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Confiança: 3 dicas para dar o seu melhor em reuniões

Por Philipe Cardoso
Categoria: Destaques
out 10th, 2016
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“Falta staq confiança significa que você não tem fé, e falta de fé é igual a fracasso. Eu não tenho tempo para isso.”

– Mama Zara

A confiança é contagiosa, todos nós sabemos disso e sentimos isso às vezes.

Freelancers precisam manter os seus níveis de confiança e seguir em frente apesar dos inevitáveis revés pelos quais terão que passar.

Enquanto algumas pessoas são naturalmente mais confiantes do que outras, a boa notícia é que a confiança é algo que você desenvolve. Você não nasce com um determinado nível de confiança. Mesmo que você ache que confiança é uma luta, não há nada que te impeça de desenvolver a sua.

Acabei de publicar um guia para confiança e assertividade. Eu queria compartilhar três dicas rápidas para garantir que você encare as reuniões com clientes no seu estado mais confiante.

Dica 1: Postura é importante / Deixe seu telefone de lado

Seu corpo afeta sua mente, assim como a sua mente afeta seu corpo.

Uma pesquisa recente demonstrou que, colocando o seu corpo em posturas confiantes (as chamadas “poses de poder”) por apenas alguns minutos, você realmente aumenta o seu nível de testosterona, reduz seus níveis de cortisol e, consequentemente, melhora a sua confiança. Inversamente, colocando seu corpo em posturas de baixa potência faz o contrário e reduz a sua confiança.

Antes de uma reunião, evite quaisquer posições de baixa potência. Certifique-se de desligar o seu telefone e não se sente encolhido sobre ele vendo seus e-mails. Essa é uma postura de uma potência incrivelmente baixa.

Fique de pé, alongue-se e ocupe algum espaço. Isto o colocará no melhor estado de espírito possível para a futura reunião.

Se ficar de pé for inadequado, então leia um jornal. Sentar-se com os braços abertos é uma pose de poder e você estará ocupando espaço e, assim, você vai entrar no estado de espírito perfeito.

Dica 2: Não é o que você diz, é como você diz

Mais de metade da comunicação é não verbal. Alguns pesquisadores acreditam que a comunicação não verbal pode chegar a 90%.

É claro que o que você diz é importante, mas como você diz é mais importante. Por isso, tenha cuidado com sua linguagem corporal e também com a sua voz.

Pessoas confiantes fazem movimentos e falam de forma relativamente lenta. Eles não se sentem pressionados e precipitam as coisas.

Tente se lembrar de, conscientemente, desacelerar tanto a sua respiração quanto a sua fala em uma reunião. Vai fazer você parecer calmo e confiante.

Não se preocupe. É improvável que você realmente desacelere tanto a ponto de as pessoas perceberem que você está gesticulando ou falando devagar. Provavelmente, você vai desacelerar apenas o suficiente para parecer menos nervoso.

Dica 3: Lembre-se de suas vitórias

Esperar uma reunião começar pode ser o momento mais destrutivo para a sua confiança. Enquanto estiver sentado ansiosamente a espera de uma palestra ou reunião, sua mente poderá te pregar todos os tipos de peças inúteis.

Não deixe que sua mente faça isso com você. Este é o momento no qual você precisa ocupar sua mente com memórias do passado das vezes em que você foi bem-sucedido.

Sua mente só consegue se concentrar em uma coisa de cada vez e isto é útil por dois motivos: Impede sua mente de focar em pensamentos ansiosos e negativos, bem como garante que ela fique focada em memórias de passado confiantes e positivas. Recordar estas memórias colocará você em um estado confiante positivo.

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23 anos, Carioca, Criador do Portal Zoom Digital, mantém desde a epoca que possuia formato de blog, Podcaster oficial do Zoom Cast. Amante por todo tipo de tecnologia e formado como técnico de informática.

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