Biografia de Steve Jobs, um manual da administração | Zoom Digital : Reviews de Smartphones, Tutoriais, Notícias

Biografia de Steve Jobs, um manual da administração

Por Joatan Fontoura
Categoria: Apple
abr 3rd, 2012
4 Comments
992 Views

Poucos dias depois da morte de Steve Jobs em outubro do ano passado, a biografia do empreendedor mais famoso e renomado no mundo todo já estava disponível para venda. Escrita por Walter Isaacson, com a autorização do próprio Jobs, as mais de 650 páginas contam toda a trajetória do homem que revolucionou o mundo dos computadores pessoais e grande parte da mobilidade digital.

Por esses e outros motivos é que executivos do ramo, e mesmo de outras áreas, estão levando a biografia do antigo CEO da Apple como um “manual na administração de empresas”. É o caso de Prasad Thammineni, diretor-presidente da americana OfficeDrop, empresa de infraestrutura em TI, quem aceitou fortemente as colocações propostas diante do livro, tentando aplicar na prática as experiências compartilhadas, incluindo o envio de trechos da própria obra por E-mail aos seus colaboradores. Seguindo o exemplo de Thammineni, Guy Nirpaz, diretor-presidente da Totango, empresa de software com sede na Califórnia e extensão em Israel, realizou a leitura da biografia em pouco mais de três dias, se tornando também um grande admirador das ideias. Nirpaz se considera um chefe exigente, contudo, não tanto como Steve Jobs, mas vale o exemplo. Além de prestigiar a leitura, o chefe comprou um exemplar do livro pra cada um dos seus funcionários, inclusive uma versão traduzida em hebraico para o pessoal de Israel.

Logo quando foi lançada a biografia, comprei o exemplar da foto que ilustra a postagem. Porém, ainda não tirei um tempo pra ler. Mas prometo que em breve, assim que ler o mesmo, publicarei minhas próprias impressões sobre, apesar de não ser empresário ou empreendedor assim como os indivíduos citados.

Fonte: The Wall Street Journal via Valor Econômico

About "" Has 381 Posts

Estudante de tecnologias. Trabalha na área de TI, adora todo o tipo de gadgets e nas horas vagas tenta ser twitteiro e blogueiro.

4 Responses to “Biografia de Steve Jobs, um manual da administração”

  1. Anônimo disse:

    Cara,
    Jobs era um engenheiro razoável mas acima de tudo era um grande marketeiro. Isso não diminui os méritos de tudo que ele fez mas precisamos controlar esse “endeuzamento” que fazem com ele.

    Recomendo fortemente a leitura de outro livro antes deste do Jobs: iWoz (http://www.livrariacultura.com.br/scripts/resenha/resenha.asp?nitem=22361526&sid=01692011814326383881947246), Biografia do sócio criador da Apple Steve Wozniak.

    Esse sim conta a historia real de criação do primeiro PC e da Apple. Fala sobre a cultura que existia, na década de 70, na região hoje conhecida como vale do silício.

    Depois de ler estas biografias e também a de criação do Google (http://www.livrariacultura.com.br/scripts/resenha/resenha.asp?nitem=1858469&sid=01692011814326383881947246) estou convicto que para se tornar um ícone da nova geração você precisa necessariamente ser filho de pessoas com MUITO estudo. Pelos pra estes casos foi assim.

    • Joatan Fontoura disse:

      Fala Maicon!

      Cara, concordo, contigo.

      A biografia do Wozniak está na minha estante, junto a do Jobs, esperando pra ser lida também.
      Acredito que as opiniões de muita gente pode mudar com a leitura dessas obras, e conforme falei, após ler, fico devendo uma postagem bastante elaborada sobre o assunto.

      A obra mais concreta sobre Jobs que já consegui ler foi “A Cabeça de Steve Jobs” do Leander Kahney, contudo, nós sabemos que a visão é bem diferente das citadas anteriormente. E claro que muitos artigos e matérias publicadas em sites e revistas, principalmente após a morte dele, tentam demostrar somente um dos lados da história.

      Enfim, é um assunto bastante longo pra se discutir…

      Ah, quanto a obra sobre a criação do Google é uma ótima dica também!

      Obrigado pela ajuda de sempre!

      Bom restante de semana!

      Abraços!

      • Anônimo disse:

        Pois eh. ainda não li nenhum do jobs, mas essa biografia autorizada está na minha lista de leitura pós TCC. Só não comprei agora pq acho que tá muito caro. ainda é modinha falar de Steve Jobs. VOu esperar uma promoção no submarino ou coisa do tipo.

        • Joatan Fontoura disse:

          Claro!

          Eu comprei na Feira do Livro em POA no ano passado.
          Já queria ter lido, contudo, sabe como é a “correria”, né?

          Abraços!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *