Análise e impressões do Samsung Gear S3 Frontier – Melhor smartwatch?

Não deixe sua empresa fora das mídias digitais
02/07/2018
Vai viajar para os EUA? Chegue no seu destino com internet no telefone pela USACHIP
18/07/2018

Análise e impressões do Samsung Gear S3 Frontier – Melhor smartwatch?

Foto por Shutterstock

Salve salve rapaziada, mais uma review para vocês, dessa vez vamos falar sobre o Samsung Gear S3 Frontier

Será ele o melhor smartwatch do mercado?

Nosso canal do Youtube vai muito bem pessoal, mas mesmo assim preciso que você se inscreva e curta nossos vídeos, isso vai ajudar cada vez mais e mais a gente a elaborar um conteúdo de qualidade para você ok?

Então não perca tempo e acessa lá o Canal de Tecnologia do Zoom Digital.

Especificações

SISTEMA OPERACIONAL Tizen

VELOCIDADE DO PROCESSADOR Dual-core 1,0 GHz

MEMÓRIA RAM 768 MB MEMÓRIA INTERNA 4 GB

ALTURA 46 mm

LARGURA 49 mm

PROFUNDIDADE 12,9 mm

PESO 62 g (Frontier) e 57 g (Classic)

CAPACIDADE DA BATERIA 480 mAh

DURAÇÃO MÉDIA EM USO 3 a 4 dias Conexões e Recursos

ACESSO À INTERNET 4G e Wi-Fi Características da Tela/Monitor

TAMANHO DA TELA 1,3 polegadas

RESOLUÇÃO MÁXIMA 360 x 360 pixels 

Vamos começar com a review quase completa do aparelho em vídeo.

Uma das características que mais me agrada em smartwatchs, é o fato de poder trocar a skin de tela com frequência. Isto faz com que você praticamente tenha milhares de relógios em apenas 1.

Outro ponto que eu gosto bastante, é o sincronismo com as notificações e a possibilidade de responder a elas de forma prática e bastante rápida, sem sequer precisar tirar o celular do bolso para responder um whatsapp por exemplo.

Como o próprio nome já diz, smartwhatchs são relógios inteligentes e nisso eles cumprem o seu papel considerando o que temos de tecnologia nos dias atuais.

Com o Gear S3 eu consigo ver a temperatura, prabilidade de chuva, a minha altitude em relação ao nível do mar, ver título de notícias no flipboard, ver o calendário, ufa, são muitas, mas muitas funções além destas que fazem com que o Gear S3 para quem gosta de tecnologia seja um companheiro ideal.

Para quem gosta de praticar esportes, o Gear S3 vem com algumas funções excelentes, como o monitoramento de passos, ingestão de cafeina e exercícios, como corrida, caminhada, marcha e ciclismo, nestes últimos ele irá utilizar a posição do GPS para localização e conferência da distância.

Entre outros, alguns aplicativos que vale a menção é o player de youtube (isso mesmo, dá pra ver vídeos do relógio), embora não seja a visualização mais agradável do mundo já que a tela do gear é bem pequena, Google Map, navegador e o meu favorito, Spotify, com o App do sistema de músiscas você poderá controlar do seu relógio opções como avançar, play, stop, retroceder de músicas que estejam sendo tocadas em algum lugar, com isso é bastante fácil deixar seu celular ou notebook como player e largar ele próximo a caixa de som.

Construção

A construção do Gear S3, até agora é uma das coisas que tem me impressionado bastante, segundo a Samsung, eles quiseram trazer toda tecnologia de um relógio analógico para um totalmente digital e eles acertam e muito bem neste quesito, pois até agora no uso diário que tenho a impressão é que o relógio é MUITO resistente.

Ao dar pequenas topadas até o momento ele não apresentou marcas ou mesmo arranhões mais leves. Ponto pro Gear!

Tizen é uma boa?

Algumas pessoasl consideraram uma mancada não usar o Android Wear como sistema operacional, no caso do Gear S3, temos o Tizen para ser o software de controle de todas as funções do relógio. 

Como ainda não testamos nenhum smartwatch com a tencologia da Google (Android Wear), infelizmente não teria como comparar, mas o que posso dizer é que até agora o Tizen não tem me deixado na mão, sendo realmente estável e fazendo uma excelente gestão da conexão do gear com o celular e os apps.

Dá pra usar no iPhone?

Se o Gear S3 é exclusivo para quem tem celulares Samsung, a resposta é um seco não, você também poderá utilizar o relógio sincronizado com um iPhone ou qualquer outro smarfone Android, mas deixo claro desde já que todas as funções são disponíveis apenas para quem tem um aparelho Galaxy em mãos.

Portanto, mesmo que você tenha um Samsaung da linha J ou A, não conseguirá tirar o máximo de proveito do gear s3, que apenas está presente para série galaxy.

As funções que não estariam disponíveis seriam a resposta a notificações, fazer ligações e falar pelo próprio relógio (como um agente de 007) e outras mais que especifico mais abaixo:

Como você pode ver, funções como o Samsung Pay, email e mensagens não irão funcionar em aparelhos com iOS, já outras funcionariam de forma parcial, tanto no iOS como em outros smarfones Android, portanto funcionar 100% só mesmo com a linha galaxy.

Se vale a pena se você não tiver um Galaxy, recomendaria você ler com atenção a tabela acima feita pelo pessoal da TudoCelular, para verificar se conseguria abrir mão ou não da função que em tese você perderia ao não utilizar o gear com um galaxy por exemplo.

Bateria

Bateria é sempre um fator complicador para qualquer aparelho tecnológico, ainda mais quando a proposta desse aparelho seria substituir algo que em nosso dia a dia estamos acostumados a não ter praticamente qualquer preocupação com carga e descarga, como o caso de relógios (se for aqueles de corda então, jamais você teria que carregar).

Neste aspecto o gear s3 frontier consegue entregar um excelente desempenho, variando de duração entre 2 a 4 dias, o que vai depender muito do seu uso e da skin do relógio que estiver usando.

Como a tela é amoled, skins mais escuras deixam os pixels apagados economizando bateria.

O carregamento se dá de forma totalmente sem fio, bastando você conectar ele a um dock que acompanha o aparelho para que ele comece um novo ciclo de carga.

Controles

O Samsung gear s3 Frontier tem apenas dois botões, um de confirmar e um de voltar, eles são o bastante para utilizar todas as funções que o aparelho oferece.

Ainda é possível controlar as funções do botão girando a coroa do relógio o que é muito bacana e de uma fluidez bem interessante.

Por fim, no quesito controle a tela touchscreen dá conta do recado com movimentos suaves e boa resposta aos toques.

Personalização

Como falei acima, uma das principais vantanges para mim de se ter um smartwatch é a possibilidade de mudar as skin faces dele, a cada dia você tem "um relógio diferente" com telas mostrando cada uma funções especificas para os diferentes públicos.

Por exemplo, algumas skins já mostra automaticamente junto com o ponteiro de hora a quantidade de passos que você dá durante o dia, outra já mostra temperatura, basta procurar a que você mais goste.

Falando ainda nas skin faces, a quantidade é bastante satisfatória, inclusive nas alternativas gratúitas, aposto que alguma delas irá te agradar.

Além de poder personalizar a tela principal, você poderá ainda substituir a pulseira que vem com o aparelho, de cara são 2 opções iguais diferenciando-se apenas nos tamanhos, caso você tenha um pulso mais largo ou menor.

Conclusão

Quem acompanhou o vídeo que fizemos e está logo no início deste post já percebeu de cara que eu realmente gostei do Samsung Gear S3 Frontier, ele é meu atual companheiro para atividades físicas e em reuniões, tarefas do dia a dia e até durante meu sono, uma vez que o monitoramento de sono traz resultados bastante curiosos.

De certo o aparelho vale a pena e acredito que no geral os smartwatchs já são uma tendência até para começar a preocupar o mercado mais tradicional de relógio, inclusive empresas como a Michael Kors tem versões de luxo de seus relógios.

Philipe Cardoso
Philipe Cardoso
27 anos, Advogado, Carioca, Criador do Portal Zoom Digital, mantém desde a epoca que possuía formato de blog, Podcaster oficial do Zoom Cast. Amante por todo tipo de tecnologia.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *