Aos 68 anos, morre Ed Roberts, criador do Altair | Zoom Digital : Reviews de Smartphones, Tutoriais, Notícias

Aos 68 anos, morre Ed Roberts, criador do Altair

Por Philipe Cardoso
Categoria: Destaques
abr 3rd, 2010
0 Comentários
436 Views

Recebemos uma notícias nada animadora para os fans da tecnologia. Aos 68 anos morre Ed Roberts, fundador da Micro Instrumentation and Telemetry Systems (MITS), empresa que vendia kits para quem gostava de eletrônica.

Quem assistiu ao filme os Piratas do Vale do Silício ou simplesmente conhece a história  da fundação da Microsoft, de certo vai lembrar deste grande inventor do Altair 8800 em 1976, mesma época que dois jovens se interessaram em desenvolver uma versão da linguagem Basic para o computador, estamos falando de Paul Allen e Bill Gates, que declararam o seguinte após saber do falecimento de Ed:

Estamos profundamente entristecidos com o falecimento do nosso amigo e primeiro mentor (…) O dia em que nosso primeiro software ainda não testado funcionou no Altair foi o início de uma série de grandes coisas. Nós sempre temos muitas lembranças boas de trabalhar com Ed em Albuquerque, no escritório do MITS na Rota 66.

Um pouco de sua história segundo o site Globo.com:

Nascido em 1941 na cidade de Miami, na Flórida, Roberts nunca imaginou ter iniciado uma revolução na tecnologia. Ele serviu na Força Aérea dos Estados Unidos e se formou como engenheiro eletricista pela universidade de Oklahoma em 1968. Mais tarde, seu interesse por tecnologia o levou a criar uma empresa de produção de calculadoras. Quando grandes empresas como a Texas Instruments entraram neste mercado, Roberts se endividou .

Enquanto isso, ele foi se interessando por computadores, em uma época que as máquinas ocupavam andares inteiros de prédios e existiam apenas nas universidades. “Ele veio com a ideia de que qualquer pessoa poderia ter estes computadores em casa”, afirmou seu filho. “Ele esperava vender poucas unidades, o suficiente para sanar a dívida”. O próprio criador mais tarde diria que seu esforço foi “um esquema megalomaníaco” de uma ambição que o perseguiu durante a juventude.

Caixa de metal repleta de luzes vermelhas operado por chaves

Em 1996, Roberts disse a um programa de TV chamado de “O Triunfo dos Nerds” que na época que criou o primeiro PC, ele não tinha experiência alguma. “Não sabíamos o que fazer com ele”. Em 1997, em entrevista ao jornal “Constitution”, de Atlanta, nos EUA, ele afirmou: “Eu achava que havia um bando de loucos como eu que gostaria de ter um computador em casa. Para entusiastas, era o aparelho do futuro”.

O Altair 8800 era muito diferente dos computadores atuais. Ele era uma caixa de metal repleta de luzes vermelhas operado por chaves. Não possuía um monitor. “Nos seus primeiros anos, ele não apresentava utilidade alguma. As pessoas o compraram apenas achando que seria legal montar um computador”, afirmou Bill Gates em uma entrevista.

Roberts fundou a Micro Instrumentation and Telemetry Systems (MITS), que vendia os kits. Os jovens Gates e Allen mais tarde fundariam a Microsoft na cidade de Albuquerque, no estado do Novo México, onde a MITS estava localizado, e criariam uma linguagem de computador que ajudaria a programar e a operar o Altair. Ele vendeu sua empresa em 1977 e se tornou um fazendeiro no estado da Georgia antes de estudar medicina e se formar na universidade Mercer em 1986.

[Fonte Globo.com | Guanabara.info]

About "" Has 2042 Posts

23 anos, Carioca, Criador do Portal Zoom Digital, mantém desde a epoca que possuia formato de blog, Podcaster oficial do Zoom Cast. Amante por todo tipo de tecnologia e formado como técnico de informática.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *