Como instalar um servidor Apache+MySql+PHP no Windows | Zoom Digital : Reviews de Smartphones, Tutoriais, Notícias

Como instalar um servidor Apache+MySql+PHP no Windows

Por Philipe Cardoso
Categoria: Banco de Dados
abr 27th, 2010
0 Comentários
567 Views

Como instalar um servidor no Windows

Salve rapaizada, neste tutorial irei ensinar a vocês como instalar um servidor Apache, PHP e MySql tudo de uma só vez.

Um servidor web é muito interessante para você desenvolvedor que deseja testar scripts, colocar sites e arquivos na web sem nenhum custo ou simplesmente armazenar banco de dados, basta apenas seguir este pequeno tutorial.

Para instalar nosso pequeno servidor, utilizaremos o programa APPSERV que pode ser baixado neste SITE, independendo da versão, a instalação é a mesma e as janelas iguais então mãos a obra.

Depois de baixar o AppServNetwork no site, e clicar para instalar o programa, aparecerá a seguinte tela. Que é apenas uma tela de boas vindas, clique em Next.

Após feito isto, vai aparecer uma tela com o código de licensa do programa, basta clicar em Agree.

Agora você pode selecionar em que pasta seu servidor será instalado, se você tiver mais de uma partição recomendo que utilize a de maior espaço, nunca se sabe até quanto de espaço para banco de dados e scripts iremos precisar. Clique em Next novamente.

Agora vamos escolher os serviços que desejamos instalar, com todas as caixas marcadas serão instalados o Apache, o MySql, o interpretador PHP e o PhpMyAdmin para gerenciar o banco de dados. Recomendo marcar todas as opções.

Agora vamos dar nome ao servidor, esta opção é importante para conceder acesso externo ao seus dados, utilizo bastante o programa No-IP, na primeira tela você vai colocar o nome do servidor por exemplo:

“www.zoomdigital.com.br”, abaixo o e-mail do administrador ex : “contato[@]zoomdigital.com.br” e a porta em que seu site irá rodar, recomendo deixar o padrão 80.

Agora vamos colocar a senha de acesso ao banco de dados, por padrão o usuário se chama “ROOT“, se você utiliza InnoDB, deve marcar esta opção. Clique em Next.

Pronto seu servidor já foi configurado, basta clicar em finish e deixar marcado as opções Start Apache e Start MySql, que seu seridor já estará ativo.

Para realizar um teste utilize um navegador qualquer e digite a seguinte URL. “http://localhost/” Se tudo ocorreu bem aparecerá a seguinte tela.

Pronto seu servidor apache já está funcionando. Agora todos seus scripts deverão ficar dentro da pasta WWW localizada no endereço a seguir. “c:/appserv/www/“.

Caso possua alguma dúvida deixe um comentário ou nos mande um e-mail para que possamos lhe auxiliar.

About "" Has 2042 Posts

23 anos, Carioca, Criador do Portal Zoom Digital, mantém desde a epoca que possuia formato de blog, Podcaster oficial do Zoom Cast. Amante por todo tipo de tecnologia e formado como técnico de informática.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *