, venderam poucos, menos de 100, achei o máximo, bom saber que o projeto foi retomado!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *