Como fazer para criar um redirecionamento 301 no WordPress | Zoom Digital : Reviews de Smartphones, Tutoriais, Notícias

Como fazer para criar um redirecionamento 301 no WordPress

Por Philipe Cardoso
Categoria: CMS
jul 17th, 2010
7 Comments
1413 Views

Salve galera, Philipe Cardoso na área para uma super dica para quem possui um blog ou site no WordPress e precisa passar por um tormento terrível que é o redirecionamento de domínios.

Assim que decidi alterar o endereço principal do Zoom Digital do já renomado, conhecido e muito bem linkado www.zoomdigital.org para o www.zoomdigital.com.br acabei realizando um redirecionamento que funcionou em termos. Além de complicado, pois utilizei um código diretamente no arquivo HTACCES da minha hospedagem ele redirecionava todos os links para a página principal do novo domínio.

Por exemplo:

O endereço http://www.zoomdigital.org/2008/10/video-aula-redes-aula-01/ quando indexado no Google era redirecionado para o principal do novo domínio, neste caso www.zoomdigital.com.br. Com isso muitas pessoas que acessavam nosso site pela busca do Google caiam na página principal sem entender nada, provavelmente abandonavam a página na esperança de achar a solução para o problema ou o artigo que estava procurando.

Resultado:

Nossas visitas cairam drasticamente, são mais de 19 mil links que tinhamos indexados no Google para o domínio .org, e estavam todos agora sendo apagados do mapa ou melhor das buscas.

O desespero foi grande, aliás ver as visitas e o número de artigos indexados no Google cair é desesperador, até que hoje descobri um plugin para a plataforma que utilizamos, no caso o WordPress que fez o redirecionamento perfeitamente.

O plugin chama-se Domain-Change e pode ser baixado neste link, o mais interessante é a facilidade que tive para configurar o redirecionamento. Bastou fazer o download do Domain Change, jogar na pasta de plugins, ativar e jogar o endereço do domínio antigo na área de configuração. Aliás não tem como se perder ao tentar criar o redirecionamento, veja como é super simples a página de redirecionamento:

Basta colocar o endereço, marcar Enable e salvar. Pronto, ele cria um redirecionamento 301 de maneira que não vai comprometer nenhum link antigo que você tenha. E o melhor, com o tempo o Google irá perceber que você está mudando de endereço permanentemente e mudará todas suas url’s para o endereço novo.

Se tivesse conhecido este complemento tempos atras, nunca teria perdido visitas ou links no Google. Fica a dica para que outros não tenham o mesmo problema.

About "" Has 2042 Posts

23 anos, Carioca, Criador do Portal Zoom Digital, mantém desde a epoca que possuia formato de blog, Podcaster oficial do Zoom Cast. Amante por todo tipo de tecnologia e formado como técnico de informática.

7 Responses to “Como fazer para criar um redirecionamento 301 no WordPress”

  1. Cara, bem interessante!

    É muito bom perceber que praticamente tudo que nós que trabalhamos com blogs precisamos o WordPress tem. E o melhor, de uma maneira bem simples!

    ; D

  2. Matheus Kayko disse:

    Amigo, eu mudei minha plataforma, do blogger pro wordpress, meu endereço antigo era http://www.modemdownloads.net (tinha que digitar o www) ou modemdownloads.blogspot.com, agora meu endereço é modemdownloads.net, e tava com muitos problemas de 404, instalei o plugin e testei os dois links antigos, mas continuou dando 404. Esse plugin funciona já na hora ou tem que esperar algum tempo? Será que não estou fazendo nada errado não amigo? Aguardo respostas, grato.

  3. […] View post: Como fazer para criar um redirecionamento no WORDPRESS […]

  4. interessante, se tiver uma atualização com Linkback de quem salvou o seu SEO indicando esse plugin, vai ganhar um beijinho na ponta do nariz

  5. Markos disse:

    Bem facil maismeu blog antigo tem muito mais visitas que o novo

  6. Maiara disse:

    Esse plugin funciona para redirecionamento de http://www.nomedoblog.com.br para nomedoblog.com ?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *