Compra do Tumblr pelo Yahoo é alvo de críticas | Zoom Digital : Reviews de Smartphones, Tutoriais, Notícias

Compra do Tumblr pelo Yahoo é alvo de críticas

Por Joatan Fontoura
Categoria: Diversos
maio 21st, 2013
0 Comentários
8266 Views

Distante de surpresa alguma, o esperado aconteceu; na manhã dessa segunda-feira (20/05/13) o Yahoo consolidou a compra do Tumblr por nada menos que US$ 1,1 bilhões de dólares, conforme havíamos previsto na postagem publicada no último domingo (19/05/13).

Em coletiva, as empresas anunciaram que apesar da aquisição, o Tumblr vai continuar funcionando independente do Yahoo, mantendo David Karp, fundador e atual CEO da rede no comando. No entanto, apesar de toda a transparência em torno das negociações e futuro dessa união, diversos usuários tem demonstrado preocupação quanto ao fato. Através de uma rápida consulta usando a tag #yahoo buying tumblr no próprio Tumblr, é possível perceber e enxurrada de manifestações em forma de GIFs contra a compra. Outra ação que chamou atenção foi a migração em massa de uma média de 72 mil postagens do Tumblr para o WordPress, em um período de apenas uma hora, quando o normal é ocorrer no máximo 600 postagens migradas durante esse intervalo de tempo. Os usuários tem medo que o futuro do Tumblr será o mesmo que o Flickr ou Delicio.us (considerando que o último não pertence mais a empresa) serviços adquiridos pelo Yahoo ainda em 2005, mas que apesar do potencial por trás dos mesmos, nunca demosntraram grande relevância no mercado.

yahoo_tumblr

Analistas financeiros também comentam que foi uma compra arriscada da parte do Yahoo, pois apesar de David Karp ser um empreendedor nato, programador autodidata e com apenas 26 anos fazer sua empresa ser avaliada em bilhões de dólares, nunca concordou com a ideia de difundir publicidade entre as páginas da rede, mesmo que na intenção de angariar fundos para sustentar a empresa. Dessa forma, o Tumblr sempre dependeu de investidores, como Union Square Ventures, Spark Capital e  Sequoia Capital. O último investimento em grande escala foi de US$ 85 milhões de dólares, recebido ainda em 2011. Assim o Yahoo vai ficar responsável por fazer o Tumblr “aprender a pagar as próprias contas”, esperando mais tarde pelos lucros.

Críticas a parte, a união entre as duas empresas pode ser vista com bons olhos por ambas as partes, pois enquanto o Yahoo poderá implementar toda a sua experiência no mercado de buscas em uma rede que não possui isso como forte, o Tumblr oferecerá todo um suporte social pra uma companhia que nunca explorou isso de perto.

Fonte: Época Negócios, Link Estadão e Tecnoblog

About "" Has 381 Posts

Estudante de tecnologias. Trabalha na área de TI, adora todo o tipo de gadgets e nas horas vagas tenta ser twitteiro e blogueiro.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *