Concentração nos estudos | Zoom Digital : Reviews de Smartphones, Tutoriais, Notícias

Concentração nos estudos

Por Filho Arrais
Categoria: Dicas
set 17th, 2010
0 Comentários
810 Views

Olá rapaziada.

Esses dias um colega de faculdade me fez a seguinte pergunta “Como ter concentração nas leituras?”. Achei essa pergunta um pouco intrigante e resolve  procurar alguma biografia sobre o assunto. Como eu tenho em mente que isso seja o problema de muitos, principalmente dos estudantes, resolvi postar o que obtive de resultado na minha pesquisa pela internet.  O texto abaixo foi retirado do sitio do Júlio Battisti.

A CONCENTRAÇÃO

Todo treino de memória deve começar por um treino de concentração.

Quanto mais fácil for a sua concentração, mais rápido e profunda será a memorização.

Muitas pessoas se queixam (talvez você seja uma delas) da sua capacidade de concentração. Mas você verá que seguindo os métodos que eu vou lhe ensinar a sua capacidade de concentração irá se multiplicar.

Antes de tudo, observe que você é capaz de se concentrar por um período de tempo limitado sobre tudo o que lhe agrada. Pode se concentrar sobre a capa de uma revista na banca de jornal, a manchete de um jornal, uma propaganda ou programa de televisão, uma pessoa que esta passando na rua, etc. Isso prova que seu poder de concentração está submetido ou depende da sua vontade.

Agora, note que você pode se concentrar facilmente sobre tudo o que lhe interessa. Quando você lê um artigo sobre algo que lhe interessa ou apaixona, seja sobre o time que você torce, seu filme preferido, aquela receita que você sempre quis aprender ou sobre a vida de um ator de novela, você não tem dificuldade de concentração.

Vamos então fazer uma lista sobre o que é difícil e fácil para você se concentrar.
Memorização

Faça em um papel ou imprima a tabela acima e faça uma lista dos assuntos que você sente necessidade de se concentrar. Anote os que consegue se concentrar facilmente a esquerda e os de difícil concentração a direita.

Existem nove hipóteses em dez de que na coluna da esquerda estejam listados as coisas que mais lhe interessam e a da direita aquelas que você tem menos interesse ou que conhece superficialmente.

Este pequeno e simples teste o ajuda a compreender a necessidade de se interessar pelos métodos através dos quais poderá aumentar o seu poder de concentração.

Responda agora essa pergunta:

Qual é o sentido profundo de “Concentração”?

A concentração é a faculdade que torna possível fixar a atenção sobre um assunto ou ocupação, inibindo que esta atenção seja desviada para outros assuntos. Em outras palavras, a concentração permite que entre todas as imagens e pensamentos que possam evoluir do nosso cérebro, façamos uma escolha em favor do que decidimos dar nossa atenção, repelindo os outros.

Fique atento, a dificuldade não esta em escolher o assunto sobre o qual pretende se concentrar, mas sim em eliminar o aparecimento de pensamentos que desviem nossa atenção.

Assim, a concentração é sobretudo uma ação de defesa contra pensamentos “intrusos”.

Então, para se concentrar melhor você precisa se armar contra os pensamentos “invasores” do seu cérebro.

Vamos então aprender a PRIMEIRA ETAPA PARA NOS CONCENTRARMOS:

Não se pode obter concentração sobre quaisquer condições.

Se você precisa se concentrar para o estudo, é necessário para começar, se isolar do mundo exterior, escolhendo um ambiente favorável. Esse ambiente precisa ser calmo, com boa iluminação, temperatura normal e silencio. Escolha um assento confortável, em que se sente direito e uma mesa com a altura adequada.

Nada pior para a perca da concentração que telefone tocando, dores nas costas e pescoço devido a má postura e acima dos olhos pela iluminação inadequada.

Este ambiente de trabalho é importante por duas razões:

1 – Em geral, não se pode concentrar e estudar sem que estas condições de calma e conforto sejam respeitadas.

2 – Com esse ambiente favorável você vai criar em si um reflexo condicionado de concentração.

Fixe bem este ponto:

Para a concentração para o estudo, escolha um ambiente propicio a concentração e habitue-se a ele.

Já falamos sobre o reflexo condicionado em outros tutoriais, se você estudar sempre nos mesmos horários e condições, seu corpo vai se acostumar a entrar no estado necessário ao estudo com essas condições, isso serve também para a concentração, já que sabemos que ela é imprescindível para os estudos.

Existem algumas pessoas que tem maior facilidade para concentração e estudo em circunstâncias e locais adversos. Mesmo que você seja uma dessas pessoas procure seguir o principio que aprendemos neste tutorial e verá que vai multiplicar sua capacidade de aprendizado.

Agora mesmo que você não tenha um local tão propicio a concentração, pode treinar seu corpo com um pouco mais de dificuldade claro a se concentrar nas circunstâncias que tem a sua disposição. Mesmo assim procure utilizar sempre os mesmos horários, local e condições. Falo isso porque as vezes encontramos dificuldades em encontrar um local com o silencio que julgamos necessário a nossa concentração, isso não é o fim do mundo, com um pouco de treino você conseguirá se desligar dos “barulhos” externos, mas para isso ainda é importante o horário, local e condições, quando falo em condições digo em relação a mesa, cadeiras, blocos de anotações, as coisas habituais que sempre precisa quando vai estudar.

Conclusão:

Neste tutorial salientamos novamente a importância da concentração para os estudos e relembramos sobre o reflexo condicionado, podemos usá-lo para ajudar nossa concentração.

Aprendemos que temos maior facilidade de concentração em assuntos do nosso interesse. Devemos nos interessar pelo que queremos estudar.

O primeiro principio que aprendemos sobre a concentração é relacionado ao ambiente. Um local apropriado facilita a concentração.

About "" Has 53 Posts

Analista de Sistemas, Administrador de Redes Linux

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *