Aumentando o espaço do HD do VirtualBox | Zoom Digital : Reviews de Smartphones, Tutoriais, Notícias

Aumentando o espaço do HD do VirtualBox

Por heliopereira
Categoria: Dicas
jul 18th, 2012
3 Comments
3283 Views

Usando o VirtualBox, como sempre para testar softwares ou infelizmente ter que usar o Windows, quando em alguns sites não consigo acessar direito usando outro navegador sem ser o Internet Explorer.

Quando criei essa máquina virtual, realmente eu só precisava para navegar nesses sites obscuros que exigem o Internet Explorer, mas agora desejei fazer uns testes com um servidor Oracle WebLogic. Resumo da história, eu tinha criado uma máquina com apenas 10 GB de espaço dinamicamente expansível, esse espaço expansível quer dizer que ele vai informar ao sistema operacional da máquina virtual que o HD dele é de “X” GB, embora o tamanho alocado na máquina HOST (o pc onde está instalado o VirtualBox), irá ser alocado conforme o uso do sistema que foi virtualizado. Afinal de contas, o sistema operacional precisa saber desde sempre quanto de espaço está disponível para ele no HD, teoricamente nós não podemos só aumentar o tamanho do disco e esperar que o sistema operacional leia isso normalmente. Para o aumento funcionar, nós vamos ter que utilizar um programa para particionar o disco da máquina virtual novamente, ou seja, vamos informar para o sistema operacional que existe mais espaço disponível pra ele.

Bem, mas vamos ao foco desta dica que é como aumentar o tamanho do HD do sistema operacional guest instalado na sua máquina virtual.

Primeiro passo é abrir o COMMAND do Windows, o famoso CMD, ou no meu caso abrir um terminal bash no Fedora. Vamos navegando com o terminal ou o COMMAND até onde se encontra o HD da máquina virtual no computador. E executar o seguinte comando:

VBoxManage modifyhd MeuHD.vdi –resize [NOVO TAMANHO em MB]

Exemplo:

VBoxManage modifyhd  hdPrincipal.vdi –resize 21000

Modifiquei o hdPrinciapal.vdi para 21 000 MB.   Lembrando que esse comando modifyhd só funciona para você aumentar o tamanho que foi atribuído, não tente diminuir pois não vai funcionar. Lembrando que o armazenamento também vai tomar todo o tamanho do espaço físico que você definir, ou seja, não vai ser mais dinamicamente expansível.

Bom, essa é essencialmente a parte mais fácil da dica, agora precisamos informar ao sistema operacional que o disco que foi particionado na instalação ganhou mais espaço, ou seja, precisamos particionar novamente o HD virtual.  Bom, para isso se você tem na máquina virtual um sistema do tipo WINDOWS, existe um programa chamado Minitool Partition Wizard que é bem simples e fácil de você utilizar. Você pode instalar ele dentro do seu sistema mesmo.  Se você precisar de algo um pouco mais sofisticado, pode baixar o GParted, que pode ser instalado dentro de uma distribuição Linux ou pode ser rodado como um Live-CD e particionar o seu HD, independente do sistema operacional.

3 Responses to “Aumentando o espaço do HD do VirtualBox”

  1. Luis Ferreira disse:

    Ola…
    Gostaria de saber se isso tambem funcina para discos fixos…
    Se funciona como fazer para discos fixos linux (ubutun)

    Grato,
    Luis Ferreira

  2. Discos fixos não tem como alterar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *