Apple descarta falhas no iCloud no recente vazamento de fotos de celebridades | Zoom Digital : Reviews de Smartphones, Tutoriais, Notícias

Apple descarta falhas no iCloud no recente vazamento de fotos de celebridades

Por Philipe Cardoso
Categoria: Apple
set 3rd, 2014
0 Comentários
928 Views

shutterstock_175540514Imagem de Shutterstock

Diante de tanta polêmica, a Apple quebrou seu costumeiro silêncio. Após o iCloud ter sido apontado como a origem do vazamento de fotos íntimas de celebridades como Jennifer Lawrence e Mary Elizabeth Winstead, a companhia anunciou uma investigação interna. Nesta terça-feira (2), o resultado foi divulgado: a empresa afirma que os ataques não se deram por nenhuma vulnerabilidade no serviço.

No comunicado, a Apple explicou que engenheiros passaram mais de 40 horas analisando o problema, mas não encontraram falhas em seus serviços – incluindo os sistemas do iCloud e do Find my iPhone – que facilitassem invasões.

O vazamento de dados, segundo a Apple, aconteceu a partir de “ataques bem direcionados a nomes de usuários, senhas e perguntas de segurança”. A declaração dá a entender que cada invasão pode mesmo ter sido feita a partir de técnicas de força bruta (método sequencial de tentativa e erro para descobrir senhas e logins), embora pishing scam e outros artifícios não tenham sido descartados.

A Apple continuou a mensagem recomendando aos usuários o uso de autenticação em dois passos e de senhas fortes, isto é, que combinam letras minúsculas e maiúsculas, números e símbolos diversos.

De fato, autenticação em dois passos e senhas fortes dificultam consideravelmente o acesso indevido a informações confidenciais. A questão é que, com seu comunicado, a Apple acabou quase confirmando que o iCloud não tem proteção contra ataques de força bruta – se tem, é superficial.

Em técnicas do tipo, combinações de senha e login podem ser tentadas milhares ou mesmo milhões de vezes por segundo. Um mecanismo de proteção devidamente implementado impediria o acesso após um número determinado de tentativas, por exemplo.

O caso segue sendo investigado pelo FBI. A Apple declarou que continuará ajudando as autoridades na identificação dos responsáveis pelos vazamentos.

Artigo de Tecnoblog

About "" Has 2042 Posts

23 anos, Carioca, Criador do Portal Zoom Digital, mantém desde a epoca que possuia formato de blog, Podcaster oficial do Zoom Cast. Amante por todo tipo de tecnologia e formado como técnico de informática.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *