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Como montar um site para sua empresa crescer

Por Philipe Cardoso
Categoria: Desenvolvimento
abr 13th, 2012
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Mesmo para pequenos negócios, ou para quem não tem a intenção de estabelecer qualquer comércio online, ter um web site bem planejado é essencial.  A presença na internet torna os produtos e serviços de uma empresa mais facilmente visível para clientes, possíveis empregados, parceiros de negócios e talvez até mesmo investidores.  A empresa que não possui um website está perdendo clientes para aquelas que o fazem.

No entanto, não é suficente apenas ter uma página na internet; é necessário saber como montar um site que projete  uma imagem de profissionalismo e seriedade, causando uma boa impressão no público. Esta habilidade de conferir à empresa uma boa imagem através do design e informação publicada, é uma das grandes vantagens da internet quando o assunto é competição com os gigantes do mercado: com um site bem construído, uma micro-empresa pode apresentar-se como uma companhia muito maior. E uma empresa jovem, que ainda não se firmou no mercado, tem a oportunidade de construir sua credibilidade.

O inverso também é verdadeiro. Uma empresa grande e já consolidada, com um site mal planejado, pode diminuir sua imagem. Então como criar um site de uma forma em que ele efetivamente contribua para o crescimento da empresa?

Existem várias ferramentas disponíveis para criação de sites atualmente, de modo que qualquer pessoa, até mesmo quem não tem o mínimo conhecimento de codificação pode criar uma página na web. Há também inúmeros tutoriais esclarecento os passos básicos para se obter um site, como por exemplo, obter um endereço, um hospedeiro, etc. Este artigo, no entanto, focaliza em como fazer um site que contenha características básicas que irão maximizar a possibilidade de sucesso de sua empresa, observando  aspectos relacionados ao conteúdo, ao design e promoção do site. Para isso, é necessário estar atento a alguns elementos como os apresentados a seguir.

1.     Aparência

Um site precisa ser visualmente cativante, claro e profissional.  Ao construir o site, é necessário ter em mente que este é a primeira e, muito possivelmente, a única impressão que os consumidores recebem de sua compania, por isso é melhor que seja bem atrativo. Se o objetivo é motivar o visitante a ler o conteúdo do site, não exagere nas cores, mas use duas ou três cores primárias que criem uma boa combinação e confira um bom tom ao negócio.

O texto precisa ser de fácil leitura, o que pode ser obtido com a escolha de uma fonte bem legível e com contraste de cor entre texto e fundo. Por exemplo, uma fonte de cor escura (como preto ou azul escuro) com o fundo branco, é bem legível, assim como seu oposto – fundo escuro (preto) com letra branca. No entanto, se for usado um fundo branco com uma fonte amarela, por exemplo, vai ser difícil para o usuário conseguir ler, o que irá desestimulá-lo e até obrigá-lo a abandonar o site.

Uma outra maneira de tornar o site visualmente atrativo é através do uso de fotografia de alta qualidade. Especialmente para comércio online, imagens de alta qualidade são muito importantes.

Se o objetivo é fazer com que o visitante focalize na mensagem do site, não é aconselhável sobrecarregá-lo com um design complexo, excesso de detalhes, animação, ou outros efeitos apenas para impressionar. Simplicidade, nesse caso, é mais aconselhável.

2.     Conteúdo

Além de estilo, um site precisa ter substância. A audiência está buscando informação que irá ajudar a tomar uma decisão. Assim, o site deve conter informação relevante. Este é um fator que muito pode contribuir para conquistar a credibilidade quanto à competência e o conhecimento de uma empresa.

Sites que não chateam visitantes com texto visualmente exagerados, mas que utilizam textos claros, bem organizados, quebrados em parágrafos pequenos e com tópicos marcados, são mais sucetíveis de cativar o leitor. Há apenas 10 segundos para que o visitante se interesse em ler o site, então todo cuidado é pouco.

Disponibilizar extra conteúdo para o leitor que não quer permanecer no site, mas quer levar algo dele, se possível, também é um bom recurso. Por exemplo, arquivos PDFs para download, word documents, etc.

3.     Funcionalidade

Cada componente do site deve funcionar rapida e corretamente, caso contrário os visitantes ficarão frustrados. Links, formulários, busca, registro, tudo no site deve funcionar como esperado.

Isso se aplica também à ortografia e gramática dos textos. O site vai estar altamente exposto, portanto é importante sempre avaliar possíveis erros.

4.     Usabilidade

Um componente altamente importante, mas frequentemente negligenciado, é o nível de usabilidade de um site. Um site deve ser de fácil leitura, navegação e compreensão. Alguns elementos chaves de usabilidade incluem:

Simplicidade – a melhor forma de manter o visitante no site é através de conteúdo relevante, boa organização e design atrativo.

Carregamento rápido de páginas – uma página deve carregar em no máximo 20 segundos; mais que isto poderá fazer com que o visitante abandone o site.

Páginas curtas – o site deve oferecer o mínimo de rolamento de página, especialmente na página inicial. Criar links da página principal para “ler mais” sobre um tópico particular é uma ótima opção para evitar que a página fique longa demais.

Layout consistente – aplicar um layout consistente e repetir certos elementos através do site é extremamente importante para a usabilidade.

Navegação lógica e proeminente – criar um menu no topo da página, ou aos lados torna a navegação fácil. Também é importante limitar o número de itens do menu a não mais que 10.

Link com texto descritivo – estes fazem com que fique muito mais fácil para os visitantes encontrarem o caminho ao longo do site. Links com textos descritivos também são favorecidos pela otimização de sites (CEO – ver abaixo).

Plataforma cruzada/ compatibilidade de navegadores – navegadores distintos frequentemente tem diferentes regras para apresentação de conteúdo, por isso é prudente testar o site em vários navegadores, por exemplo, Internet Explorer (versões 6 e 7), Mozila Forefox e Safari.

Resolução de tela – quanto à resolução da tela, é necessário certificar-se sobre a aparência do site nas variáveis resoluções. A mais comum atualmente é 1024 x 768 pixels.

5.     Promovendo o site

Site bem preparado, tudo muito bem pensado e planejado. Então é hora de fazer com que ele apareça nos resultados das bucas de sites, como por exemplo, Google, Yahoo, Bing, etc. E é importante que o site apareça entre os primeiros resultados de pesquisa.

Existe um conjunto de técnicas e métodos atualmente utilizados para dar maior visibilidade ao site, os quais são conhecidos como SEO, do inglês “Search Engine Optimzation”, ou apenas “Otimização de Sites”, em português.

Para os iniciantes nesse assunto, o Google disponibiliza um manual para Otimização de Sites (ver http://static.googleusercontent.com/external_content/untrusted_dlcp/www.google.com/en/us/intl/pt-BR/webmasters/docs/guia-otimizacao-para-mecanismos-de-pesquisa-pt-br.pdf).

Há centenas de regras e guias para uma efetiva otimização de sites, mas encurtanto o assunto, as mais importantes são as seguintes:

– Incluir bastante conteúdo escrito em HTML. Não use Flash, JavaScript ou objetos de apenas imagem.

– Utilizar palavras-chaves importantes repetidamente, sempre que apropriado.

– Minimizar o uso de tabelas e usar páginas em estilo cascata para layout e posicionamento; mater o código HTML bem organizado.

– Fortificar os links, tornando-os descritivos e usando palavras-chaves em suas descrições.

Há vários tópicos a considerar quando se trata de construção de um site mais efetivo, o que não é algo que pode ser descrito rapidamente. No entanto, as direções básicas aqui apresentadas constituem um grande passo ao caminho certo para o sucesso de sua empresa. Para a criação de sites orientada para o lucro de uma empresa, é sempre prudente abrir mão do brilho e manter a simplicidade, tendo em mente que os usuários não lêem, mas escaneam o site. Eles procuram, antes de tudo, por algo interessante e fácil. Se a nova página não contempla as necessidades do usuário, ele irá clicar o botão de volta e continuar o processo de busca.

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23 anos, Carioca, Criador do Portal Zoom Digital, mantém desde a epoca que possuia formato de blog, Podcaster oficial do Zoom Cast. Amante por todo tipo de tecnologia e formado como técnico de informática.

2 Responses to “Como montar um site para sua empresa crescer”

  1. pri_design disse:

    Philipe, como posso criar um site que vai ser visto em dispositvos móveis? Fiz um site no BaseKit, funciona nos celulares?

    • Philipe Cardoso disse:

      Pri, Recomendo vc entrar em contato com o SEOMASTERS que nos forneceu o material, fale que foi pelo artigo publicado aqui que vai lhe ajudar.

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