Celular perdido é alvo de bisbilhoteiros

By Joatan Fontoura
In Destaques
Mar 17th, 2012
2 Comments
354 Views

Uma recente pesquisa desenvolvida pela Symantec retratou resultados quanto a perda de celulares. Na prática, a empresa espalhou 50 smartphones em cidades dos EUA e do Canadá, em áreas públicas de Nova York, Washington, Los Angeles, San Francisco e em Ottawa, todos contendo informações que poderiam facilmente localizar o proprietário do aparelho, sendo que em 50% dos casos a devolução dos dispositivos ocorreu.

Os dados coletados pela Symantec concluíram que em apenas 4% dos aparelhos perdidos não foi relatado o acesso dos dados pessoais por quem encontrou, enquanto 70% dos aparelhos sofreram acessos tanto de aplicativos e informações pessoais dos supostos usuários, assim como informações corporativas. Todos os smartphones possuiam um arquivo chamado “Salários RH”, o qual foi acessado em 53% dos casos, sendo que ainda entre os arquivos, poderia ser encontrado outro com o nome de “Casos RH”, o qual foi acessado em 40% dos aparelhos.

Basicamente os dispositivos usados eram dispostos por contas de redes sociais, E-mail corporativo e pessoal (devidamente configurados), gerenciador de senhas, contatos da agenda e cartão SD com fotos e afins. Os smartphones também contavam com um aplicativo de rastreamento via GPS, dessa forma era possível saber o que iria ocorrer com o aparelho após encontrado.

Acredito que seja importante salientar que perspectivas assim não são surpreendentes, quem sabe não porque as pessoas estejam agindo com intenções ruins, mas porque é da natureza humana essa curiosidade, esse conceito de saber o que está ocorrendo na vida alheia, até mesmo na vida de pessoas desconhecidas. Dessa forma, é importante salientar que devido a “era da informação” na qual vivemos, todo o cuidado é pouco. E os recursos existem para trabalhar ao nosso favor, por isso, o backup das informações e o cuidado para o uso de mecanismos de segurança, como um aplicativo, por exemplo, que pode entrar em ação caso o aparelho seja perdido são necessários. Até porque, nunca se sabe quem pode encontrar um smartphone perdido.

Fonte: G1 Tecnologia e Gizmodo Brasil

Imagem: codersgroup.org

About "" Has 382 Posts

Estudante de tecnologias. Trabalha na área de TI, adora todo o tipo de gadgets e nas horas vagas tenta ser twitteiro e blogueiro.

2 Responses to “Celular perdido é alvo de bisbilhoteiros”

  1. Philipe says:

    Por isso sempre é importante colocar senha no seu gadget, vc pode até perder mas o cara vai ter que formatar para utilizar novamente, e numa hora dessas faz toda a diferença para não fazerem nada de ruim com seus dados.

    • Joatan Fontoura says:

      Verdade, Philipe!

      E mais uma vez confirmamos a ideia de que um simples detalhe pode fazer uma grande diferença.

      Abraços!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>