Apple anuncia mudanças no quadro de executivos e suas atribuições | Zoom Digital : Reviews de Smartphones, Tutoriais, Notícias

Apple anuncia mudanças no quadro de executivos e suas atribuições

Por Joatan Fontoura
Categoria: Apple
nov 2nd, 2012
3 Comments
1172 Views

No início da semana a Apple anunciou algumas mudanças no quadro de executivos da empresa, entre elas demissões e redistribuição das funções chaves para o desenvolvimento e gestão dos produtos da companhia.

Talvez o que causou mais reflexo foi o anúncio do afastamento de Scott Forstall, vice-presidente de sistemas móveis, mais precisamente o carro chefe-diante do iOS. A empresa anunciou o desligamento de Forstall para o início do próximo ano, contudo, até lá ele deixará sua antiga função, passando a ser o assessor direto do CEO, Tim Cook. Scott Forstall começou na Apple em 1997, sendo considerado desde então um dos executivos mais próximos de Steve Jobs, ocorrendo até comentários, antes da morte do antigo CEO e cofundador, que ele poderia ser o possível futuro CEO da corporação, isso antes ainda de Tim Cook assumir o cargo, claro.

A Apple declarou que não vai contratar outro executivo para suprir a função de Forstall, mas vai redistribuir as funções ao quadro já existente. Dessa forma, Jonathan Ive, o homem por trás do design dos principais produtos da empresa, além de supervisionar o design de hardware, vai passar a fazer o mesmo com o software. Eddy Cue, conhecido por revolucionar o iCloud e pela gestão da Apple Store e iTunes Store, vai passar a gerenciar o desenvolvimento da Siri (assistente virtual do iOS) e o aplicativo de Mapas (desenvolvido pela companhia e disponível no iOS 6). Craig Federighi, responsável por comandar o desenvolvimento do OS X, vai supervisionar também o desenvolvimento do iOS, mudança considerada relevante pelos analistas, pois a possibilidade da maior integração entre os dois sistemas é bastante provável. Bob Mansfield, resposável pelo setor de engenharia da empresa, quem anunciou sua aposentadoria em junho, acabou voltando atrás, decidindo continuar mais algum tempo na corporação, agora assumindo o comando de um novo setor interno denominado “Tecnologias”, enquanto Dan Riccio continua na transição para assumir o antigo cargo de Mansfield.

Especulações comentam que nos últimos tempos alguns dos executivos estavam sofrendo problemas de relacionamento com Forstall, há quem diga que Bob Mansfield e Jonathan Ive evitam reuniões com o terceiro, caso Cook não esteja presenta também. E o mais polêmico, alguns acreditam que o principal motivo para uma possível demissão de Forstall foi a baixa performance apresentada pelo serviço de mapas desde a última atualização.

Além da saída de Forstall, a empresa aproveitou para declarar o desligamento de John Browett, responsável pela supervisão da área de varejo da empresa. Browett estava a pouco mais de seis meses no cargo, possivelmente com difuldades na adaptação das suas funções. A Apple comenta que vai procurar por um sucessor ao cargo.

Fonte: Gizmodo, G1 Tecnologia, Mac Magazine e Veja

About "" Has 381 Posts

Estudante de tecnologias. Trabalha na área de TI, adora todo o tipo de gadgets e nas horas vagas tenta ser twitteiro e blogueiro.

3 Responses to “Apple anuncia mudanças no quadro de executivos e suas atribuições”

  1. Não sei porque mas estas notícias me fazem acreditar que a Apple anda meio perdida perante aos últimos lançamentos e a linha de produção criativa da emprsa, parece que deu um estagnada e eles estão perdidos.

    • Fala Philipe!

      Cara, eu sinceramente acho que é cedo pra afirmar isso.
      Quem sabe foi apenas uma reformulação estratégica da empresa, nada mais preocupante.
      E quanto aos lançamentos, acredito que só o tempo reserva o futuro da marca, assim como as futuras atualizações.

      Haha…

      Valeu!

      Abraços!

  2. […] companhias, seja do ramo da tecnologia ou não, são naturais no decorrer dos anos. Dias atrás a Apple anunciou suas alterações e agora foi a vez da Microsoft. No início da semana, mais precisamente na noite de segunda-feira […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *