Torne suas fotos espetaculares com o Fotophire toolkit
05/09/2018

Por vezes surge a necessidade de obtermos uma imagem do ecrã do computador de modo a demonstrar aquilo que estamos a visualizar no nosso Notebook. O primeiro instinto pode ser tirar uma foto ao ecrã do Notebook, mas sabia que pode obter uma imagem nítida de maneira muito mais fácil? Basta tirar um printscreen que este vai registrar a imagem do seu Notebook aquando da sua tiragem.

Para tirar um Print (abreviação para printscreen) no Notebook basta seguir os seguintes métodos:

Caso o Notebook seja Windows:

Há vários métodos que dependem do modelo do seu Notebook. O mais simples consiste em premir “Print Scr” ou então uma combinação de “Fn” + “Print Scr”. Isto vai guardar a imagem no seu “Clipboard”. 

Seguidamente, vai ter de abrir o “Paint” ou outra aplicação de edição de imagem, e premir a combinação “Ctrl” + “V”. Dependendo do seu Windows, o sistema pode também automaticamente guardar a imagem na pasta “Captura de Ecrã” sendo que o vai notificar no centro de ação.

Caso isto não resulte e queira guardar uma imagem automaticamente tente uma destas combinações: “Tecla com o logo do Windows” + “Print Scr”; “Tecla do Windows” + “Ctrl” + “Print Scr”; “Tecla Windows” + “Fn” + “Print Scr”. Este método vai guardar a imagem na pasta “Screenshots” ou “Capturas de Ecrã” na pasta “Imagens”.

Pode também usar a combinação “Tecla Windows” + “Shift” + “S” para tirar um Print a parte do seu ecrã. Após premir a combinação basta selecionar com o cursor a parte a que pretende tirar o Print e automaticamente vai ficar guardado no seu “Clipboard”, ou seja, vai ter de o colar no “Paint” ou noutra aplicação de edição de imagem.

Tenha atenção que o método anterior apenas funciona no Windows 10 atualizado com o “Creators Update”.

Alternativamente pode usar o teclado virtual do Windows para tirar um Print, clicando com o rato na tecla “Prt Scr”.

Caso o Notebook seja Mac OS X:

Para tirar um Print no Notebook Mac basta premir as teclas “Shift” + “Command” + “3”, sendo que o sistema operativo vai automaticamente guardar a imagem no seu ambiente de trabalho. Este Print vai ser o ecrã completo.

Também pode usar a combinação “Ctrl” +“Shift”+ “Command” + “3” para guardar o print no “Clipboard” para depois poder colar a imagem num editor de imagem ou outra aplicação.

Se pretender obter um Print de parte do seu ecrã basta premir as teclas “Shift” + “Command” + “4”, depois basta selecionar com o cursor a área a que pretende tirar Print.

De modo a tirar um print só da sua barra de tarefas e caso tenho um sistema operativo macOS Sierra 10.12.2 ou outro mais recente pode premir as teclas “Shift” + “Command” + “6”, e o sistema vai guardar a imagem no seu ambiente de trabalho.

Alternativas para tirar um Print

Existem maneiras alternativas a tirar um print no Notebook com o Windows 10 e estas são:

 Ferramenta de Recorte

Esta aplicação do Windows já está presente desde o Windows Vista e permite que o utilizador tire Print de diversas formas, seja do ecrã inteiro ou de “forma livre”. Esta última é especialmente útil para selecionar pormenorizadamente certas partes do ecrã, mas tem a desvantagem de o contorno da imagem sair rasurada.

A partir do Windows 10 esta ferramenta permite cronometrar a tiragem do Print, permitindo assim que o utilizador consiga captar menus ou informações dependentes do rato, como “Tooltips” e “menus Pop-up”.

Depois de ser tirado o Print esta ferramenta permite editar a imagem resultante e gravar em diferentes tipos de formatação como JPEG, PNG, GIF ou MHT.

Barra de jogos

O Windows 10 veio com a funcionalidade para captação de imagens e vídeo especialmente destinada para o seu uso durante um jogo.

Embora seja destinada aos jogos, esta funcionalidade também pode ser usada para efetuar capturas de ecrã ou Prints em situações normais.

Para utilizar esta funcionalidade tem de ter a aplicação da Xbox no seu sistema. Depois basta premir a combinação de teclas “Tecla Windows” + “G”, e esta abrirá a barra de jogos na qual pode tirar um Print clicando no ícone de captura de ecrã.

Se quiser usar um atalho, pode premir a combinação “Tecla Windows” + “Alt” + “Print Scr” que o sistema vai automaticamente guardar a imagem na pasta “Vídeos” e na subpasta “Capturas”, localizadas no seu diretório.

É de lembrar que este Print é especialmente feito para a captura de imagens de jogo e que o Print normal, acima explicado, pode não capturar o jogo na sua totalidade.

Aplicações Alternativas

Existem várias aplicações gratuitas e premium que se especializam a melhorar a forma como faz Print do seu ecrã. Além de facilitarem o processo algumas possibilitam múltiplos tipos de edição como a adição de anotações ou imagens que servem para destacar pensamentos ou partes do seu print que ache importantes.

Programas como “PickPick”, “ShareX”, “Greenshot” ou até mesmo a aplicação da Nvidia servem para tirar Prints com melhor qualidade e podem ser encontrados online.

O próprio “Greenshot” permite o upload direto para um website de carregamento de imagens como o Imgur, após o qual é possível partilhar a sua imagem com familiares, amigos ou a internet através de um pequeno link.

Já o “PickPick” possui uma interface semelhante ao “Paint” do Windows a qual possibilita o preenchimento do ecrã com desenhos, setas indicativas ou sinais que ilustrem a mensagem que quer passar e, assim, facilitem a observação da informação. Esta aplicação também permite o carregamento das imagens diretamente para websites como o Facebook e o Twitter.

Todos estes estão disponíveis gratuitamente de forma livre na internet.

 

O que fazer se nada resultar?

Se nenhum dos métodos referidos funcionou como comando para tirar um Print não dispense da consulta do manual do seu Notebook onde vai constar a combinação que vai ter que utilizar. Alternativamente também pode consultar os fóruns online da marca do seu Notebook onde essas questões podem ser respondidas por responsáveis pelo apoio ao consumidor, ou ligar para o número de apoio ao cliente disponível na sua área.

 

 

Philipe Cardoso
Philipe Cardoso
27 anos, Advogado, Carioca, Criador do Portal Zoom Digital, mantém desde a epoca que possuía formato de blog, Podcaster oficial do Zoom Cast. Amante por todo tipo de tecnologia.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *