Como o Linux é utilizado nas empresas | Zoom Digital : Reviews de Smartphones, Tutoriais, Notícias

Como o Linux é utilizado nas empresas

Por Philipe Cardoso
Categoria: Tecnologia
jul 8th, 2008
2 Comments
2399 Views

O objetivo deste artigo é mostrar como e o porquê do Linux ser utilizado por um número crescente de empresas. Vale lembrar que as empresas sempre buscam uma relação custo/benefício, o que significa que elas não utilizam o Linux só pelo fato dele ser gratuito e proporcionar grande economia em relação a compra de softwares. O Linux também é usado por sua extrema capacidade de operação. Isso é mais uma prova da qualidade deste sistema operacional.

Hoje em dia, o Linux é usado principalmente com um sistema operacional avançado de servidor. Mas ele pode ser usado de inúmeras formas, inclusive como estação de trabalho (workstation), visto a quantidade de aplicativos que aparecem todos dias para o Linux. Veja abaixo, alguns motivos que fazem do Linux, um servidor tão poderoso:

  • Alta performance: a performance do Linux é tão boa quanto (se não for melhor) a de qualquer outro sistema operacional rodando em uma mesma máquina;

  • Segurança: alertas para qualquer possível problema de segurança ou lacunas no programas são distribuídos imediatamente em busca de soluções. Não é preciso esperar meses até que um fabricante/desenvolvedor crie uma solução;

  • Investimento: enquanto o Linux pode até ser baixado gratuitamente pela internet, produtos comerciais, como os pacotes da Conectiva, Debian, SuSE, MandrakeSoft, Red Hat, etc, incluem documentação e suporte através de algumas entidades comerciais estáveis, e são por isso, um excelente investimento se comparado com outros sistemas operacionais, como Windows XP, por exemplo.

Mas, especificando, a lista abaixo mostra as formas de utilização do Linux mais comuns:

  • Servidor de páginas na internet;

  • Servidor FTP;

  • Servidor de e-mail;

  • Servidor Samba/Servidor “Windows”;

  • Servidor DNS (Domain Name Server);

  • Gateway (roteador) entre uma LAN (rede local, como num prédio, por exemplo) e a internet.

Além desses usos especializados como servidor, cada vez mais o Linux também passa a ser utilizado como servidor de banco de dados. A maioria dos mais conhecidos bancos de dados possuem versões para o Linux, como os das empresas Oracle, Informix, Sybase, IBM, etc.

Mas além disso, o Linux também vem sendo usado tanto pelas empresas, como por usuários comuns, como estações de trabalho, como já foi dito. Empresas de publicidade podem usá-lo para o desenvolvimento de imagens gráficas por exemplo. Uma prova, foi o fato do filme Titanic, ter tido algumas cenas editadas com o Linux, visto que os sistemas Windows e Mac, não obtiveram resultados convincentes.

Tendo tanta qualidade, o Linux não poderia deixar de fazer o sucesso que faz. As vantagens são inúmeras, tanto que a cada dia, mais empresas e mais usuários comuns, aderem ao Linux. E a tendência é que ele melhore cada vez mais.

Escrito por Emerson Alecrim – Publicado em 30/06/2003

A exemplo disto está a Hostnet uma empresa de Hospedagem de sites 100% carioca que utiliza o sistema operacional Ubuntu na maioria de suas máquinas e é um dos maiores exemplos de empresas que utilizam Linux e colaboram para o software livre.

About "" Has 2042 Posts

23 anos, Carioca, Criador do Portal Zoom Digital, mantém desde a epoca que possuia formato de blog, Podcaster oficial do Zoom Cast. Amante por todo tipo de tecnologia e formado como técnico de informática.

2 Responses to “Como o Linux é utilizado nas empresas”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *