Como cursos online podem ser um bom investimento

4 min read

 

Atualmente estamos na era digital onde diversas áreas nascem e algumas se adaptam de acordo com a constante evolução tecnológica que estamos passando.

Sabendo disso, os cursos online são boas formas de aumentar seu conhecimento, mas também é uma boa área para se ganhar dinheiro por meio de criação de cursos específicos que atendam a demanda de diversas pessoas.

Sendo assim, é possível ver que vários sites oferecem uma variedade de cursos, que muita das vezes, são coisas simples, mas, que ajudam diversas pessoas a aprenderem um pouco mais.

Ganhe dinheiro com curso online

Quando você cria um curso online é possível alcançar alunos de toda parte, deixando de ser um projeto regional e limitado. Alimentando-o regularmente e mantendo o conteúdo atualizado é certo que você terá um retorno.

Produzir cursos online baseado no conhecimento que você já tem é uma boa oportunidade para criar uma renda extra, ou até mesmo dependo dos rumos que esses cursos tomarem, pode tornar-se sua principal forma de rendimento.

O valor é você quem coloca e quanto mais refinado for a sua didática, mais você poderá cobrar por ele. Entretanto, sempre pense que você deve atender os clientes/alunos, afinal de contas, seu conhecimento virou sua mercadoria.

Por que vender o seu conhecimento

Quando você compartilha seu conhecimento com uma pessoa a ultima coisa que você pensa é em cobrar por aquilo, mas, se você perceber que você realmente ensina bem e tem muito domínio sobre o assunto, aprenda a usar isso ao seu favor.

Cobrar por algo que agrega tanto as pessoas é uma boa forma de ganhar dinheiro, pois, além de você estar transmitindo conhecimento, também estará recebendo retorno pelo seu esforço e dedicação de ter refinado tanto seus estudo e práticas.

Quando você se dedica aos cursos, o retorno pode realmente surpreender, pois existem inúmeras pessoas que desejam aprender aquilo que você tanto domina e consegue ensinar para elas.

Plataformas para criar cursos online

Os cursos são feitos por você, mas, é necessário um “intermediário” entre você e o aluno. É aí que entram em cena as plataformas que facilitam a forma desse conhecimento chegar aos alunos para então assistirem as suas aulas. 

Há diversas plataformas para você saber onde começar, por exemplo, o Hotmart, onde você adiciona todas as informações necessárias para criar o seu perfil e logo em seguida o adicionar os seus cursos.

Há também outras mais completas como a Ead Box, Edools, Udemy e o famoso open source Moodle que é conhecido mundialmente como uma das mais famosas plataformas EaD.

Além disso, você também pode criar a sua própria plataforma de cursos. Para isso, basta criar um site e registrar um domínio personalizado. 

Isso oferece mais possibilidades e liberdade de trabalho para os seus cursos. No entanto, é preciso contar com um bom serviço de web hosting e entender sobre criação de sites. 

 

Dicas para quem quer criar um curso online

É importante saber algumas coisas antes de entrar de cabeça em um novo negócio que envolve a produção de cursos online. Sendo assim, confira a seguir algumas dicas que poderão te ajudar a ter um bom caminho a seguir.

Público alvo

Você deverá saber claramente qual o público alvo que você quer atingir, pois esse conhecimento é de extrema importância para definir o nível de dificuldade do conteúdo que será criado.

Os seus cursos deverão atender a uma grande demanda, de forma que você esteja apto a ensinar a disciplina para aquela faixa etária, conseguindo também atingir o maior número de pessoas possíveis.

Por isso, entenda bem os atributos do seu público como, gênero, formação acadêmica, experiências, classe social e principalmente aspirações e objetivos. 

 

Atualização do seu conhecimento

Muita das vezes o que você aprendeu lá atrás mudou, ou melhor dizendo, se atualizou. Por exemplo, acontecimentos históricos que você conhecia a 20 anos atrás, podem muito bem ter mudado drasticamente desde então.

Manter seu conhecimento sempre atualizado pode lhe dar mais propriedade para aquilo que você está falando, sem medo de ser corrigido ou estar transmitindo um conteúdo errado ou atrasado para seus alunos que eventualmente vão te cobrar sobre isso.

Aprendizado nunca é demais, por isso, é bom sempre se manter atualizado, pois irá te tornar um bom instrutor que estará sempre preparado para oferecer as melhores experiências de ensino e aprendizagem.

Não espere retorno imediato

Não é garantido que você terá um retorno rápido pelos cursos, por isso, muitos começam tornando-o como renda extra, ou seja, muitos já possuem uma renda principal.

Os cursos online são mais uma forma de ganhar dinheiro em médio e longo prazo. Com o tempo e aprimoramento é possível notar o retorno e reconhecimento. No entanto, não espere que tudo isso ocorra no 1º mês.  

Após um tempo de plataforma, com diversas visitas e classificações, você pode sim migrar de uma renda para outra, pois assim você dará mais prioridade para a produção de cursos e assim ganhando ainda mais com aquilo que no princípio era só uma renda extra.

Conclusão

Explorar áreas novas do mercado de trabalho é uma experiência importante e te ajudará como profissional, com a constante evolução tecnológica. 

A educação à distância já é uma realidade e aqueles que se adaptarem e investirem nas novas áreas irão se sobressair e se consolidarão mesmo após os tempos de crise. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *