Conheça o software Hearing Guardian que pode restaurar sua sensibilidade auditiva | Zoom Digital : Reviews de Smartphones, Tutoriais, Notícias

Conheça o software Hearing Guardian que pode restaurar sua sensibilidade auditiva

Por Philipe Cardoso
Categoria: Tecnologia
mar 18th, 2014
0 Comentários
2882 Views

257065020_640

O panorama atual da saúde auditiva é assustador. Só no Brasil, 28 milhões de pessoas sofrem de zumbido, sendo que 5 milhões possuem algum grau de surdez. Os números são alarmantes e a conscientização é pouca. Falta preocupação com os ouvidos, pois a maioria das pessoas apenas reconhece a sua importância depois de sofrer algum dano.

O software Hearing Guardian V1 é o nome da mais nova ferramenta tecnológica criada com aplicação à saúde. O software foi desenvolvido na Coreia com a tecnologia Earlogic (já presente na Europa, Estados Unidos e Ásia), criada na UCLA pelo Ph.D. Sang Yeop Kwak.

O programa tem como proposta gerenciar o estado real da audição diariamente, protegê-la dos sons em alto volume do cotidiano e para restaurar a perda auditiva relacionada à idade e/ou a ruído excessivo.

O software, disponível para download gratuitamente para teste no site da Biosom (www.biosom.com.br), roda em todos os computadores e pode ser utilizado em qualquer lugar e por qualquer pessoa que queira proteger a sua audição dos males da poluição sonora cotidiana e do evelhecimento natural.

Como funciona?

A primeira ação do programa é testar a audição do usuário por meio da emissão de sinais acústicos personalizados formados por tons de frequência e amplitude moduladas. Após a geração do diagnóstico, o programa divide a gama de frequências audíveis em nove faixas. Cada grupo de frequência tem a sua sensibilidade auditiva analisada pelo programa a fim de que sejam identificados possíveis danos.

Identificada a frequência auditiva mais danificada, o software inicia uma geração de sinal. Trata-se de um estímulo dos terminais nervosos danificados responsáveis pela audição localizados na cóclea. A cóclea é a parte fundamental do sistema auditivo humano que tem como função transformar um sinal acústico em um sinal elétrico. As células ciliadas auditivas da cóclea têm sua distribuição similar a um teclado de piano. Se houver um problema em qualquer tecla, é necessário um ajuste do teclado. O software então atua como um ‘afinador de piano’. Caso ocorra um problema em uma tecla específica, o software detecta o problema apenas ativando a tecla danificada, a estimulando e a protegendo de maiores danos.

Como utilizar?

O programa é de fácil utilização: basta o usuário baixar o programa disponível no site da Biosom e plugar um fone de ouvido no computador no qual o software rodará. O usuário então seleciona realizar o teste da sua audição esquerda ou direita, clicando em uma a uma das nove frequências disponíveis na cóclea da interface, a fim de encontrar o menor volume audível em cada uma delas. Ao realizar esse procedimento para os dois ouvidos, basta clicar em ‘Geração de Sinal’, ouví-lo e esperar o contador terminar sua contagem regressiva de 30 minutos.

Assista ao vídeo-tutorial de como utilizar o Hearing Guardian V1:

Considerações:

É absolutamente inegável que constantemente os fones de ouvido são vistos e utilizados por todos, infelizmente, neste mesmo passo está o fato de que quase sempre o volume é superior ao permitido que não irá atrapalhar sua saúde.

Consideramos que um programa deste tipo poderá ajudar e muito os usuários inclusive economizando bastante dinheiro tendo em vista que podem até não precisar mais utilizar aparelhos no ouvido.

Recomendamos que testem e vejam os resultados, aqui vimos que é realmente impressionante e você não irá se arrepender dos valores investidos.

About "" Has 2042 Posts

23 anos, Carioca, Criador do Portal Zoom Digital, mantém desde a epoca que possuia formato de blog, Podcaster oficial do Zoom Cast. Amante por todo tipo de tecnologia e formado como técnico de informática.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *