Conheça os 5 melhores programas para editar seu vídeo | Zoom Digital : Reviews de Smartphones, Tutoriais, Notícias

Conheça os 5 melhores programas para editar seu vídeo

Por Philipe Cardoso
Categoria: Destaques
fev 17th, 2016
1 Comentário
2035 Views

shutterstock_197211929Imagem por Shutterstock

Uma necessidade cada vez mais recorrente em diversas carreiras é a edição de vídeos de qualidade. A popularização da educação à distância está permitindo que estes palestrantes e professores disponibilizem seus trabalhos na internet por meio do Youtube e de sites próprios. No entanto, nem sempre dominam a arte da editar. Por esse motivo, precisam contratar alguém só para realizar a parte técnica de seu trabalho na web.

A facilidade de criar conteúdo em vídeo também facilitou a proliferação dos youtubers, pessoas que estão ganhando a vida produzindo seus próprios vídeos no Youtube. Porém, também neste caso, muitos deles não tem uma boa noção de edição ou não possuem as ferramentas necessárias para uma realizar uma edição mais bem acabada.

As opções disponíveis no mercado para edição de vídeo são enormes. Existem diversos programas que facilitam muito a vida de quem é profissional nessa área e até de quem não tem tanto conhecimento assim. Muitos profissionais ainda fazem uso da versão limitadas destes softwares. Mas para quem quer se profissionalizar, é recomendável adquirir a versão completa dos programas, que oferece todos os recursos para deixar o vídeo com uma padrão de qualidade elevado.

Camtasia Studio

Ideal para quem ministra aulas pela internet, treinamentos e webinários, o Camtasia Studio é um software que possibilita gravar vídeos e áudios a partir de seu desktop e, na sequência, fazer a edição de forma prática e simples. Ou seja, o Camtasia Studio perfeito para quem precisa gravar a tela do computador e editar de forma rápida e prática seus vídeos para postar em redes sociais ou sites.

Compressão de arquivos, inclusão de legenda e subtítulos, além de simulação prévia são alguns dos recursos que facilitam a vida do usuário. Compatível com várias versões do Windows, o Camtasia possui interface intuitiva e possibilita exportar arquivos sem complicações.

Outra vantagem, desse programa desenvolvido pela TechSmith, é que não é dos mais caros do mercado. Ou seja, é um software de qualidade que oferece o melhor custo/benefício. Sem contar que quem gosta de gravar suas viagens e momentos com a família, também consegue usá-lo sem precisar de curso.

Adobe Premiere Pro

Referência no mercado profissional de edição, esse software é ideal para quem trabalha em emissoras de TV e em produtoras de vídeos. Compatível com Windows, Mac e inúmeros formatos, esse software é para quem precisa editar vídeos com alta qualidade. Como possui uma infinidade de recursos, muitas vezes, é necessário fazer curso para saber aproveitar tantas funcionalidades.

O Adobe Premiere Pro é, sem dúvidas, um dos melhores softwares do mercado de edição de imagens para profissionais do ramo. Mas, não vale a pena investir na compra da licença caso você utilize para tratar apenas vídeos amadores. Sem contar que você precisa de um computador potente para conseguir lidar com arquivos de alta resolução. Caso contrário, seu PC irá travar toda hora e o programa ficará lento.

Final Cut

Outro software que é perfeito para quem faz edição de videos profissionalmente. A interface bem organizada do Final Cut conquista inúmeros editores de vídeo. Esse programa costuma ser uma alternativa ao Adobe Premiere Pro. Ou seja, é usado em produtoras e emissoras de TV. Efeitos visuais que podem ser acessados, em tempo real, no preview é uma das vantagens desse programa da Apple que também facilita o processo de renderização. É compatível com diversos formatos.

Se sua prioridade é vídeos com alta qualidade, esse software é ideal. Ele suporta arquivos até 4K. A desvantagem é que essa tecnologia é exclusiva para Mac e suporta apenas a arquitetura de 64 bits.

Sony Vega Pro

Esse software é considerado uma boa alternativa para os profissionais de edição de vídeo. Com inúmeras funcionalidades como criação de templates e editar em 3D Motion, esse programa é considerado bem completo. Além disso, é compatível com arquivos do Premiere CS6 e do After Effects.

Cyberlink Power Director

Esse software é ideal para editores amadores. Ele possui uma infinidade de efeitos e apesar disso, a interface não é complexa. Mas, com esse programa profissional, você precisa estar com o inglês em dia, já que não há opção de usá-lo em português. Para muitos isso, não é um obstáculo. A verdadeira desvantagem do Cyberlink é que não é possível exportar qualquer formato apenas os mais tradicionais como WMV, MPEG e AVI.

Onde encontrar melhores softwares de edição de vídeo

A melhor forma de escolher o software certo é avaliar antes as suas necessidades. Para quem não é profissional de edição, mas precisa produzir vídeos de qualidade, o Camtasia Studio é a alternativa mais acertada. Esse programa, que é líder de mercado, pode ser adquirido no site oficial da Software. Essa loja virtual, que é especializada em licenças para o mundo corporativo, está no mercado desde 2007.

About "" Has 2042 Posts

23 anos, Carioca, Criador do Portal Zoom Digital, mantém desde a epoca que possuia formato de blog, Podcaster oficial do Zoom Cast. Amante por todo tipo de tecnologia e formado como técnico de informática.

One Response to “Conheça os 5 melhores programas para editar seu vídeo”

  1. retrospectiva disse:

    obrigado pela dica, tentei usar um esse porgrama fazer esse video e deu certo .. peguei neste site
    http://editordevideo.com.br/programa-para-fazer-retrospectiva/

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *