Conheça o Google Buzz, o maior lançamento da Google em 2010 (para mim…) | Zoom Digital : Reviews de Smartphones, Tutoriais, Notícias

Conheça o Google Buzz, o maior lançamento da Google em 2010 (para mim…)

Por Philipe Cardoso
Categoria: Tecnologia
fev 9th, 2010
3 Comments
298 Views

Foi ao ar hoje o que para mim é o maior lançamento da Google em 2010, o maior exemplo de conectividade, interatividade, web 2.0 e globalização que já vi nos últimos anos.

Toda minha empolgação vai para o Google Buzz, um serviço novo que pode ser resumido como uma mistura de rede social com localização GPS, Twitter, Facebook e muito mais.

Para começar o lançamento do Buzz foi sem muito alarde, ao contrário do Google Wave que teve uma propaganda pesada. Anunciado a semanas, em pouco tempo atingiu seu auge para depois cair em desuso.

A princípio, o mais interessante do Buzz é  parecer um pouco com o Google Latitude ou um Twitter com geo-localização. Podemos acessar nosso mapa do Google Maps e começar a publicar conteúdo em formato de textos e imagens. Todo conteúdo fica no ponto onde estamos sinalizado por um pequeno balão.

A primeira vista, para quem acessa o Google Maps pode não achar o serviço tão inovador, já que outros parecidos como os citados acima já estão no ar a um tempo considerável. Porém a ideia é ampliar isto para todos os usuários desta rede, já que no twitter não são todos que trabalham com a opção de geo-localização e muito menos tem uma ferramenta tão bem integrada com o Maps.

Uma ideia de uso do Buzz é poder ver como anda cada região, em um dia de jogo seria bem interessante procurar por trechos congestionados, ou que estivesse sendo ocupado por torcidas organizadas rivais (passar longe com a camisa do time alheio é sempre uma boa pedida). A opção de trafego que integra o Google Maps não mostra tantos detalhes como a visão de quem está passando na hora e compartilhando isso.

Outra coisa que me permitiu fazer uma análise bem interessante foi poder ver as áreas que mais estavam tendo conteúdo publicado, no estado do Rio de Janeiro por exemplo a maior parte das “buzzeadas” enviadas são da Zona Sul, uma região nobre do estado, onde a maioria creio eu tem acesso a internet 3G e smartphone. (por enquanto a única maneira de acessar estes dados do Buzz no mapa é através de um).

Ao ficar disponível (gradativamente) na conta do Gmail de cada usuário, o Buzz vai permitir a postagem de conteúdo e acompanhamento do que seus contatos fazem no Blogger, Reader, Picasa Web, Youtube, Twitter etc…

Também é possível fazer o acesso ao site através de um smartphone, a interface é muito intuitiva mobile e bem ágil e sem erros (pelo meno consegui navegar sem travar nem apresentar lentidão).

Estou no aguardo da liberação da ferramenta para o Gmail, fiquei muito ansioso com o que ela pode proporcionar em um futuro próximo e o tipo de serviço e auxílio que ela vai trazer para todos nós.

(Imagem do mapa mundial atual e seus respectivos Buzz em cada região, isso sim é globalização)

Assista agora o vídeo de apresentação do Buzz :

About "" Has 2042 Posts

23 anos, Carioca, Criador do Portal Zoom Digital, mantém desde a epoca que possuia formato de blog, Podcaster oficial do Zoom Cast. Amante por todo tipo de tecnologia e formado como técnico de informática.

3 Responses to “Conheça o Google Buzz, o maior lançamento da Google em 2010 (para mim…)”

  1. Erika disse:

    Só p/ android 2.0+ ? :/

  2. […] Finalmente está disponível para a plataforma do iPhone, um aplicativo que permite usuários utilizarem a rede social Google Buzz. […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *