Anatel prepara programa para testar a banda larga

Os Geniuses da Apple agora no Brasil
30/08/2012
Kodak quer vender divisão de filmes fotográficos
04/09/2012

Anatel prepara programa para testar a banda larga

Parece que a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) finalmente resolveu usar sua autoridade em benefício dos usuários. O orgão regulador pretende implantar um projeto com a finalidade de testar a qualidade da banda larga dos clientes das maiores empresas de telecom do Brasil, entre as quais, estão participando Oi, NET, Telefônica/Vivo, GVT, CTBC, Embratel, Sercomtel e Cabo Telecom.

Na semana passada a Anatel divulgou a iniciativa, através de um encontro do ministro das telecomunicações, Paulo Bernardo, com empresários da área. A ideia principal é medir a conexão em pontos finais, onde tudo acontece, ou melhor, na casa dos usuários. A agência comentou que abriria pouco mais de 12 mil vagas para voluntários, contudo, o Tecnoblog divugou que apenas dois dias depois da abertura das inscrições no site, mais de 16 mil registros foram realizados, demonstrando interesse nos testes da parte dos consumidores. O único requisito solicitado é que os testadores não tenham vínculo algum com as prestadores dos serviços em questão, e os mesmos podem ser tanto pessoa física quanto jurídica. A Anatel pretende renovar a base de usuários que estão testando o serviço anualmente, envolvendo 25% desse total nas trocas.

A agência também afirma que os selecionados pela EAQ (Entidade Aferidora de Qualidade) receberão um aparelho que deve ser conectado ao modem de internet, analisando diariamente o trafego, contudo, já deixa claro que em momento algum serão coletadas informações que trafegam pela rede. É importante lembrar também que os selecionados não terão custos para a instalação do equipamento, o que parece um tanto justo, assim como também não receberão valor algum pelo serviço voluntário.

A divisão da base de usuários realizando os testes receberá maior concentração em São Paulo com 2.135 mil usuários e Minas Gerais com 1.305 mil usuários. Mensalmente serão divulgados aos envolvidos relatórios contendo as análises dos testes. Os primeiros resultados estão previstos para sair entre novembro e dezembro, dessa forma, podemos entender que os testes vão iniciar em outubro. Se você quer fazer parte e colaborar com o projeto, pode fazer sua inscrição clicando aqui.

Fonte: EBC Tecnologia e Tecnoblog

Joatan Fontoura
Joatan Fontoura
Estudante de tecnologias. Trabalha na área de TI, adora todo o tipo de gadgets e nas horas vagas tenta ser twitteiro e blogueiro.

1 Comentário

  1. […] parece que nos últimos tempos a Anatel está mais preocupada em “ajudar” os cidadãos, impondo regras que prometem melhorar a qualidade das conexões brasileiras. Desde o início do […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *