CIA e sua parceria com a AT&T por dados dos usuários | Zoom Digital : Reviews de Smartphones, Tutoriais, Notícias

CIA e sua parceria com a AT&T por dados dos usuários

Por Joatan Fontoura
Categoria: Diversos
nov 17th, 2013
2 Comments
1825 Views

Na semana retrasada (07/11/13), o New York Times noticiou um suposto esquema, acusando a Agência Central de Inteligência (CIA) por contribuir com mais de US$ 10 milhões de dólares por ano em benefício da AT&T, gigante das telecomunicações norte-americana, em troca de registros telefônicos dos clientes da companhia, informações extraídas do imenso banco de dados alimentado pelas milhares de linhas administradas pela empresa. Conforme a descrição, a ação é realizada através de um contrato voluntário, sem determinação judicial.

central_intelligence_agency_usa

Legalmente a CIA não tem o direito de espionar as atividades dos norte-americanos, dessa forma, acaba aderindo soluções paliativas, alegando como razão, o combate contra o terrorismo. Na maioria dos casos, os dados coletados envolvem ligações entre estrangeiros, no entanto, quando uma das partes é alguém que está nos EUA, a AT&T não divulga a identidade da pessoa, mascarando também os dígitos do telefone. A questão é que diante da necessidade, a CIA pode encaminhar o número “mascarado” ao FBI, quem pode emitir uma intimação contra a AT&T solicitando a “abertura” completa dos dados.

Segundo o porta-voz da CIA, Dean Boyd, as atividades envolvendo a coleta de dados por parte da agência são legais, estando sujeitas a fiscalização, ao mesmo tempo não afirmando a existência do esquema com a operadora. Mark Siegel, representante da AT&T, apenas afirmou a valorização da privacidade dos clientes, além da proteção que a mesma merece, garantindo o cumprimento dos aspectos previstos na lei.

Diante de toda a repercussão iniciada desde o vazamento de dados da NSA por parte de Edward Snowden, uma revelação como essa acaba não causando tanto impacto quanto realmente remete, sendo considerada apenas mais uma façanha do governo americano.

Fonte: GGN, Link Estadão e Zero Hora

About "" Has 381 Posts

Estudante de tecnologias. Trabalha na área de TI, adora todo o tipo de gadgets e nas horas vagas tenta ser twitteiro e blogueiro.

2 Responses to “CIA e sua parceria com a AT&T por dados dos usuários”

  1. “Espionagem na telefonia” em qualquer lugar do mundo está sujeita e qualquer ação do governo legal ou ilegal por grampos ou até mesmo quebra de sigilo na justiça, por isso todo cuidado é pouco em smartphones e computadors de acesso a dados pessoas e contas bancárias. No mundo de hoje não existe mais privacidade alguma!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *